O dia já começava bem, acordamos cedinho, por volta das 07hs e esperamos a van que iria nos levar até as ruínas de Tiwanaku ou Tihuanaco, que fica nas aforas de La Paz. Levamos mais ou menos 2 horas e passamos por lindas paisagens do altiplano boliviano. Chegando às ruínas, é necessário pagar uma taxa de 80 bolivianos para a entrada no Museu e no Sítio Arqueológico, isso contando que já tinhamos pago 80 bolivianos pelo transporte.
Puerta del Sol, um dos ícones da cidadela, entrada do sítio arqueológico, fotos do Deus Tihuanaco.
Assim que chegamos ao local, fiquei muito feliz, pois já tinha visto algumas fotos e realmente as ruínas eram muito grandes e bem cuidadas; o parque é imenso, e caminhamos com um guia excelente durante umas 2 horas, ele alternava as explicações entre inglês e espanhol. É um importante sítio arqueológico pré-colombiano, estudiosos classificam esta civilização como os mais importantes precursores do império inca, florescendo como a capital administrativa e ritualística de um grande poder regional por mais de 5 séculos.
O guia nos explicou a relação dos deuses na cultura Tiwanaku e de como eles se davam com os Incas, além de mostrar as figuras, pedras e todo o panorama da cidade, realmente uma aula de história ao ar livre.
Continuando no próximo post, mais fotos sobre a Civilização Tiwanaku.
Flavita!!! Esse seu blog tá lindoo!! Posso ir aí mais tarde? o que vc vai fazer? me dá umas dicas pq tô apanhando no meu… pode ser hj?
I went here 4 years ago. Quite an awesome place. great photos!
Hey thanks for dropping by, Tiwanaku is such a magical place, one of my favorite in Bolivia, soon I'm going to talk more about the Salt Flats in Uyuni. By the way it's really nice your blog, I'll keep following you 🙂
Continuação do post no: https://quartodeviagem.com/ruinas-de-tiwanaku-2/
Uau! Que experiência e quanta história. Não conhecia muito sobre o Tiwanaku. Parabéns pelo relato e pelo blog.
Obrigada Eloah! Tiwanaku me surpreendeu, pensei que iria ver um amontoado de pedras, mas a cidade é bem histórica e cheia de monumentos, vale a visita!
Muito legal, morro de vontade de conhecer!
Clau
Olá Clau, não deixe de visitá-la é um dos passeios mais conhecidos da Bolívia!
Meu primeiro mochilão foi pela Bolívia, mas não conheci Tiwanaku.
Na verdade meu planejamento não foi muito bom e deixei de conhecer muuuitos lugares!
Só fui descobrir que existiam depois da trip! hahahahaha
Mas é um país que pretendo voltar!
Adorei as dicas!
Abraço
Uma pena mesmo Murilo, a cidade é encantadora e cheia de história, na próxima não deixe de visitar, eu adorei o passeio!
Também quero voltar à Bolívia, há sempre algo novo a conhecer! Abraços
Adorei o post! Muita história pra contar!
Obrigada Gisele! Abraços
Duas vezes em La Paz e duas vezes não fui =/ uma vergonha, né? Já tô dando um pulo na continuação pra saber mais 🙂
Que pena Camila, como eu disse, eu adorei a cidade é muito peculiar e tem muita história, obrigada pelo comentário! 😀
Sempre nos falaram que a Bolívia era um lugar lindo. A cada post que lemos, ficamos mais encantados! Ainda temos muiiiitos lugares fantásticos para ir. Parabéns pelo post. Abraços, Cristina e Renato.
Obrigada meninos, a Bolívia é um dos lugares mais incríveis de se viajar, não deixem de conhecer o país, é uma aventura!
Que interessante!!! Não imaginava encontrar algo assim em La Paz. Anotado
Obrigada 😀
a Bolívia é incrível demais e próxima a La Paz dá pra fazer vários passeios legais! Abraços
Que lugar impressionante!!! Deve ser demais conhecer pessoalmente.
Sim Vivi, é realmente impressionante! Abraços
Adorei o post e que viagem bacana! Conheço muito pouco da América do Sul e já vi que estou perdendo muita coisa legal!
E olha que está perdendo mesmo hein Simone, a América do Sul é muito incrível, tomara que você conheça mais do continente no futuro! Abraços
Uma aula de história ao ar livre mesmo, que beleza. Uma riqueza histórica perto de La Paz, ótima dica e ótimas fotos.
Obrigada Gisele, é realmente lindo!