Próxima parada após Zurique e Liechtenstein, Luxemburgo é um desses lugares que parece ter saído de um conto de fadas. A cidade inteira é bastante fotogênica, capital do Grão-Ducado de Luxemburgo, um dos países mais ricos do mundo, cheio de histórias e arquitetura magnífica, tanto que fiz um post só sobre a arquitetura da cidade de Luxemburgo.
Esse é o scrapbook de Luxemburgo, além é claro da moeda local e selos.
Luxemburgo é uma cidade bem compacta, dá pra conhecer a cidade inteira com o serviço de ônibus turístico. Fiz muitas partes andando e também de bicicleta, o serviço lá é chamado de velóh e em Luxemburgo eles falam francês, além de alemão é com certeza um lugar bem intuitivo e fácil de explorar.
Fiquei 4 dias na cidade e passei um fim de semana inteiro por lá. Conheci os pontos turísticos mais conhecidos e fiquei com muita vontade de voltar. Vou listar os principais pontos turísticos:
cenário de cidade antiga e a Praça da Constituição, Old Town.
Old Town – Cidade antiga e o centro
A praça da Constituição é um dos pontos de partida pra se fazer passeios a pé por Luxemburgo, aos pés da bandeira luxemburguense e do Memorial da Senhora dourada (Gëlle Fra, the Golden Lady Memorial) dá pra se avistar a principal casamata da região, a Casamates de la Pétrusse e todo o vale, ali próximo está a incrível Catedral de Notre Dame e suas criptas. Dali fica fácil ir até a William Square e ao centro da cidade, a Town Hall.
Nessa região estão os principais prédios políticos e financeiros da cidade, como a Praça dos Grandes Duques, a Câmara dos Deputados e o Distrito do Governo.
A estação principal de trens de Luxemburgo
A gare de Luxembourg é a principal via ferroviária do país, dali saem trens para a Bélgica, Áustria e outras partes da Europa. Ela foi construída em 1859 e possui uma arquitetura bem particular, hoje possui uma mistura de arquitetura francesa clássica com um toque moderno. Em seu interior, é possível ver algumas pinturas e artigos antigos, é um local bastante visitado.
entrada principal e interior da Gare de Luxembourg.
Cité Judiciare – Complexo Judiciário
O complexo judiciário de Luxemburgo é um complexo que fica dentro da cidade alta de Luxemburgo, são vários prédios oficiais do governo que regem a cidade, está entre Alzette e o rio Pétrusse, na parte sudoeste da cidade. Possui mais de 300 escritórios e 16 cortes judiciais.
As Casamatas de Luxemburgo – Bock e de la Pétrusse
Casamatas do Bock ficam na região de Grund; em 1933, as casamatas do Bock estavam abertas aos público, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas como um abrigo de bomba capaz de acomodar até 35 mil pessoas. Já entre 2000 e 2009, elas foram renovadas e foram reabertas como galerias.
Atualmente, as casamatas do Bock podem ser visitadas de março a outubro, uma das entradas está próxima a Rue Sigefroid. As escadas de baixo da entrada levam a uma enorme cripta arqueológica onde é possível contemplar um panorama da história das fortificações, foi um dos locais que mais me impactaram na cidade.
As Casamatas de La Pétrusse são outro ponto alto da cidade, são ainda mais incríveis que as de Bock com vista para o vale e a ponte Adolphe. Ao caminhar pelo parque, dá pra ter uma visão incrível sobre as fortificações e os viadutos.
A Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo
A Cathédrale Notre-Dame de Luxembourg foi construída em 1613 e é um grande exemplo de arquitetura gótica, entretanto possui muitos elementos de arquitetura renascentista, um dos prédios mais incríveis da cidade. No seu interior, há muitos vitrais e afrescos renascentistas, além é claro de altares e velas por todos os lados.
Cathédrale de Notre-Dame e a Place Clairefontaine.
Luxemburgo está entre duas europas, a românica e a germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. É um país trilíngue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Os edifícios também são distribuídos quase da mesma forma, arquitetura renascentista, germânica e gótica.
A cidade antiga e o Viaduto mais conhecido da cidade.
Outros pontos turísticos que merecem ser visitados são o Forte Thungen e o Museu Drai Eechelen, a Filarmônica de Luxemburgo, o Elevador Panorâmico, as 3 Torres, o Palácio do Grão-Duque de Luxemburgo e as famosas praças D’armes, Guillaume II, Clairefontaine, além é claro dos bairros Grund e o Pfaffenthal. Estes são os bairros mais antigos de Luxemburgo e estão na parte baixa da cidade, haja caminhada. #quartodeviagem #luxemburgo #casamatas
Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.
Salve essa imagem no Pinterest
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
Nunca tinha pensado em visitar Luxemburgo, mas uns amigos foram para lá recentemente, recomendaram muito e agora tô me coçando para começar a planejar essa viagem hahaha Adorei suas dicas, vão ajudar muito!
Pois é Débora, Luxemburgo é muito subestimado, o país é lindo e a cidade é incrível, tanto que quero voltar.
Vale muito a pena dar uma esticadinha até Luxemburgo, principalmente para quem estiver viajando pela França ou Alemanha, Luxemburgo é bonito mas ainda é pouco conhecido
Realmente Paula, o país é muito próximo da Alemanha, sem contar que é bem fácil de se viajar por lá!
Adorei o post, me fez olhar para Luxemburgo com mais atenção, já que ainda não havia pensado em roteiro que a englobasse.
Ah que interessante Andrea, Luxemburgo é uma cidade que merece ser visitada! Tenho muita vontade de voltar!
Aqui no litoral de Roma também há várias cidades que conservam as casamatas. Não pensava que tinha tanta coisa interessante em Lux.
As Casamatas foram os lugais mais incríveis que conheci na cidade, nunca tinha visto nada igual, Luxemburgo é maravilhosa, vale a pena a visita! Abraços
Eu amei conhecer Luxemburgo! Fiz um roteiro de um dia e meio e foi o suficiente 🙂 adorei seu post, saudades de lá!
Obrigada Marcela, abraços
Morro de vontade de visitar Luxemburgo, pelo seu relato e fotos parece bastante charmoso! Bom saber que dá pra curtir em um fim de semana 🙂
Eu amei a cidade, e quero voltar logo, foi um dos lugares mais incríveis que já visitei, vale mesmo a pena!
Luxemburgo é puro charme hein! Ainda não conheço mas quando voltar para a Europa vou fazer o possível para colocar essa maravilha no roteiro.
é realmente uma cidade muito charmosa, e deveria ser mais inclusa nos roteiros pela Europa.
Adoro Luxemburgo, é um lugar que realmente vale a pena conhecer e com calma. Belas fotos
realmente Renata, eu fiquei impressionada com a beleza de Luxemburgo!
Tenho um bom amigo que me tem desafiado a voltar ao Luxemburgo… acho que vale a pena regressar. Parece-me cada vez mais interessante. E a minha visita, curta, já foi há demasiados anos…
E eu quero voltar muito à cidade, eu fiquei muito impressionada com a beleza e leveza do local!
Li uma notícia que dizia que os transportes públicos lá são gratuitos. Isso vale para os turistas também? E inclui a ligação de e para o aeroporto?
Beijinhos
Na verdade eu paguei um por um dia, mas no final de semana não me cobraram nada, talvez valha para feriados e finais de semana! O ônibus pro aeroporto é bem rápido, algo em torno de 15 minutos!
Gostei desse blog, salvei até no meus favoritos em meu navegador.
Adorei saber sobre seu fim de semana por Luxemburgo, vai ajudar muito no meu roteiro.
Obrigada!