a famosa estação da Luz, que compreende o metrô e também os trens da CPTM.
Já falei sobre alguns metrôs por aqui, e agora é a vez do metrô paulistano, o maior e mais antigo do Brasil. O Metrô de São Paulo, conhecido popularmente como metrô, é um sistema metropolitano que serve a cidade de São Paulo, operado pela empresa de capital misto do estado de São Paulo, fundada no dia 24 de abril de 1968 é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metropolitano de toda a capital.

Este está em operação desde 14 de setembro de 1974, sendo o maior do Brasil com quase 76km de linhas distrubuídos em 65 estações, nas linhas 1- Azul (Jabaquara ↔Tucuruvi), 2- Verde (Vila Prudente ↔ Vila Madalena), 3- Vermelha (Corinthians ↔ Itaquera ↔ Palmeiras ↔ Barra Funda), 4- Amarela (Luz ↔ Butantã) e 5- Lilás (Capão Redondo ↔ Adolfo Pinheiro).

Possui também interligação com o sistema de trens urbanos, através de integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Brás, Tatuapé, Palmeiras ↔ Barra Funda, Luz, Corinthians ↔ Itaquera, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros, e em outros terminais de transporte intermodal na cidade de São Paulo.



Com o crescimento da cidade de São Paulo, a questão do transporte se tornou cada vez mais importante. Os meios de transporte existentes até a metade do século XIX deixavam a desejar e impediam a expansão da cidade. O primeiro meio de transporte moderno a chegar a São Paulo foi a ferrovia, em 1867, que atravessou a cidade em algumas de suas regiões, iniciando a ligação da região central a áreas até então distantes e inóspitas da cidade.








vista desde a estação Tacomã.
Em 2013, o Metrô de São Paulo e os sistemas da CPTM levam juntos 7,3 milhões de pessoas por dia, sendo 4,6 milhões pelo Metrô e 2,7 milhões pela CPTM. As estações de metrô funcionam das 4h40 às 24h. Em 2013 os bilhetes custavam 3,00 reais. Em 2006 o sistema de metrô de São Paulo começou a utilizar um bilhete eletrônico denominado “Bilhete Único”. Com este bilhete, usado como um cartão inteligente recarregável, o passageiro pode pegar até três ônibus e um metrô ou trem suburbano dentro de três horas.

Este sem dúvida é o metrô mais moderno e atualizado do Brasil, suas linhas são pontuais e passam mais rápido do que qualquer outro, além disso é impecável na limpeza assim como os de Brasília e Rio de Janeiro.
Salve essa imagem no Pinterest
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
Metrô Tatuapé, São Paulo - SP, Brasil
Eu gosto do metrô de Sampa, apesar de não abranger todos os bairros. Os que consegue atender, tem estações amplas e boas linhas. Às vezes a baldeação foi super mal planejada e é aquela muvuca… mas sinto que é um metrô com muito potencial
Eu também adoro, é um dos melhores do Brasil sem dúvida, como boa fã de transportes de massa, não poderia deixar de incluir o metrô de São PaulO!
O metrô de Sâo Paulo é uma loucura…mas também que aqui se vira, consegue entender qualquer metro de qualquer canto do mundo. Post super útil para quem está pela cidade!
apesar de faltar boa parte da cidade, mesmo assim cobre vários lugares interessantes, é bem melhor que o do Rio e o de Brasília por exemplo! Obrigada!
Adorei o post! Sempre achei o metro de Sampa enorme! Nossa…qta gente ele transporta! Para sampa o metro é realmente imprescindível. Este post é ótimo para quem vai visitar São Paulo.
Obrigada Cristina, adorei a sua visita! Abraços
Eu não cheguei a andar de metro em São Paulo. Deve ser uma opção mais fácil do que encarar o transito da cidade não é? Bem explicativo seu artigo. Beijos
Muito mais fácil com certeza, o trânsito da cidade é sempre caótico, eu sempre pegava um uber até a estação e de lá pegava o metrô! Obrigada 😀
Também achei impecável na limpeza, até mesmo comparando com metrôs de países desenvolvidos da Europa. Uma pena não ter uma malha tão grande, mas acho o metrô de São Paulo muito bom. Adorei o post!
Tanto o metrô de Brasília, Rio e São Paulo são bem mais limpos que os da Europa, o da França então nem se compara, mas a malha ferroviária deles é bem maior. Obrigada Michela!
Um caso brasileiro positivo. Um exemplo para outras cidades porque é um metrô que funciona e principalmente muito limpo.
Ótima dica para quem visita a cidade e gosta de evitar o trânsito caótico e prefere usar transporte sustentável.
Também acho o metrô paulistano um dos melhores, e olha que já conheci mais de 20 metrôs pelo mundo, o do Brasil sempre ganha no quesito limpeza, obrigada e volte sempre ❤❤
Uso muito sempre que vou à São Paulo, mas confesso que às vezes me sinto agoniada, especialmente quando em horário de pico! Já passei cada apertucho digno de muita nota e risos! ehehe
Eu também uso bastante o metrô quando estou em São Paulo, e também confesso que já peguei vários perrengues em horário de pico, mas faz parte e mesmo assim adoro ir de um lado a outro pela cidade!
Achei maravilhosa a idéia de falar sobre o nosso metrô, as vezes a gente só tem cabeça pra falar de coisas de fora, bom pensar nos turistas que recebemos, não é? Bjs Flavia!
Eu não moro em Sampa, mas sempre utilizo o metrô quando estou na cidade, e é um dos meus preferidos.
Estou a ver que o metro de S. Paulo é bastante intuitivo a avaliar pelo mapa. Dicas bastante precisas e interessantes para quem usa este meio de transporte. Boa!
Obrigada Pedro, acho bem fácil se locomover pelo metrô de São Paulo, o único problema é quando tenho que usar os trens da CPTM, aí complica, mas com o tempo você acaba pegando jeito, sem contar que é muito lotado!
Peguei muito esse metrô na minha vida, mais de 20 anos todos os dias… Ele é muito limpo, mas talvez o motivo seja que, por mais que ele seja usado, ele cobre poucas áreas de São Paulo. Então, ainda dá muito espaço para o ônibus (cuja limpeza não é assim tão boa), fora os carros, que a maioria ainda usa. Enquanto que, ao menos aqui em Paris, até pelo tamanho da rede, o metrô é muito mais usado pela população…Fora que os mendigos dormem dentro das estações e em São Paulo isso não pode..Agora, que pena que a limpeza do metrô paulista não chega para os trens da CPTM, que eu também pegava todos os dias
Olá Renata, eu nunca morei em São Paulo, então não tenho tanta propriedade pra falar assim do transporte público, principalmente dos trens da CPTM, mas já usei muito o metrô de lá e comparando ainda é melhor que o do Rio de Janeiro e de Brasília com certeza. Eu sou uma aficionada em conhecer metrôs pelo mundo e mesmo sendo bastante sujo o metrô de Paris é incrível, e é claro, tem muita história!