E como vai longe esse metrô, é possível ir ao aeroporto e até a cidades bem afastadas do centro como Coyoacán. A primeira linha do metrô cobria 16 estações e foi aberta ao público em 1969, desde então foram feitas várias expansões e ele está composto por 12 linhas, 195 estações em 225,9 km.
Dentre as estações, 106 são subterrâneas, 53 são de superfície e 16 são elevadas. Durante o horário de pico, os trens são invadidos constantemente por vendedores que vendem de tudo, desde CD’s piratas, livros, bugigangas em geral e é até possível ver apresentações pirotécnicas, uma vez vimos um homem rolando no chão com cacos de vidros, insano. Em algumas linhas, também, no horário do rush, os dois primeiros vagões são destinados a mulheres e crianças.Um ponto interessante é sobre a forma como foram criados os símbolos de cada estação. O norte-americano Lance Wyman, também criador do logotipo das Olimpíadas de 1968, idealizou os pictogramas para facilitar a identidade visual do local. Essa programação inclui o reconhecimento de cada estação por um símbolo, um ícone bem peculiar da cultura local, representativo ao nome da estação ou da área em que se situa.
Isso foi feito, pois, naquele período, havia uma porcentagem relevante de pessoas analfabetas, sendo assim, mais fácil para a população se guiar por um sistema baseado em cores e símbolos visuais. Além do nome da estação em si, a base para a escolha do símbolo pode levar em consideração a região onde ela se localiza, isso é uma das coisas mais geniais que já vi em um metrô.
- Pontos de referência na área (um chafariz para a estação Salto del Água, referente à fonte que lá existe).
- A tipologia (um coiote para a estação Coyoacán — o nome significa “lugar de coiotes” no idioma Nahuatl).
- A história do lugar (na estação Juárez, o símbolo é a silhueta do presidente Benito Juárez).







Salve essa imagem no Pinterest
◊
– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.
– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.
◊
Execelente post!! México en mi corazón!! 🙂 Rsrs ajudei a refazer 🙂
Sim, esse metrô é um dos meus preferidos 💜💜
Muito bom esse post.
Valeu Kdu! Abraços
Que demais, Flavia! Nunca tinha lido posts sobre o metro no Mexico. Quando tiver por là vou seguir tudo suas dicas ❤️
hahaha, o metrô da Cidade do México é uma festa, nunca vi um local mais colorido e cheio de gente diferente, é um verdadeiro estudo antropológico 😀
Que massa! Nunca imaginei um post sobre metrô, mas esse parece um ponto turístico, lindo ♥
Oi, Katarina. Há posts sobre outros metrôs da Europa e América, é sempre bom se atentar aos detalhes das cidades. O metrô da Cidade do México, além de ser barato, abarca grande parte da cidade e eles ainda têm o sistema de ônibus que complementa. O metrô de Brasília só possui duas linhas e o de SP, que é o maior do Brasil, tem 1/3 da malha deste que foi citado. Obrigada por comentar!
o metrô é uma verdadeira aula de antropologia e de história 😀
Muito bom esse post, quando formos lá iremos andar de metrô!
Um beijo <3
Olá, Paula. Tudo bem? Não vai se arrepender, é barato e leva a vários pontos turísticos. Se você se sentir incômoda, em algum momento, há vagões separados para mulher. Aqui em Brasília também incluíram um vagão similar no horário de pico. Obrigada por comentar 🙂
que bom Paula, espero que aproveite bastante 💕
Algo que eu adoro é andar de transporte público nas cidades para onde vou. Eu estou doida para voltar a DF e explorar apropriadamente, com tempo. Esse seu post me dá mais vontade ainda, saber que dá pra fazer tanta coisa pela cidade com o metrô. Adorei as estações!
DF é uma das minhas cidades preferidas Gabi, tudo lá é tão divertido, e o mais incrível desse metrô é que ele te leva pra tudo quanto é lugar!
Sempre que viajo para grandes cidades também gosto de testar o transporte publico e adorooo andar pelo metro, sempre barato e bem eficiente.
Gostei bastante desse, espero testa-lo quando for ao Mexico!
Juny // http://www.junypelomundo.com.br/
Oi Juny, esse metrô é bem diplomático, já que você vê de tudo por lá, dá pra se fazer um verdadeiro estudo antropológico 😀
Oi Flávia! Obrigada por mostrar que metrô tb pode ser assunto… e história! Adorei saber sobre os nomes e símbolos fáceis para quem não sabe ler. Mto legal! Beijo grande!
Oi Polly, eu arrumo assunto pra tudo, qualquer coisa se transforma em assunto pra viagem, eu sempre gostei de tirar fotos de metrôs e estações de trem, afinal cada lugar tem uma particularidade, é viajar é isso, você descobre assunto nos mínimos detalhes! Beijos
Metrô é salvador em qualquer cidade, né? É ótimo pra conhecer e pra se locomover rapidamente e baratinho 🙂
Olá, Camila. O metrô é uma boa pedida em cidades onde o táxi é caro, como Londres. É uma pena que não valorizem esse tipo de transporte no Brasil, o metrô de Brasília só tem duas linhas. Fiquei impressionada com este da Cidade do México. Obrigada por comentar! 🙂
sim Camila, o metrô é realmente um dos melhores transportes pra se locomover!
Acho que só blogueiro tira foto de catraca, de placa, de plataforma de metrô rsrsrs. Muito bom o post, vai servir de referência para muita gente. Obrigada por compartilhar!
Olá, Márcia! Pura verdade rsrs, os amigos quando fotografam a cidade, na maioria das vezes, preferem fazer selfies. Nós nos preocupamos em registrar o que achamos interessante da cidade, e são coisas bem simples. A parte importante é que pode servir para ajudar alguém. Obrigada por comentar 🙂
hahaha, muito bem lembrado Marcia, isso mesmo, tiramos fotos de tudo, obrigada pelo comentário! Abraços 💕
que interessante a sinalização, muito esperta essa solução de pictogramas, bota a ideia na cabeça de um designer que alguma coisa vai dar certo haeuaheau
Olá, Angie! Exatamente, tiveram uma ideia que beneficiou a população analfabeta. Algo que sempre nos atentamos na viagem é a estética dos metrôs. Obrigada 🙂
olá Angie, isso foi uma das coisas que achei mais geniais nesse metrô mexicano, e mesmo se você não entender a estação é só seguir o desenho!
Uau, que post super detalhado. Amo andar de metrô, e sempre acaba sendo a minha escolha na hora de se locomover nas grandes metrópoles. Depois que você se familiarizar com a rota, e o mapinha, acaba sendo um método de transporte super prático e barato (só o de Nova Iorque que nunca consigo entender o bendito mapa kkk).
Abraços
Olá Josi, obrigada! O metrô salva muito na hora do aperto, é um dos meus transportes preferidos, é bem isso que você disse, depois que pega o jeito o metrô é o seu melhor amigo! Abraços 💕
Achei até de boa o metrô de Nova Iorque, gosto dos metrôs gigantescos 😀
Nunca imaginaria que o metrô de lá fosse tão extenso e tão interessante. Uma verdadeira aula de história também.
Sim Gi, o metrô é extenso e te leva a todos os lados, só de ir para o aeroporto de metrô já vale a pena 😀