Como já é bem conhecido por aqui e como já comentei sobre os diversos metrôs pelo mundo, agora é a hora do metrô madrilenho. Assim que saímos do Barajas utilizamos o serviço, e, sem dúvidas, é um dos mais limpos, organizados e pontuais da Europa. Aqui é outra realidade, não se compara em nada com o de Paris e é muito parecido ao de Santiago do Chile e ao da Cidade do México. Herança dos colonizadores.
O metrô de Madri é um dos maiores do mundo, tanto em extensão quanto em número de estações.
São 281 espalhadas por 12 linhas, além de 3 linhas de VLT com mais 38 estações chamado de “Metro Ligero de Madrid”. É considerado o 8º maior metrô do mundo com 283 Km de extensão, perdendo para o de Xangai, Londres, NY, Pequim, Tóquio, Moscou e o de Seul! O metrô funciona todos os dias das 6h às 1h30, para mais informações consulte o serviço online do metrô de Madri. O valor do bilhete unitário é de 1,50€ a 2€, mas preferimos comprar o bilhete com 10 tíquetes, você pode optar também pela Tarjeta turística que permite o uso ilimitado do serviço de transportes da cidade de Madri.
O metropolitano foi inaugurado em 17 de outubro de 1919 pelo Rei Afonso XIII. Uma das primeiras estações foram a Puerta del Sol e a Cuatro Caminos (uma similaridade nos metrôs de Madri e da Cidade do México é que eles possuem vários nomes idênticos). Como em Londres e na França, as estações também serviram como abrigo de bombardeios aéreos. Isso aconteceu durante a Guerra Civil Espanhola nos anos 30. A grande expansão começou nos anos 1970 e foi aumentando gradativamente entre as décadas de 1980 e 1990.
Mapa do metrô de Madri
O sistema é ótimo, impecável e funciona das 06hs às 01h30 da manhã, com exceção de algumas poucas linhas. Não são permitidos animais, exceto cães guias e animais domésticos de pequeno porte. Deixo aqui algumas fotos que tirei pelo metrô e arredores nesses dias em Madri. O símbolo do metrô é um dos mais bonitos e, como em outras cidades da Europa, algumas estações foram fechadas e rola em torno delas uma lenda/mitologia, caso da estação abandonada Chamberí.
Não deixe de ler o post da Dayana Lole no Lolepocket, um post super completíssimo sobre o metrô madrilenho.
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
Nossa, eu sabia das informações mais práticas, mas nem passou pela minha cabeça as históricas. E o mais bacana: as semelhanças com os metrôs dos “colonizados”.
Flavinha, sempre com uma novidade nesses posts para me surpreender! <3
Obrigada Dayana, sempre gosto muito das informações históricas e ver as semelhanças nos vários metrôs da América Latina é uma aula e tanto, é bom por isso que adoro estações de trem em geral!
Que massa, sempre com dicas e novidades! Vamos passar por Madri no segundo semestre. Post já salvo no Pinterest! Abraços, Cris e Renato.
Obrigada, fico feliz de ajudar com dicas úteis para os amigos e a blogosfera.
Eu usei muito o metrô em Madri! Também achei bem organizado e limpo. Não sabia dessa história do período da guerra, que interessante!
Muitos metrôs aqui da Europa tem a mesma triste história em relação à guerra, acho incrível eles manterem a história e se esforçar para que os outros aprendam sobre ela.
Adorei saber mais sobre o Metro de Madri! Ótimo post e dicas super interessantes!
Obrigada Gisele, o metrô me pareceu muito organizado e foi um dos que mais gostei de conhecer! Abraços
Nunca estivemos em Madri, apenas para conexões curtas, então nem conta, né?
Mas adorei o post!!!! Muito legal saber mais sobre um local onde circulam tantas pessoas.
Madri é uma cidade incrível, quero voltar logo e conhecer mais estações de trem por lá!
Estou surpresa com a quantidade de estações! 281 é um bom número! Adorei conhecer um pouco mais sobre o metrô madrilenho. Ótimo post!
Um dos maiores metrôs da Europa, com certeza, não conheci nem um terço disso! Um ótimo passeio a ser explorado!
Que legal, Flavia, não fazia ideia que o metro de Madri era tão grande e tão bom assim. Ótimo saber, pra quando um dia eu visitar Madrir já sei que preciso aproveitar bem o metro.
🙂
é sem dúvida um dos melhores da Europa, além de super organizado tem muita história, uma das minhas partes preferidas dos passeios!
Adorei seu post, além de dicas práticas é recheado de história.
obrigada Deisy, vários metrôs aqui na Europa tem muita história e é um passeio que eu adoro fazer!
Logo vamos estar andando por esse metrô. Dicas anotadas. Obg
De nada, espero que tenham aproveitado muito, abraços.
Nossa Flávia, não sabia que o metrô de Madri é um dos maiores do mundo. Pode parecer estranho, mas amo estações de metrô rs, e essa é interessante por causa da história que a envolve 🙂 Agora só falta conhecê-la de perto.
Abraços
Eu também amo estações de metrô, trem e terminais, é uma grande parte da história que muita gente ignora. Não vejo a hora de conhecer outras por aí! Beijos