As duas estações de trem de Edimburgo e Glasgow.
Como iríamos ficar 5 dias na Escócia, decidimos ir até a outra cidade mais conhecida do país, Glasgow. A cidade não é tão charmosa quanto Edimburgo, mas tem seus atrativos, e se você tem mais de 4 dias por lá, não deixe de conhecer a cidade industrial. A maneira mais fácil e rápida para ir até lá de Edimburgo, é o trem. A empresa que faz o trajeto é ScotRail e o preço é ótimo.
estação de trens de Edimburgo.
Confesso que pensei que o preço da passagem era caríssimo, afinal pagamos muito caro pra ir de Birmingham até Edimburgo. O mais incrível e que o tempo estava bom em Edimburgo, já no percurso até Glasgow estava nevando muito, de qualquer maneira o serviço de trens não é afetado por isso. Você poderá ir até Glasgow de várias maneiras, tanto de ônibus, avião ou carro, mas sem dúvida a melhor forma de chegar até lá é de trem.
teto da estação principal de Edimburgo.
O Reino Unido tem uma malha ferroviária de dar inveja a qualquer país, e realmente cobre o país inteiro, como já mencionei é fácil ir até pela ScotRail que é a principal empresa da Escócia, outra empresa bastante utilizada é a Virgin trains que foi a que usamos pra chegar até lá. Esses são os trens que vem desde a Inglaterra. Além dessas ainda dá pra usar a East Coast, Cross Country, Caledonian Sleeper e a Transpennine Express.
a super malha ferroviária da Inglaterra.
Descemos na segunda estação de Glasgow, a Glasgow Queen Street, que fica ao lado da George Square, já a principal estação é a Glasgow Central, ambas ficam no centrão da cidade. A Glasgow Central Station é a principal e maior estação de trem da cidade, recebe diariamente uma quantidade enorme de pessoas que chegam ou parte principalmente da Inglaterra e algumas cidades da Escócia.
As estações são relativamente médias e possuem utilidades como a maioria das estações inglesas, bancos, a loja de conveniência/farmácia boots, alguns cafés, banheiros e restaurante. Quem precisar comprar ou coletar alguma passagem, existem os guichês de atendimento e diversas máquinas espalhadas pela estação.
uma das muitas saídas da estação de trens.
Já a Glasgow Queen Street Station, fica junto a George Square, a principal praça da cidade, inclusive, essa é a principal estação usada para quem quer ir de Glasgow a Edimburgo ou vice-versa. A estação é relativamente pequena, portanto não há necessidade de chegar com muita antecedência, uma dica é sempre checar o app de trens do Reino Unido, eu sempre uso o mytrains e minha vida fica muito mais fácil com ele! Recomendo!
Não deixe de acompanhar o próximo post sobre Glasgow, a cidade industrial e com arte de rua por toda parte.
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe,Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
◊
20 Comments
[…] de Edimburgo pela manhã chegamos a Glasgow 50 minutos depois. Resolvemos fazer um bate volta até lá e foi suficiente, dado que a cidade é bem compacta, […]
25 de maio de 2017 at 15:04As estações já fazem a visita valer a pena, né? E que bom que a passagem não é tão cara assim, dá uma tranquilizada, já que tudo lá já é custoso.
27 de maio de 2017 at 00:46Viajar de trem é muito bom, ne?! Linda mesmo a estação de Edimburgo!
27 de maio de 2017 at 01:27A cada post seu que vejo sobre a Escócia fico mais convencida que é um pais que eu preciso conhecer!
27 de maio de 2017 at 13:12O post ficou bem completo e informativo, com boas dicas para quem vai fazer esse trecho na viagem.
Adorei, post bem completo, valeu pela dica!!
27 de maio de 2017 at 14:00Só as estações já são uma atração a parte, né? Uma pena que na América do Sul não tenha essa facilidade de viajar de trem! Facilita tanto a vida…
27 de maio de 2017 at 17:08Adorei o post!!! As estações de trem pelo mundo são excelentes atrações, mesmo para quem não vai usá-las… Quando fiz neste da viagem, acabei indo de carro, mas é bom saber que de trem também dá…
27 de maio de 2017 at 19:26Uma coisa mesmo que fiquei impressionada quando estive na Inglaterra foi a malha ferroviaria.. e imagino que por todo Reino Unido seja incrivel mesmo como os trens cobrem todos os lugares. Quero muito visitar a Escocia.. e se der quero dar uma esticadinha até Glasgow também!
27 de maio de 2017 at 21:35Uma viagem que ainda quero fazer! Gostei muito do post, muito inspirador!
28 de maio de 2017 at 16:20Que infraestrutura maravilhosa! Viajei de trem aqui na França só no ano passado e adorei a experiência, mas a malha ferroviária não chega nem aos pés!
28 de maio de 2017 at 17:55Já anotei sua dica! Bom saber que não é tão caro assim, pois pretendo fazer este passeio.
28 de maio de 2017 at 18:23Aww viajar pela Eruopa de trem deve ser um sonho, não vejo a hora de fazer uma viagem assim. As estações que mencionou, até mesmo as menores, parecem um charme. Achei uma graça a foto da estação com o vitral lindo.
28 de maio de 2017 at 22:02Ai que delicia! Viajar de trem é muito bom né? haha! Deu até saudade. Adorei o post! Super completo e fiquei com muita vontade de fazer essa viagem.
29 de maio de 2017 at 01:40Adoro viagens de trem. Se pudesse só viajaria assim. amei as fotos das estações. um charme!
29 de maio de 2017 at 04:24Adorei o post! Repleto de ótimas dicas. Parabéns!
29 de maio de 2017 at 12:44fiquei chocada com essa malha ferroviária! de fazer inveja mesmo ein? e morro de vontade de fazer essas viagens de trem <3 beeeijo
29 de maio de 2017 at 14:44não tinha pensando em viajar de trem pela escócia, gostei dessa opção! e ameeei o teto da estação principal de Edimburgo!!!
30 de maio de 2017 at 02:11Que bacana sua viagem pela Escócia! Bacana também que você conheceu um destino que normalmente não está nos roteiros, tenho certeza que se eu fosse pra Escócia e não fosse pra Glasgow (por priorizar Edimburgo) eu iria ficar com aquela eterna dúvida/vontade na cabeça de visitar kkk
30 de maio de 2017 at 13:26Realmente viajar de trem é a melhor forma, gostei de ter várias opções e ainda têm o brinde de se encantar com o charme da estação. Amei as fotos.
30 de maio de 2017 at 19:00É pra dar muita inveja aos brasileiros, mesmo. Além de os trens serem eficientes e acessíveis, ainda sao lindos e essas estações parecem museus. Ainda sonho em rodar uns 30 dias pelo Reino Unido…
10 de julho de 2017 at 18:59