Um dia por Estocolmo na Suécia

Em outubro fui a Estocolmo na Suécia, e participei do 6º Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Fiquei o fim de semana e infelizmente não deu tempo de passear muito, mas consegui conhecer vários locais da capital. Já estive na Suécia anteriormente, especificamente na cidade de Malmo, porém essa foi a minha primeira vez em Estocolmo.

Companheiros de viagem, café e música.

Cheguei à cidade na sexta-feira e fui embora na segunda de manhã, fiquei hospedada no incrível Hotel Rival e no Generator Hostel, que estão em duas localizações diferentes.

Assim que cheguei ao aeroporto de Arlanda, procurei o serviço de transfer, ali é muito fácil encontrar duas companhias, a Flygbussarna e a Flixbus. Acabei utilizando o serviço da última, por ser mais barato é claro, o serviço é satisfatório e a viagem durou algo em torno de 45 minutos, paguei o valor de 79SK coroas suecas.

O Hotel Rival em Södermalm.

Fiquei hospedada no no Hotel Rival em Södermalm, a estação de metrô mais próxima é a Mariatorget, o Hotel Rival é o antigo Hotel Aston fundado em 2003 e seu dono é nada mais nada menos que um dos ex-integrantes do ABBA o músico Benny Andersson. Está localizado na parte boemia da cidade de Estocolmo e é um espetáculo, um hotel boutique com seus 99 quartos super desenhados individualmente, além de ter um bar, bistrô, café e um teatro para mais de 730 convidados.

O fantástico Hotel Rival e a entrada do Generator Hostel.

No fim da viagem, também me hospedei no Generator, que possui uma rede com vários hostéis pelo mundo; é um dos meus preferidos, sem dúvida, e gostei bastante da filial de Estocolmo, quartos bem espaçosos e uma ótima área comum, recomendo.

O fantástico metrô de Estocolmo.

Infelizmente não tive muito tempo pra conhecer esse incrível metrô de superfície, mas, de qualquer maneira, deu pra ver algumas das famosas estações, elas são verdadeiros cartões postais e pontos turísticos. Inclusive dá pra fazer um walking tour só com as estações de metrô assim como em Moscou.

mapa do metrô de Estocolmo.

São mais de 100km de linha com mais de 100 estações, algumas verdadeiras obras de arte. A linha verde possui um total de 49 estações, das quais 37 se encontram na superfície e foi inaugurada em 1950. Já a linha vermelha, possui um total de 36 estações, das quais 15 se encontram na superfície, foi inaugurada em 1964  e, antigamente, ela era conhecida pela cor laranja nos mapas, mas, a partir dos anos 80, passou a ser mostrada nos mapas pela cor vermelha. A linha azul possui um total de 20 estações.

As estações mais conhecidas são:

Thorildsplan; a estação dos jogos de videogame.
T-Centralen; a estação central que mais parece uma caverna em meio à cidade.
​Stadion; possui vários arco-íris e é altamente fotogênica.

Esse cavalinho é um dos símbolos do país, ele está por todas as partes e é muito fotogênico. O cavalo de Dalarna é uma figura em madeira tradicional da região de Dalarna, na Suécia, onde apresenta a forma de um cavalo e geralmente pintado de vermelho, mas dá pra ver que tem todas as cores.

um dos símbolos da Suécia é esse cavalinho aí, o querido cavalo de Dalarna.

No domingo dia 27, tivemos um tour guiado pelo Gamla Stan (o centro histórico). O centro histórico é incrível e tem bastante coisa pra fazer e conhecer. A primeira parada foi o Palácio Real e o City Hall, casa do Prêmio Nobel e onde é realizada a cerimônia do prêmio, atrai mais 400 mil turistas por ano.

Adentrando as vielas da cidade histórica, já se pode ver vários grafites e arte de rua, inclusive ali está a Mårten Trotzigs Gränd que é um beco/viela em Gamla stan que liga as ruas Västerlånggatan e Järntor até Prästgatan e Tyska Stallplan, a largura de seus 36 degraus diminui para meros 90 centímetros, tornando o beco a rua mais estreita de Estocolmo.

A movimentada ilha de Gamla Stan é o centro histórico da cidade, com ruas e edifícios coloridos dos séc. XVII e XVIII. Abriga a catedral medieval de Storkyrkan e do Palácio Real, a residência oficial do rei. O ponto turístico mais conhecido são os prédios coloridos, o Stortorget, que é nada mais nada menos que uma praça de Gamla Stan.

É a praça mais antiga praça da cidade, e ali ocorreu em 1520 o Banho de sangue de Estocolmo Stockholms blodbad”, um massacre promovido pelo rei Cristiano II da Dinamarca, no qual perderam a vida uma centena de altas personalidades suecas envolvidas numa rebelião contra a União de Kalmar.

troca de guarda e fachada do Palácio Real.

O Palácio Real é fantástico, é uma combinação entre a residência real e o escritório, o que impressiona são os vários edifícios e monumentos históricos, e o melhor é que é aberto a visitação.

Enfim, ainda deu tempo de andar muito pela região da T-Centrale, onde estão vários shoppings e as lojas mais conhecidas da Suécia como a ACNE Studios, H&M, Happy Socks e Monki.

Pra quem não acompanhou, transmiti, em tempo real, no meu stories via Instagram toda a viagem. Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o  Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

hu1

Booking.com

18 respostas para “Um dia por Estocolmo na Suécia”

  1. Estive em Estocolmo a tantos anos atrás, que já passou muito tempo da hora de voltar! Uma cidade que ficou na minha lembrança como bonita, organizada e cheia de atrações interessantes. E claro, cara. Mas daqueles lugares que ir uma vez só não basta! Legal saber que ela continua em ótima forma! 🙂

  2. Oi Flávia… as imagens estão maravilhosas como sempre! Deve ser um destino interessante, Estocolmo, com seu centro histórico e vielas. Como tem sangue na história do mundo, né?! Gostei especialmente das divertidas meias! Adoro meias! rsrsrs

    1. Olá Aninha, obrigada! Feliz de te ver por aqui. Gostei muito de Estocolmo, me lembrou muito Copenhague e Oslo, na verdade achei uma mistura das duas cidades! Infelizmente, várias culturas são banhadas a sangue, inclusive a nossa, e a história está aí pra mudar a nossa ideia e perspectiva sobre as coisas, por isso é tão bom viajar! Abraços

  3. Estocolmo está na minha lista de desejos. Você escreveu um ótimo panorama para um primeiro contato com a cidade. Achei o hotel Rival incrível pelas suas fotos, assim como a cidade com um todo. Você conseguiu capturar uma mistura de modernidade e tradição bem interessante. Esperando os próximos textos sobre Estocolmo.

    1. Obrigada Lu, a cidade é muito encantadora e gostaria muito de visitá-la no verão ou primavera, o hotel é ótimo e muito bem localizado, também indico o Generator, pois está localizado em uma outra parte da cidade. Abraços

  4. Que viagem bacana! E olha que você conseguiu visitar bastante coisa em Estocolmo, hein?! Mesmo não tendo muito tempo para passear! hahahaha

    Adorei a arquitetura da cidade! Parece ser bem bonita.

    Ótimas dicas.

    Abraço

  5. Em um dia por Estocolmo você conseguiu ver bastante coisa, mas baseado na sua experiência na cidade, acha que quanto tempo seria ideal para aproveitar tudo com calma? Um final de semana como você ficou, já basta?

    1. Olá Leo, eu fiquei quase 5 dias, mas fui em uma conferência e quase não tive tempo pra turistar, mas acho que 5 dias seria suficiente sim, vários pontos turísticos são bem próximos e os outros bairros dá pra fazer tudo de metrô, gostei muito da região da T-Centralen, Norrmalm e Gamla Stan. Na próxima vez quero fazer o tour do metrô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: