Depois de quase 2 anos, resolvi voltar a Oxford, uma das cidades mais conhecidas e também mais fotogênicas da Inglaterra. Já passei por lá várias vezes, pois é caminho daqui de casa a Londres, é uma viagem bastante agradável, mas demora em torno de 3 horas. Saindo de Londres a Oxford a viagem dura em torno de 50 minutos, saem trens a cada 20 minutos da Estação de Paddington.
Oxford é sem dúvida a cidade que mais já visitei aqui no Reino Unido, em torno de 15 vezes mais ou menos, e cada vez gosto mais dessa cidade, uma das Cidades Universitárias mais conhecidas do mundo, a Universidade mais prestigiada da Inglaterra. Tive a chance de visitá-la no outono, na primavera, no verão e no inverno e gostei de todas as vezes que fui até lá. Para chegar até Oxford, é bem fácil na verdade.
É sabido que Oxford é bastante famosa mundialmente, mas ela é realmente parecidíssima com qualquer outra cidade do interior, do Midlands ou do Cotswold com suas igrejas e castelos, parques e bustos espalhados pela cidade, pode-se inclusive compará-la com Stratford, Cheltenham, Gloucester, Chipping Norton ou Broadway, todas nessa mesma região.
A entrada dos colégios em Oxford.
Falando mais sobre Oxford e repetindo, é uma das cidades universitárias mais tradicionais da Inglaterra e também uma das mais conhecidas do mundo, um deleite para os historiadores, estudantes e amantes da arquitetura. Óbvio, né, mas é só estando por lá que você vê a magnitude das construções e dos colégios.
Lush da principal rua de pedestres de Oxford.
Nessa visita chegamos lá de carro, fui com a Fernanda e estacionamos o carro em um parking que fica embaixo da rodoviária, ali próximo tem uma feira de domingo e logo fomos ao mercado central que é um dos mais legais. Ali no mercado é possível encontrar vários cafés, lojinhas e um Ben’s Cookies. Falarei mais sobre o café colombiano que conhecemos em outro post, vale a pena dar uma passada por lá.
O café colombiano mais bacana de Oxford.
O centro é próximo ao Jardim Botânico e aos principais Colleges, portanto pegue um ônibus só se você quer conhecer todos os pontos turísticos guiados, um ótimo serviço pra isso que existe em quase todas as cidades inglesas é o CitySightseeing Tour.
As principais atrações são os famosos colleges, o Castelo de Oxford, a Carfax Tower, a Loja da Alice o Alice’s Shop (dedicado à Alice no País das Maravilhas), Balliol College, o grandioso Christ Church (famoso no filme Harry Potter), Corpus Christ, Exeter, Lincoln, Merton, Museum of Oxford, New Theatre, Oxford Union, Pembroke College, Sheldonian Theatre, St. Anne’s, St. John’s College, The Queen’s College, Trinity College, The Radcliffe Camera, Hertford Bridge entre outros.
alguns dos prédios mais antigos de Oxford e a Radcliffe Camera.
Além do mercado central e da feirinha de domingo fomos a rua principal de pedestres e lá têm todas as lojas que são encontradas em Londres, a Fernanda aproveitou e comprou várias coisas na Lush e eu na TOPSHOP. O ponto negativo do passeio foi o restaurante ALL BAR ONE que se mostrou péssimo em atendimento e com uma comida mediana, era melhor ter ido a algum pub.
A cidade de Oxford é uma cidade universitária magnífica com mais de 20 colleges, além de praças e museus, sem dúvida um passeio imperdível. Uma das coisas mais bacanas não só em Oxford ou em Londres, mas em toda a Inglaterra é a cultura que envolve as Public Houses, com seus nomes e brasões, farei um post especial sobre os Pubs futuramente.
Casas Brasenose e New College.
A maioria das pessoas quando chegam à Oxford se enganam e perguntam aos moradores, onde fica localizado o Campus da Universidade, é um erro típico, a Cidade de Oxford como se própria denomina é uma cidade universitária, ou seja, são dezenas de campus espalhados pela cidade, os mais famosos são as casas Magdalen College, New College, Christ Church, St. Johns, Brasenose e All Souls.
Nos próximos posts falarei mais sobre o Café Colombia Coffee Roasters e da Fazenda de Lavanda que visitamos próxima a cidade. Não deixe de acompanhar meus outros Um dia por.. Cardiff, Glasgow, Manchester e Dublin.
Salve essa imagem no Pinterest
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
Ainda não conheço a Inglaterra, mas quando for, sem dúvida Oxford estará no roteiro. A cidade é charmosa demais.
Você irá adorar viajar por aqui, sobretudo de trem, pois dá pra ver as várias cidades pelo caminho!
Que legal, Flávia! Quando estive em Londres pensei em fazer um bate e volta para lá também, mas acabei mudando de idéia. Fiquei feliz de poder conhecer um pouco sobre a visita que perdi através do seu post. Ficará para a próxima passagem por aí! 😉
O bate-volta é bem rápido Niki, somente 50 minutos e vale muito a pena, não deixe de conhecer a cidade na próxima vez! Obrigada e abraços
Conheci Oxford já faz um tempo, como tenho memória fraca confesso que não recordava muito, mas foi uma delícia reviver essa cidade com o seu post.
Que delícia e que prazer poder conhecer uma cidade tão charmosa nas quatro estações do ano, tem algumas cidadezinhas que eu sempre penso: que bom seria poder conhecer essa cidade em outras estações. Acredito que eles mudem completamente, mas nunca deixam de nos encantar.
A cidade é uma das minhas preferidas de longe, até consideraria morar lá, é uma coisa a se pensar!
Posso dizer que a cidade é incrível em qualquer época do ano, dá vontade de ir quase todo fim de semana. Obrigada pelo comentário e abraços
Delicia de lugar Flávia! Adorei a cidade, e quanta delicia por lá hein! Aquele queijo me deu até água na boca! 🙂
Hahahaha, o queijo na verdade é de sabão, mas parece mesmo de verdade! O passeio foi incrível, quando vocês vierem vamos conhecê-la!
Uau, estou adorando suas viagens para cidades da Inglaterra, e Oxford não ficou pra trás. Muito legal, adorei, parabéns pelas dicas!
Obrigada Francisco, continue acompanhando pois ainda têm várias cidades a ser explorada! Abraços
Que lindas fotos! Morro de vontade de conhecer o interior da Inglaterra, mas por enquanto só deu pra visitar Londres… quem sabe em breve, não é?
Abraço!
Obrigada Gisele, eu adoro o interior, é tanta coisa pra se conhecer, quem sabe numa próxima você conhece mais daqui, não! Abraços
Belos cliques!
Considerando muito conhecer Oxford na próxima ida a Londres 😉
Obrigada Gabi, quando vier não deixe de me avisar que encontro com vocês! Abraços
Daqueles arrependimentos que tenho: ter ido a Inglaterra e não ter achado tempo pra ir até Oxford. Sem dúvidas vou encaixar na minha próxima viagem! Suas fotos estão ótimas!
Que cidade maravilhosa, duas fotos suas deu uma Boa ilustração e me fez sentir vontade de conhecer rsrs quero ir 🙂
Que fotos incríveis! Deu até vontade de ir agora.
Mas, com certeza, Londres está entre meus TOPs destinos a conhecer na Europa e Oxford ganhou um lugar especial no roteiro.
Ai, que delícia de lugar. Já quero conhecer. Pretendo voltar ao Reino Unido e vou incluir na lista.
Que ótimo post,tudo bem explicadinho sobre Oxford. Adorei! Vou anotar tudo para uma próxima viagem.
É, sem dúvida, um nome que todo mundo já ouviu falar. Muito bom saber que a viagem de trem é agradável, dá vontade de conhecer.
Essas dicas são ótimas, adorei, tenho muita vontade de conhece a Inglaterra! Já está anotado aqui para quando eu for! Com certeza é uma cidade maravilhosa.
Quando fui a Inglaterra limitei minha visita à Londres. A próxima vez deverei colocar Oxford no roteiro. Adorei esses queijos haha, e a arquitetura da cidade.
Nunca tive a oportunidade de visitar Oxford, mas na próxima viagem a Inglaterra farei de tudo para a incluir no meu roteiro!
Eu também só passei por Londres, mas quero fazer uma viagem só para a Inglaterra e visitar várias cidades.