

Grande Pedra Inca localizada ao lado da Catedral Principal, aqui fica o Palacio Arzobispal (foto abaixo), nessa mesma rua fica a famosa “Pedra dos 12 ângulos”.
Como eu já disse antes, assim que chegamos já contratamos os passeios ao Vale Sagrado e Machu Picchu, seriam 2 dias, o primeiro pelo Vale Sagrado e o outro seguindo até Ollanta e a cidade base Águas Calientes.
O Boleto Turístico
Uma das coisas que você será obrigado a comprar sem sombra de dúvidas, é o Boleto. Eu comprei o Parcial Circuito III que cobria as cidades de Ollanta, Moray, Pisac e Chinchero, valor 70 soles, válido por 2 dias, por isso se comprar o parcial compre no dia em que for fazer os passeios, ao contrário desse, o Integral é válido por 10 dias, e o valor é 130 soles. Estudantes pagam pelo o mesmo preço do parcial, 70 soles. O boleto é o passaporte para as 16 atrações localizadas na cidade e nos arredores. Eu comprei no sítio arqueológico de Pisac, bem na entrada, mas também pode ser adquirido na
Oficina Executiva do Comitê do Boleto Turístico, Av. El Sol, #103.
O prédio cobre praticamente toda a rua, a Piedra fica no meio, logo abaixo as Pedras com as figuras do Puma e a Serpente, aqui com meu querido amigo Henrique.
O boleto é obrigatório para a maioria dos passeios registrados em Cusco e nos arredores, mas vale ressaltar que em alguns locais como a Catedral, Q’orikancha, o Museu de Arte Pré-Colombiano e o Museu Inka combram entradas à parte. Lembre-se que o sol peruano é quase equivalente ao real, portanto os valores são caros, não é como se você estivesse na Bolívia que tudo é uma pechicha!
Qorikancha, Tambomachay e Sacsayhuamán
O City Tour dura metade do dia e é feito geralmente na parte da tarde, nele você conhecerá a história da fundação da cidade de Cusco, visitando as ruínas de Q’orikancha, que está localizada no centro, e as outras estão como a 11km da Plaza de Armas, são as ruínas de Sacsayhuamán, Q’enqo, Pucapucara e Tambomachay. Destaque para Sacsayhuamán, que representa a cabeça de Cusco, já que a cidade foi planejada para ter o formato de um Puma, animal sagrado para os incas. Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham trabalhado na construção deste importante complexo militar do século XV. Hoje, além das ruínas, é possível aproveitar a linda vista panorâmica que o local oferece.
Igreja de San Francisco, Arco Santa Clara, Sítios Arqueológico (dá pra acreditar que eles moveram essa imensa pedra do centro da cidade até o cume dessa montanha, realmente incrível), Centro de Cusco, Plaza de Armas, Catedral e Circuito Turístico.
Continuando no próximo post, + sobre o Vale Sagrado segunda parte e Cusco, a cidade Colonial.