Assim que cheguei à capital espanhola, uma das coisas que mais me encantaram foram os letreiros de rua ou as placas de endereços, de longe as mais originais e bacanas que vi por aí. E isso que elas são datadas da Idade Média (não as de hoje, mas a sua criação), é bem verdade que algumas são bem conservadas, mas esse contraste do antigo com o novo acontece até nas plaquinhas. Na Idade Média, era de grande valia esses letreiros que indicavam os nomes das ruas, até porque não existiam muitas ruas e quase todas ou tinham o mesmo nome ou eram chamadas de rua larga, rua estreita ou rua pequena, entre outras.

Eles acabaram dividindo muitas dessas placas em Calles e Cavas, logo depois apareceram os outros nomes mais complexos. Em 1490 eles começaram a colocar nomes nas ditas ruas, as mais antigas de Madri são as Calles de los Estelos, Luzón e a del Pilar. Algumas das muitas ruas daquela época foram renomeadas, então é bem possível que estes letreiros já não existam mais. Como um exemplo da Calle del Arrabal que agora é chamada de Calle de las Fuentes.





Por meados de 1749, começaram a ser colocadas as primeiras placas de cerâmica indicando os números das casas em cores azul e branco, até hoje algumas estão conservadas, mas a maioria já desapareceu. Já nos anos 30, eles instalaram as primeiras placas de azulejo com as figuras que ilustravam as histórias de cada rua ou praça sendo feitas nas Escola Oficial de Cerâmica da cidade de Madri.



Nos anos 60, foram colocadas várias novas e algumas foram refeitas conservando-se assim desde então. São exemplos desse tipo que conservam a história de uma cidade e também de uma país, caso queira levar uma plaquinha de lembrança, é possível encontrá-las nas várias feiras próximo a Plaza Mayor.
Próximos posts mais sobre a cidade de Madri e dos pontos turísticos, entre eles Plaza Mayor, a Catedral de Almudena, o Estádio do Real Madrid, o Museu do Padro, a Plaza de Toros, o Parque del Buen Retiro e a nossa saída para a frenética Barcelona, não deixe de ler o último post sobre o metrô madrilenho.
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
21 Comments
Nossa.. Que interessante! Amei o post. Não conheço Madri ainda, hahaha.. Mas quando for vou adorar ver essas placas! =)
12 de novembro de 2016 at 11:54Obrigada Keul, Madri é uma cidade encantadora, vale muito a pena a visita, e as placas são um charme! Beijos 💕
21 de novembro de 2016 at 21:44Que demais! Amo procurar – e encontrar – essas peculiaridades em cada um dos destinos que visito. Estive em Madri há algum tempo, mas não prestei atenção nessas placas incríveis! Sua linda galeria vai me fazer ficar mais atenta em uma próxima visita! Beijos.
12 de novembro de 2016 at 12:07Oi Alessandra, obrigada pelo comentário, fico feliz que agora algumas pessoas vão prestar mais atenção às plaquinhas por conta do post, um grande abraço!
21 de novembro de 2016 at 21:45Artigo mega original. Quando regressarmos a Madrid vamos olhar para as suas placas com outros olhos. Excelente trabalho!
12 de novembro de 2016 at 15:06Obrigada meninos, fico feliz que tenham gostado do post! Um grande abraço
21 de novembro de 2016 at 21:49Adorei saber dessa história! Muito lega! Prestarei atenção nas placas quando estiver em Madrid
12 de novembro de 2016 at 18:01Olá Maíra, eu também adoro a histórias das placas, é um quê a mais pra quem quer saber da história de Madri! Abraços
21 de novembro de 2016 at 21:52Amei mil vezes!!! Amo colocar essas fotos de plaquinhas nos álbuns de viagem, dão um super toque, e vc reuniu várias em um só post, enlouqueci aqui!!!!! Fantástico.
12 de novembro de 2016 at 20:19Oi Dani, obrigada, as plaquinhas são realmente lindas e fazem parte da história do lugar! Um beijo
21 de novembro de 2016 at 21:54Lindas as placas, conhecer um pouco mais afundo sobre elas as tornam mais lindas ainda.
12 de novembro de 2016 at 20:40Obrigada Luciana, também as acho lindas, fazem parte da história local e ainda dão um charme à cidade. Abraços
21 de novembro de 2016 at 21:55Que interessante e super original, Flavia! E que pesquisa boa você fez!
12 de novembro de 2016 at 21:07Eu também adoro ver placas de rua. Tenho várias que fiz na Itália! E lá, podemos ver essas placas que indicam onde morou ou morreu alguma personalidade do país, mas muitas das placas das cidades são feitas de mármores (e não tem desenho).
Obrigada Ju, eu adorei as placas assim quando as vi, então me lembrei que já tinha feito um post sobre placas da América Latina, mas essas de Madri além de ser super originais fazem parte da história local, afinal são muito antigas! Interessante saber sobre estas da Itália, um grande beijo
21 de novembro de 2016 at 21:57Que giro! Não sabia que Madrid tinha este tipo de placas nas ruas. Como você diz, é mesmo uma forma muito bonita de conservar a história da cidade.
12 de novembro de 2016 at 23:36As placas são um charme né Marlene, acho que outros governos deveriam fazer o mesmo pra guardar a história local! Abraços
21 de novembro de 2016 at 21:58Que matéria perfeita. Quando estive em Madrid, eu adorei essas placas, deu vontade de colecionar, mas só tirei fotos de algumas. Agora estão várias aqui reunidas, perfeito!!!
13 de novembro de 2016 at 02:01Obrigada Fabio, fico feliz que tenha gostado do post, é sempre bom saber que inspiramos outras pessoas. Um grande beijo 💕
21 de novembro de 2016 at 22:01bahh que coisa linda!!! são esses detalhes que poucas pessoas percebem né! muito original!
13 de novembro de 2016 at 13:12obrigada Angela, também adoro notar aos detalhes nas viagens! Abraços
21 de novembro de 2016 at 22:02[…] São 281 espalhadas por 12 linhas, além de 3 linhas de VLT com mais 38 estações chamado de “Metro Ligero de Madrid”. É considerado o 6º maior metrô do mundo com 283 Km de extensão, perdendo para o de Londres, NY, Tóquio, Moscou e o de Seul! O metrô funciona todos os dias das 6h às 1h30, para mais informações consulte o serviço online do metrô de Madri. O valor do bilhete unitário é de 1,50€, mas preferimos comprar o bilhete com 10 tíquetes, você pode optar também pela Tarjeta turística que permite o uso ilimitado do serviço de transportes da cidade de Madri. […]
23 de janeiro de 2017 at 16:47