O metrô berlinense além de funcional é impecável, dos que não utilizam catraca pela região é o que mais os funcionários checam o bilhete (mentira, o da Hungria é o pior, os funcionários parecem cães farejadores), vi no mínimo 3 pessoas serem multadas. É meus amigos, eficiência alemã! O Metrô de Berlim ou U-Bahn de Berlim é o sistema de metropolitano da cidade de Berlim, circula em quase toda a cidade de forma subterrânea.
Foi inaugurado em 1902, um dos mais antigos da Europa com 146km e têm atualmente 173 estações. A passagem da U-Bahn vale também para as linhas de S-Bahn, utilizando-se de ônibus, trams e inclusive alguns ferrys boats.



O metrô é fácil de usar, ele é um convite a desonestidade pois se paga o bilhete, depois é preciso validá-lo em alguma máquina dentro da própria estação. Os bilhetes unitários custam 2,80 euros e são válidos para qualquer viagem dentro de duas horas de validação, em uma única direção. Não há limites para transferências.
O Tageskarte (bilhete para um dia) custa 7 euros, é válido para infinitas viagens até as 3h da manhã do dia seguinte, ambos compreendem as áreas A e B, áreas mais utilizadas pelos turistas. Maiores informações sobre as demais áreas, verifique no: https://www.berlin.de/en/public-transportation/1772016-2913840-tickets-fares-and-route-maps.en.html . Ouvir dizer que muitos não o pagam, mas é complicado, pois sempre há algum fiscal rondando.



O sistema foi desenhado para aliviar o tráfego do centro da cidade. Expandiu-se rapidamente até ao final da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade estava dividida em dois. A rede permaneceu aberta a passageiros dos dois lados até à construção do Muro de Berlim, que impedia que houvesse qualquer tipo de contato entre as duas partes da cidade. Os alemães do leste eram privados de andar no lado oeste da linha e vice-versa.
O sistema voltou à sua normalidade depois da Queda do Muro de Berlim. A U-Bahn foi melhorada e muitas das estações do lado Oriental tiveram intervenções profundas, pois não eram melhoradas desde 1961.
As linhas do metrô berlinense vão da U1 até a U9.
As linhas do metrô berlinense vão da U1 até a U9.




mapa do metrô berlinense.
U1 Verde Uhlandstraße ↔ Warschauer Straße
U2 Vermelho Pankow ↔ Ruhleben
U3 Azul Turquesa Nollendorfplatz ↔ Krumme Lanke
U4 Amarelo Nollendorfplatz ↔ Innsbrucker Platz
U5 Castanho Alexanderplatz ↔ Hönow
U55 Hauptbahnhof ↔ Brandenburger Tor
U6 Roxo Alt-Tegel ↔ Alt-Mariendorf
U7 Lilás Rathaus Spandau ↔ Rudow
U8 Azul Wittenau ↔ Hermannstraße
U9 Laranja Rathaus Steglitz ↔ Osloer Straße
U2 Vermelho Pankow ↔ Ruhleben
U3 Azul Turquesa Nollendorfplatz ↔ Krumme Lanke
U4 Amarelo Nollendorfplatz ↔ Innsbrucker Platz
U5 Castanho Alexanderplatz ↔ Hönow
U55 Hauptbahnhof ↔ Brandenburger Tor
U6 Roxo Alt-Tegel ↔ Alt-Mariendorf
U7 Lilás Rathaus Spandau ↔ Rudow
U8 Azul Wittenau ↔ Hermannstraße
U9 Laranja Rathaus Steglitz ↔ Osloer Straße







Sobre a história do metrô, a Segunda Guerra Mundial danificou e destruiu a maior parte do sistema de metropolitano da cidade. Apesar de tudo, os danos foram rapidamente reparados. A nova crise que afetou a rede foi quando da construção do Muro de Berlim em 1961, que separava fisicamente as duas metades de Berlim.
A U-Bahn foi expandida no lado Ocidental durante a Guerra Fria. A U9 abriu em 1961, circulando de Norte para Sul sem passar para o lado Oriental do muro. A U7 ligava Rudow no Sudoeste a Spandau no lado Oeste. As linhas U6 e U8 também foram aumentadas. Só a linha U5, no lado oriental de Berlim, foi alargada.



Depois da queda do Muro de Berlim, a rede foi novamente unida. Desde então, algumas linhas foram expandidas com o intuito de criar ligações com as restantes redes de transportes públicos, nomeadamente a S-Bahn de Berlim.
A expansão da Linha 5 ocorreu e se denomina-se U55 que já foi construída.
Próximos posts mais sobre os pontos turísticos da cidade como as praças, a Torre de TV, o Parlamento Alemão, além dos Museus, Topografia do Terror, Checkpoint Charlie e o East Side Gallery no Muro de Berlim! Até!
◊
No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.
◊
Berlin U-Bahn, 78462 Konstanz, República Federal da Alemanha
eu adoro o metro de Berlim! Super rápido, tudo conecta e não achei caro, fiquei lá um mê e aproveitei todos os dias com o Monatskarte!
Esse foi um dos meus metrôs preferidos, e adorei a cor, um amarelo bem chamativo com desenhos do Portão de Brandenburgo, e é realmente gigante a linha férrea!
Esse metrô é excelente! Usamos quando fomos a Berilm e foi ótimo! Não conhecia a história, massa! Parabéns pelo post
Ai que emoção, quarta feira irei conhecer o famoso metrô de Berlin! Adorei!
Imagina quanta história tem este metro! Parece ser muito eficiente mesmo! 😉
Quem dera que aqui no Brasil tivéssemos um transporte de qualidade como este, né? Usei o metrô em várias cidades na Europa e achei super tranquilo. Este de Berlin parece mais organizado ainda!
Muito legal conhecer metrôs eficientes e em que a gente pode tirar foto, né? Os brasileiros iam se ferrar querendo driblar os agentes, né?
Muita história escondida neste metrô. Apaixonante
Adorei conhecer mais um pouco do metro de Berlim! Super interessante!!
Sempre bom ter esses avisos sobre como usar o metrô. Imagina um desavisado levar uma multa assim, de graça?! Medoooo!
Nossa! Não tinha ideia da história que estava por detrás da Alexander Platz. Quando voltar para Berlim, passar por ela nunca mais será a mesma coisa. Adorei saber disso 🙂