Saindo de Belo Horizonte, chegamos a Ouro Preto, um dos lugares que eu mais amei conhecer; suas igrejas, praças e ladeiras são incríveis. Tivemos uma saída guiada por toda a cidade, muitas ladeiras e histórias para contar. Uma ótima aula de história ao ar livre, ali o barroco brasileiro “in loco”. Fomos à casa de “Marília de Dirceu”, nesta rua há o famoso chafariz que “não casava mulheres”. Ouro Preto é uma cidade universitária com mais de 400 repúblicas, visitamos quase a cidade toda caminhando e conhecemos os pontos principais.



as muitas igrejas de Ouro Preto



os tipos de artesanato mineiro
A Cidade Histórica de Ouro Preto foi fundada mediante a fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes, em 1711, a cidade de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. No município, há treze distritos. Mais algumas fotos para apreciação.



Visitamos a cidade caminhando e conhecemos os pontos principais, a ladeira que nunca acaba, no topo a Igreja Árabe, Casa dos Contos no centro, visita à Senzala, que contêm várias armas, utensílios e instrumentos de tortura usado em muitos escravos. Como de costume, peguei folhetos informativos, mapas e guias. Logo depois, na Casa da Moeda, encontramos várias réplicas de moedas desde a época do Império.



Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.


Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto. Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, oriundos principalmente da Região Sudeste do Brasil. As repúblicas fazem parte da tradição da cidade.



as vistas espetaculares da cidade de Ouro Preto
Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. As Igrejas mais famosas em Ouro Preto são: as Matriz Nossa Sra. do Pilar, Nossa Sra. do Carmo, Nossa Sra. do Rosário, São Francisco de Assis, Matriz Nossa Sra. do Pilar, São Francisco de Paula, Nossa Sra. das Mercês de Baixo (Perdões), Santa Efigênia ou Nossa Sra. do Rosário do Alto da Cruz.






No centro da cidade estão a famosa estátua de Tiradentes, grande marco na história da cidade, ali perto está também o Museu da Inconfidência Mineira e a Universidade Federal de Ouro Preto.





Além de ser um “museu a céu aberto”, a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, assim como também os Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.






Já Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa.









Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais; lá fizemos o passeio de trem, um dos poucos do Brasil. Visitar as cidades históricas de Minas foi, sem dúvida, um dos passeios mais completos e divertidos. São tantas fotos, infelizmente coloquei somente algumas, mas dá pra notar que são duas cidades vibrantes e bastante coloridas. Não deixe de acompanhar os nossos passeios por Minas, além de BH e Ouro Preto visitamos a linda cidade de Congonhas com as famosas obras de Aleijadinho.
Quer saber como é viajar de trem pelas duas cidades? Não deixe de visitar o blog E aí, Férias, um post super detalhado sobre essa viagem.
◊
No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.
◊
Ouro Preto - MG, Brasil
Adorei as suas fotos! Pegou bem os detalhes das igrejas históricas.
Quando fui à Ouro Preto não deu tempo de visitar Mariana, que também parece ser muito linda!
Oi, Juliana. Tudo bem? Ouro preto é um tesouro pra quem é amante de literatura e arte, as igrejas são excepcionais. Vale muito a pena percorrer tudo a pé e pegar o trem até Mariana é excelente. Depois daquele desastre com as barragens, deve ser bem difícil presenciar a destruição. Esperamos fazer novamente este circuito algum dia. Obrigada por comentar!
As cidades são uma graça e cheias de história, né? As fotos dos detalhes ficaram ótimas, gostei de ter essa visão da cidade.
A cidade me surpreendeu demais, gostei muito do que conheci e saber mais da história local só enriqueceu a viagem, a cidade é realmente cheia de detalhes!
Duas cidades brasileiras que tenho muita vontade de conhecer!Sempre fico babando quando vejo fotos e mais animada ainda lendo relatos de quem ja foi. E adorei saber que Ouro Preto foi a primeira cidade tombada pela Unesco no Brasil, que legal!
Adorei o post, Flavia. Beijos.
Obrigada Taís, quando visitei a cidade em 2007 fiz com uma excursão da faculdade, quero voltar agora pra ver como a cidade se transformou! Beijos
Visitar a mina de Mariana é uma das boas recordações das Cidades Históricas, mas não fizemos o trem, deve ser muito interessante. Tô precisando voltar pra minha filha conhecer. Maria Fumaça tem no Museu da Imigração em SP, mas o trecho é bem curto.
Infelizmente não visitei a mina Márcia, mas visitei a Gruta de Maquiné e adorei, os passeios pelas cidades históricas mineiras são um das melhores viagens a se fazer no Brasil.
Tenho certeza que, quando conhecer Ouro Preto, vou cair de amores pela cidade. Fico sempre adiando porque, daqui do Rio, ela é aquele destino nem longe nem perto, que a gente sempre deixa pra depois tentando encaixar um feriado com a vontade de viajar e pouco trânsito. Teu post só me lembrou mais uma vez o quanto de beleza eu tô perdendo de ainda não ter ido!
Comigo aconteceu assim, caí de amores pela cidade, é tudo muito lindo e fotogênico.
Vá mesmo, pois é uma cidade que te deixa viajar e te faz pensar bastante como deveria ter sido na época de ouro! Quero voltar em breve!
Que demais, Flavia! Eu espero que desse ano não passem os meus planos de conhecer melhor Minas Gerais. Essas cidades devem ser uma experiência incrível.
Não vejo a hora de ver seus posts sobre Minas Katarina, o seu olhar é sempre incrível!
Ainda não conheço Ouro Preto e Mariana, mas ambas estão nos meus planos!
Adorei suas fotos, elas pegaram, com certeza, a riqueza dos lugares <3
Beijos.
Obrigada Paula, espero que você conheça as cidades em breve! Abraços
Amei as fotos, vale muito a pena conhecer, tanta historia e arquitetura vale ser vivenciada.
Obrigada Deisy,isso foi uma das coisas que mais me chamou atenção na cidade, tanta história e arquitetura é maravilhosa!
taí duas cidades que adoraria conhecer! Aliás, Minas está no meu roteiro há tanto tempo..o que falta é oportunidade $$$$ hauehauehae
o dinheiro é sempre o principal problema, mas achei as duas cidades até baratas pelo tanto que oferecem, apesar de que minha visita foi a quase 10 anos!