Como tirei a residência ILR e a cidadania britânica.. (9)

Finalmente tirei a residência permanente, o ILR e a tão sonhada cidadania britânica. Depois de tirar 3 vistos caríssimos, gastar rios de dinheiro e muita burocracia, consegui minha cidadania britânica. Cheguei ao Reino Unido em 2010 pela primeira vez, mas só em 2014 comecei o processo de visto de casada com britânico e desde esse período completei 5 anos com o mesmo visto, renovando-o duas vezes.

Já falei sobre ambos aqui no blog, se quiser saber mais informações é só buscar sobre vistos no Reino Unido.

Eu fiz tudo sozinha e digo, que, sim, é possível; com um nível intermediário de inglês e muita força de vontade, tudo é possível. O processo é bem burocrático e um pouco complicado, mas nada fora do comum.

Recebo várias mensagens todas as semanas com perguntas sobre casamento e visto com britânico e há alguns blogs e comunidades com esse intuito de ajudar várias pessoas a conseguir o mesmo. Uma das comunidades mais famosas do facebook é a  I LOVE MY FOREIGN SPOUSE: defend the rights of cross-border couples.

As comunidades me ajudaram bastante no processo da cidadania, eu já tinha muita coisa preparada, pois antes da cidadania, eu tirei o ILR (Indefinite Leave to Remain), essa sim é a última etapa imigratória aqui no Reino Unido. Fiz o processo do ILR em abril e me foi concedido no mesmo dia. Ele é sem dúvida o processo mais caro, gastei algo em torno de 3,180£.

Como tirei a Cidadania:

Claro que a primeira coisa que você terá que fazer é procurar pelos sites oficiais do governo, afinal, a lei muda constantemente, pra ser mais exata, duas vezes a cada ano, então é bom sempre ficar ligado no site do Home Office. Aqui eu conto a minha experiência, mas muita coisa já mudou e com certeza ainda vai mudar.

A segunda é se certificar que você já possui o ILR, infelizmente sem isso, você não conseguirá aplicar para a cidadania britânica. O ILR é a última etapa do visto de casada, e você o renovará a cada dois anos e meio, por duas vezes, e logo o Indefinite leave to remain será o último processo. Aqui está o meu processo de visto de esposa.

Sempre verifique se você se encaixa nos requisitos para pedir a cidadania, é obrigatório que se tenha residência no Reino Unido por pelo menos cinco anos antes da data do pedido, e que continue vivendo permanentemente e tenha sido aprovado em um teste de inglês e no teste Life in the UK, que é o teste sobre conhecimento geral do país.

Atente-se que esse processo é diferente do processo de esposa de europeu, ainda mais agora com todas essas mudanças pós-brexit.

Pra conseguir a cidadania, tive que morar por 5 anos consecutivos no Reino Unido, juntar muita papelada provando que estava pagando taxas ao governo, ter estado presente no país cinco anos antes do dia da entrega dos documentos, e não ter ficado mais de 180 dias fora do Reino Unido no período de 2 anos ou 90 dias no período de 1 ano, bem como listar todas as minhas viagens pra fora do país.

Sobre o processo:

Como comentei anteriormente, usei como base todo o meu processo do ILR; já estava praticamente tudo pronto. Todos os documentos do meu emprego, P60 e as contas em dia e tudo datado com menos de 1 mês. Foi bem por isso que apliquei para o ILR pagando prioridade, assim teria a resposta no período de 24 horas.

Eles me deram o resultado 15 horas depois, confirmando a minha residência definitiva. Sendo assim, no mesmo dia já verifiquei quais outros documentos seriam necessários pra tirar a cidadania. Se você é casado com cidadão britânico, já pode aplicar direto para a cidadania, não precisa esperar 1 ano como os cidadãos europeus ou outro tipo de visto.

O formulário a ser usado será o Application to naturalise as a British citizen: form AN, mas este deve ser preenchido on-line e salvo no site da Sopra Steria, anexado a todos os outros documentos.

Não é necessário preencher todas as questões, já que o mesmo formulário serve para pessoas pedindo cidadania por diferentes motivos. No entanto, é essencial preencher os campos relacionados ao seu caso.

O mais complicado são as referências, é obrigatório que duas pessoas que te conheçam, há pelo menos 3 anos e possuam as profissões listadas no site do Home Office, preencham uma ficha com uma foto 3×4 com número de telefone, e-mail, como conheceram o requerente e certificar que tudo seja verdade.

Os principais documentos você terá que fazer o upload no site do Sopra Steria (site encarregado desse processo que auxilia o Home Office).

Os documentos obrigatórios:

Todos os passaportes, tanto seu quanto do cidadão inglês;
BRP card confirmando o seu ILR;
Certificado de casamento;
Comprovante de residência durante todos esses anos;
Comprovante de trabalho durante o período;
P60 de todos os anos trabalhando no Reino Unido;
Duas cartas de referência das respectivas referências;
IELTS ou teste de inglês aprovado pelo Home Office;
Life in The UK teste
Comprovante de chegada no Reino Unido (comprovando que você estava presente no país 5 anos antes); e é claro comprovante de pagamento.

Taxas:

IELTS nas escolas aprovadas pelo Home Office tirado em abril de 2018: 150£
Life in the UK tirado em fevereiro de 2019: 50£
Dados biométricos no Sopra Steria: 19,20£
ILR tirado em 27 de março de 2019: 3,018£
Cidadania tirada em 06 de maio de 2019: 1,349£

TOTAL = 4,586.20£

O custo do pedido inclui a cerimônia de cidadania em grupo, mas, caso você queira uma cerimônia particular, terá que pagar 85£, pelo menos esse é o preço aqui do condado de Worcestershire.

O que fazer a seguir:

Depois de pagar essa facada, você terá que retornar ao site do Sopra Steria e marcar um agendamento pra tirar os seus dados biométricos (19,20£) e fazer o upload de todos os documentos que citei acima. Isso se você já não o tiver feito. Eu fiz tudo em casa e economizei umas duas horas, parece que o upload dos documentos demora bastante se feito no local da biometria.

Eles não ajudam em nada e nem te falam se todos os documentos estão corretos, o trabalho deles é só fazer o upload sem opinar. Por isso, é bastante importante checar se todos os documentos estão corretos, pois o visto ou cidadania pode ser negado. Depois de entregar tudo e fazer a biometria nada poderá ser mudado no site.

Sobre a cerimônia:

Se tudo der certo, em torno de 2 a 4 meses você obterá a resposta se sua cidadania foi aprovada, minha cerimônia foi no Register Office de Worcester. Foi uma cerimônia em grupo, com cerca de 40 pessoas que se tornarão cidadãos britânicos. A cerimônia durou algo em torno de 1 hora; antes de receber o certificado, temos que fazer um juramento de lealdade à Rainha e seus herdeiros (conhecido como oath ou affirmation of allegiance), além de uma promessa (pledge) ao Reino Unido.

Eu escolhi a promessa. Recebi o certificado de naturalização e um peso de papel de vidro de Worcester das mãos do atual prefeito de Worcester e mais alguns emissários da Rainha. Eu me emocionei bastante quando cantei o hino pela primeira vez.

a cerimônia foi bem especial, ainda ganhei uma lembrança das mãos do prefeito de Worcester.

E sobre as viagens e o passaporte:

Então, como o processo foi todo feito on-line e não foi necessário entregar nenhuma documentação original, fiquei com meu passaporte todo o tempo. Durante esse tempo, eu viajei ao Brasil e não tive problema nenhum na volta, pois ainda tinha meu BRP CARD, eu só o destruí e entreguei de volta ao home office depois que minha cidadania foi aprovada.

Considerações finais:

Dá até uma dor no coração destruir um cartão desse que custou mais de 3,000£, mas isso é obrigatório, ou você deverá pagar uma multa de 1,000£ ao Home Office. Minha cidadania foi aprovada no final de setembro, ou seja, fiquei quase 4 meses nessa espera interminável, mas no final tudo ficou bem.

O primeiro passaporte britânico para um adulto leva até seis semanas para ficar pronto, mas felizmente meu passaporte ficou pronto em 4 dias,  e imagina o meu desespero, pois tinha viagem marcada pra dali a 5 dias. Logo depois, viajei a Estocolmo e imagine a minha realização de não precisar passar mais pela imigração e ter acesso a tudo o que a cidadania britânica proporciona, fez tudo valer a pena.

Não poderia deixar de agradecer a dois blogs que me ajudaram bastante quando pesquisei sobre isso lá em 2016. Obrigada Melissa Becker do Brummiebr e Liliana do Catálogo de Viagens. (Infelizmente os dois blogs já não estão mais ativos)

Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Reserve seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

28 respostas para “Como tirei a residência ILR e a cidadania britânica.. (9)”

  1. Que demaaaais! Que bom que depois de anos você finalmente conseguiu tirar a cidadania britânica!

    Fica até mais avaliada de não ter que gastar todo aquele dinheirão com as renovações´constantes de visto, né?!

    Ótimo passo a passo para quem pretende iniciar o processo!

    Abraço

  2. Lendo o seu relato me lembro tirando a cidadania italiana por casamento, mesma coisa ahaha como demora, como é burocrático, como é caro! Adorei a riqueza de detalhes do relato, tenho absoluta certeza que vai ajudar muitos leitores, parabéns!

  3. Que bacana acompanhar esse seu relato do processo. Deve ser muito bom enfim ter tudo certinho. Dá para ficar tranquila agora. Eu amo a Inglaterra e não vejo a hora de voltar para visitar mais vezes.

  4. Muito legal saber como foi o seu processo para conseguir a cidadaia britânica, parabéns! Essas burocracias dão uma canseira né… mas vale a pena!

  5. Muito obrigada por ser tão detalhista e esclarecedora nas suas postagens, Flavia.
    Você disse que sua cidadania foi aprovada em 4 meses. Foram 4 meses desde a data da biometria?

  6. Olá Flávia, tudo bem? Venho acompanhando seu blog desde de quando tirei meu primeiro visto de esposa in UK. Estou nos últimos meses da segunda etapa do segundo visto.
    Fiquei um pouco confusa em relação aí lLR. Concluindo meus 5anos que já está na reta final vou precisar fazer esse ILR ou já aplico pra citizenship direto? Meu esposo é britânico. Agradeço muito desde de já pela ajuda. Beijos Ariane

    1. Olá Ariane, obrigada por acompanhar o blog! Depois dos dois vistos de esposa você terá que tirar o ILR que é a residência permanente, depois de tirado o ILR aí você pode dar entrada na cidadania, são aplicações diferentes e com preços diferentes. Eu fiz uma atrás da outra, demorei algo em torno de 1 mês pra dar entrada na cidadania depois de ser aprovado o ILR. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: