Um fim de semana por Cardiff

A impressionante cabeça gigante na Baía de Cardiff.

Já fui a Cardiff algumas vezes, mas essa foi a primeira vez da minha irmã e mais um país pra lista dela, afinal o País de Gales é outro país. E eles são bem diferentes dos ingleses, tanto na língua quanto no comportamento, já que são bem mais abertos e simpáticos, assim como os escoceses. Como muita gente deve pensar, a cidade é bem menos desenvolvida que Londres, se parece muito às várias cidades do interior da Inglaterra e tem o seu charme, além de se manter mais ligadas às raízes.

img_2865

Uma das várias estátuas na Cardiff Bay.

Onde eu moro já é quase na fronteira com o País de Gales, mas até Cardiff, que é a capital, demora mais ou menos umas 2 horas de trem. De qualquer maneira, o trajeto é rápido e sempre indico pra quem vem à Inglaterra visitar pelo menos a capital. Sim, o País de Gales, Wales ou Cymru fica na ilha britânica, faz parte do Reino Unido e da Grã-Bretanha, mas assim como a Escócia tem um parlamento independente em relação à Coroa Britânica.

cardiff1

img_3931

img_2835

O mercado central

E mesmo compartilhando da história política e social, os galeses mantiveram sua identidade cultura e linguística, já que falam tanto o inglês quanto o galês, e isso é possível ver em todas as ruas da cidade e do país. Saindo de Londres é fácil chegar à capital galesa, trens pela companhia GWR- Great Western Rail levam de Paddington a qualquer parte do país de preferência à capital Cardiff e às cidades como Swansea mais ao sul e Newport um dos portos com maior referência do país.

img_2837

img_2838

img_3858

img_2841

O Castelo de Cardiff

img_4634

img_3934

img_2849

img_3867

Eu no Bute Park e o píer do Castelo de Cardiff.

Para quem vai a Londres, uma ótima sugestão é tirar um dia para visitar o País de Gales ir até lá é como voltar ao tempo dos castelos medievais. De fato, as principais cidades cresceram ao redor de castelos. Em 2010 visitei o país pela primeira vez e fui de ônibus pagando a bagatela de 4£ ida e 8£ na volta, viajei de Megabus saindo direto da Victoria Coach Station, principal rodoviária de Londres. Já o terminal em Cardiff é bem no coração da cidade.

Os principais pontos turísticos são o Castelo de Cardiff (paga-se 12£ pra ter acesso ao interior); o Museu Nacional; A baía de Cardiff (Cardiff Bay) e a Mermaid Quay, além das icônicas ruas Lloyd George Avenue, Custom House Street e a Tyndall Street entre outras. Além é claro do estádio de futebol/rugby da cidade chamado de Principality Stadium (anteriormente Millenium Stadium).

cardiff2

Um dos locais mais bacanas é a Cardiff Bay, pegamos o waterbus desde o Parque Bute (Bute Park) com a última parada na Baía de Cardiff, pagamos o valor unitário de 4£ pelo trajeto. O deck para embarcar fica perto de uma das entradas do parque, o trajeto dura em torno de 15 a 20 minutos e vale muito a pena, ainda mais se o frio é intenso como era nesse dia.

CardiffBay1

img_2890

img_3910

O Millenium Centre

Essa área era bem negligenciada nos anos 80 e foi plenamente revitalizada se tornando um dos locais mais modernos do país, além de marcar presenças em programas de televisão e seriados da televisão britânica como Doctor Who e Torchwood. Ali estão várias esculturas, uma cabeça gigantesca, algumas estátuas, além do Senado e do Millenium Centre (onde se encontra a ópera de Cardiff). A região toda transformou-se em um enorme centro de lazer, cultura e comércio.

img_2855

img_2867

img_2876

img_3922

O estádio antigo com novo nome, Principality Stadium.

img_3944

Arte de rua por todas as partes.

O principal ponto turístico da cidade é o castelo, ele está a poucos minutos de caminhada da estação de trem. Logo perto da entrada do castelo, pode-se pegar um áudio guia que explica os principais locais da construção e sua história. O castelo de Cardiff foi erguido como uma torre normanda por volta do ano 1.000 d.C, no interior do castelo é possível encontrar a muralha com seus vários aposentos, o palácio neogótico vitoriano e seus salões, além da torre e das salas de masmorras.

Cardiff lembra uma típica cidade inglesa, tanto no estilo das construções como no comércio e até mesmo nos nomes das ruas, lojas e restaurantes. Tudo está nas duas línguas, há canais de televisão, rádios e jornais totalmente produzidos no idioma local. Ao mesmo tempo, as novas gerações crescem sob a forte influência inglesa, e do que ela representa economicamente no mundo de hoje.

Cardiff cresceu muito no passado, dali saíam as principais exportações de carvão e ferro. No quarteirão conhecido como Castle Quarter, que forma o coração histórico da cidade, estão elegantes arcadas ao estilo vitoriano, pequenas lojas vendendo produtos típicos como cafés, bem como pubs e restaurantes, fazendo desta parte de Cardiff uma boa opção para a hora do almoço ou jantar.

cardiff1

Não deixe de visitar a cidade que é uma ótima opção pra quem quer conhecer mais de uma cultura ainda pouca explorada no Reino Unido.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

22 respostas para “Um fim de semana por Cardiff”

  1. Tenho lido várias coisas interessantes sobre Cardiff. Antes uma cidade que pra mim não dizia nada, agora to ficando cada vez mais curiosa para visita-la. Essas esculturas são lindas, e essa parte da Bay também.. alias, eu adoro essas áreas revitalizadas, adoro saber que as cidades se recuperam e dão novos espaços para os moradores. Quem sabe um dia eu vou parar no meio do País de Gales hahaha.. certamente vou lembrar de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: