Mais um metrô pra nossa lista viajante e o do momento é o de Bruxelas. A cidade, na época medieval, estava no meio da rota das grandes potências mundiais, França, Inglaterra e Alemanha. Tem-se a Grand Place, que é a praça principal da capital, local mais movimentado da cidade. Logo, com o tempo, as avenidas foram construídas sobre o rio Senne, ao longo dessas vias construiu-se a ligação ferroviária.
Como se espera de uma capital, Bruxelas é o centro do transporte nacional, sendo um dos pontos principais de ligação entre Luxemburgo, Amsterdã, Paris, Berlim e Londres. Portanto, o metrô foi um meio de transporte que veio modernizar a capital belga.
O metrô foi inaugurado oficialmente em 1976, embora as linhas subterrâneas conhecidas como pré-metrô já operassem desde a década de 1960. Uma rede de ônibus coletivo e trans também serve a cidade há tempos, o sistema interticketing consiste no portador do bilhete MIVB/STIB, que pode usar o trem ou ônibus de longa distância dentro dos limites da cidade.
Uma única viagem pode incluir várias etapas através dos diferentes meios de transporte. Os serviços de transporte regional são operados pelas empresas De Lijn, TEC e NMBS/SNCB, estas também operam as linhas que fazem ligação de Bruxelas com cidades vizinhas. Na atualidade, o metrô consiste de quatro linhas que perfazem um total de cerca de 50 km de comprimento com 69 estações.
Mapa do metrô de Bruxelas
Linha 1 – Gare de l’Ouest/Weststation – Stockel/Stokkel; Linha 2 – Simonis (Léopold II) – Simonis (Elisabeth); Linha 5 – Erasme/Erasmus – Herrmann-Debroux; Linha 6 – Roi Baudouin/Koning Boudewijn – Simonis (Elisabeth).
De acordo com a reestruturação de 2009, as linhas 3 e 4 são linhas de pré-metro, que utilizam o eixo norte-sul e se misturam com as quatro linhas do metrô. A cidade tem estações ferroviárias menores em Bockstael, Bruxelas-Chapel, Bruxelas-Congres, Bruxelas-Luxemburgo, Bruxelas-Schuman, Bruxelas-Oeste, Haren, Haren-Sul e Simonis.
Na região de Bruxelas também existem estações de ferrovias em Berchem-Sainte-Agathe, Boitsfort, Boondael, Bordet (Evere), Etterbeek, Evere, Forest-Leste, Floresta-Sul, Jette, Meiser (Schaarbeek), Moensberg, Saint-Job, Schaarbeek, Uccle-Calevoet, Uccle-Stalle, Vivier d’Oie-Diesdelle, Merode e Watermael.
◊
No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.
◊
Olá…sabe me dizer que se eu comprar o bilhete de trem para ir do aeroporto até o centro, posso usar o mesmo para fazer baldeação para o metro ?? Obrigado..Alexandre
Olá Alexandre! O que você pode fazer é pegar o ônibus que sai do aeroporto e parar na estação de metrô na linha amarela ou vermelha, estação Schuman! Eu usei muito metrô e tram, o trem que utilizei foi o Eurostar que sai inclusive de uma estação de metrô! Eu evitei ir de avião, pois o aeroporto é muito longe do centro! O ônibus é a melhor opção, pois é mais barato!
Caso você opte por ir de trem é mais caro e você pode usar os trens Brussels Airport Express! A estação de trem do aeroporto localiza-se no andar inferior (andar 1 subsolo) e há 4 trens por hora. Os trens chegam às principais estações de Bruxelas (Gare Centrale, Gare du Nord e Gare du Midi).
O bilhete de trem é diferente do de metrô, portanto você terá que comprar o de metrô separado! Abraços
Muito bom! Esse post é bem útil. Tanto que já salvei nos meus favoritos! hahaha..
Obrigada pelas melhores dicas, sempre!
Quando viajo adoro conhecer os meios de transporte locais.. E os metros são um dos meus favoritos.. As estações, as sinalizações e os próprios trens são diferentes de um lugar para o outro. Obrigado por compartilhar o post com belas imagens e várias informações úteis..
Abs
Post excelente!Estive em Bruxelas duas vezes e usei bastante o metrô da cidade na primeira vez, achei bem fácil de usar e muito limpo.
Ah infelizmente não tive boa experiência por lá, fui assaltada e roubaram minha câmera com todas as fotos da viagem, o acontecido acabou estragando a minha viagem a Bruxelas.
Ótimo post, está super informativo.. adoro Bruxelas. Vou seguido para lá. O metrô é ótimo, mas gosto mesmo de andar sem rumo pela cidade. =)
A Bélgica é mais um dos países na minha lista a visitar. Gosto bastante de andar de transportes públicos, bem melhor para o ambiente, e é também interessante saber a sua história, obrigado 🙂
Gente que gracinha esse metro. Fui à Bruxelas em 2008 e infelizmente não andei de metro lá (na verdade nem lembro das estações).
Adorei o post
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Que bacana, adoro explorar o metrô dos lugares que visito (talvez um pouquinho de inveja, já que Porto Alegre não tem).
Abraço!
Parece uma otima linha! Toda cidade deveria ter metro! E achei lindo o interior dele 🙂