Follow:
Cotidiano Dinheiro Inglaterra Preparativos Updates Vida no UK Visto UK

Como tirei a residência ILR e a cidadania britânica.. (9)

Finalmente tirei a residência permanente, o ILR e a tão sonhada cidadania britânica. Depois de tirar 3 vistos caríssimos, gastar rios de dinheiro e muita burocracia, consegui minha cidadania britânica. Cheguei ao Reino Unido em 2010 pela primeira vez, mas só em 2014 comecei o processo de visto de casada com britânico e desde esse período completei 5 anos com o mesmo visto, renovando-o duas vezes. Já falei sobre ambos aqui no blog, se quiser saber mais informações é só buscar sobre vistos no Reino Unido.

Eu fiz tudo sozinha e digo, que, sim, é possível; com um nível intermediário de inglês e muita força de vontade, tudo é possível. O processo é bem burocrático e um pouco complicado, mas nada fora do comum. Recebo várias mensagens todas as semanas com perguntas sobre casamento e visto com britânico e há alguns blogs e comunidades com esse intuito de ajudar várias pessoas a conseguir o mesmo. Uma das comunidades mais famosas do facebook é a  I LOVE MY FOREIGN SPOUSE: defend the rights of cross-border couples.

As comunidades me ajudaram bastante no processo da cidadania, eu já tinha muita coisa preparada, pois antes da cidadania, eu tirei o ILR (Indefinite Leave to Remain), essa sim é a última etapa imigratória aqui no Reino Unido. Fiz o processo do ILR em abril e me foi concedido no mesmo dia. Ele é sem dúvida o processo mais caro, gastei algo em torno de 3,180£.

Como tirei a Cidadania:

Claro que a primeira coisa que você terá que fazer é procurar pelos sites oficiais do governo, afinal, a lei muda constantemente, pra ser mais exata, duas vezes a cada ano, então é bom sempre ficar ligado no site do Home Office. Aqui eu conto a minha experiência, mas muita coisa já mudou e com certeza ainda vai mudar.

A segunda é se certificar que você já possui o ILR, infelizmente sem isso, você não conseguirá aplicar para a cidadania britânica. O ILR é a última etapa do visto de casada, e você o renovará a cada dois anos e meio, por duas vezes, e logo o Indefinite leave to remain será o último processo. Aqui está o meu processo de visto de esposa.

Sempre verifique se você se encaixa nos requisitos para pedir a cidadania, é obrigatório que se tenha residência no Reino Unido por pelo menos cinco anos antes da data do pedido, e que continue vivendo permanentemente e tenha sido aprovado em um teste de inglês e no teste Life in the UK, que é o teste sobre conhecimento geral do país.

Atente-se que esse processo é diferente do processo de esposa de europeu, ainda mais agora com todas essas mudanças pós-brexit.

Pra conseguir a cidadania, tive que morar por 5 anos consecutivos no Reino Unido, juntar muita papelada provando que estava pagando taxas ao governo, ter estado presente no país cinco anos antes do dia da entrega dos documentos, e não ter ficado mais de 180 dias fora do Reino Unido no período de 2 anos ou 90 dias no período de 1 ano, bem como listar todas as minhas viagens pra fora do país.

Sobre o processo:

Como comentei anteriormente, usei como base todo o meu processo do ILR; já estava praticamente tudo pronto. Todos os documentos do meu emprego, P60 e as contas em dia e tudo datado com menos de 1 mês. Foi bem por isso que apliquei para o ILR pagando prioridade, assim teria a resposta no período de 24 horas. Eles me deram o resultado 15 horas depois, confirmando a minha residência definitiva. Sendo assim, no mesmo dia já verifiquei quais outros documentos seriam necessários pra tirar a cidadania. Se você é casado com cidadão britânico, já pode aplicar direto para a cidadania, não precisa esperar 1 ano como os cidadãos europeus ou outro tipo de visto.

O formulário a ser usado será o Application to naturalise as a British citizen: form AN, mas este deve ser preenchido on-line e salvo no site da Sopra Steria, anexado a todos os outros documentos.

Não é necessário preencher todas as questões, já que o mesmo formulário serve para pessoas pedindo cidadania por diferentes motivos. No entanto, é essencial preencher os campos relacionados ao seu caso.

O mais complicado são as referências, é obrigatório que duas pessoas que te conheçam, há pelo menos 3 anos e possuam as profissões listadas no site do Home Office, preencham uma ficha com uma foto 3×4 com número de telefone, e-mail, como conheceram o requerente e certificar que tudo seja verdade.

Os principais documentos você terá que fazer o upload no site do Sopra Steria (site encarregado desse processo que auxilia o Home Office).

Os documentos obrigatórios:

Todos os passaportes, tanto seu quanto do cidadão inglês;
BRP card confirmando o seu ILR;
Certificado de casamento;
Comprovante de residência durante todos esses anos;
Comprovante de trabalho durante o período;
P60 de todos os anos trabalhando no Reino Unido;
Duas cartas de referência das respectivas referências;
IELTS ou teste de inglês aprovado pelo Home Office;
Life in The UK teste
Comprovante de chegada no Reino Unido (comprovando que você estava presente no país 5 anos antes); e é claro comprovante de pagamento.

Taxas:

IELTS nas escolas aprovadas pelo Home Office tirado em abril de 2018: 150£
Life in the UK tirado em fevereiro de 2019: 50£
Dados biométricos no Sopra Steria: 19,20£
ILR tirado em 27 de março de 2019: 3,018£
Cidadania tirada em 06 de maio de 2019: 1,349£

TOTAL = 4,586.20£

O custo do pedido inclui a cerimônia de cidadania em grupo, mas, caso você queira uma cerimônia particular, terá que pagar 85£, pelo menos esse é o preço aqui do condado de Worcestershire.

O que fazer a seguir:

Depois de pagar essa facada, você terá que retornar ao site do Sopra Steria e marcar um agendamento pra tirar os seus dados biométricos (19,20£) e fazer o upload de todos os documentos que citei acima. Isso se você já não o tiver feito. Eu fiz tudo em casa e economizei umas duas horas, parece que o upload dos documentos demora bastante se feito no local da biometria.

Eles não ajudam em nada e nem te falam se todos os documentos estão corretos, o trabalho deles é só fazer o upload sem opinar. Por isso, é bastante importante checar se todos os documentos estão corretos, pois o visto ou cidadania pode ser negado. Depois de entregar tudo e fazer a biometria nada poderá ser mudado no site.

Sobre a cerimônia:

Se tudo der certo, em torno de 2 a 4 meses você obterá a resposta se sua cidadania foi aprovada, minha cerimônia foi no Register Office de Worcester. Foi uma cerimônia em grupo, com cerca de 40 pessoas que se tornarão cidadãos britânicos. A cerimônia durou algo em torno de 1 hora; antes de receber o certificado, temos que fazer um juramento de lealdade à Rainha e seus herdeiros (conhecido como oath ou affirmation of allegiance), além de uma promessa (pledge) ao Reino Unido. Eu escolhi a promessa. Recebi o certificado de naturalização e um peso de papel de vidro de Worcester das mãos do atual prefeito de Worcester e mais alguns emissários da Rainha. Eu me emocionei bastante quando cantei o hino pela primeira vez.

a cerimônia foi bem especial, ainda ganhei uma lembrança das mãos do prefeito de Worcester.

E sobre as viagens e o passaporte:

Então, como o processo foi todo feito on-line e não foi necessário entregar nenhuma documentação original, fiquei com meu passaporte todo o tempo. Durante esse tempo, eu viajei ao Brasil e não tive problema nenhum na volta, pois ainda tinha meu BRP CARD, eu só o destruí e entreguei de volta ao home office depois que minha cidadania foi aprovada.

Considerações finais:

Dá até uma dor no coração destruir um cartão desse que custou mais de 3,000£, mas isso é obrigatório, ou você deverá pagar uma multa de 1,000£ ao Home Office. Minha cidadania foi aprovada no final de setembro, ou seja, fiquei quase 4 meses nessa espera interminável, mas no final tudo ficou bem.

O primeiro passaporte britânico para um adulto leva até seis semanas para ficar pronto, mas felizmente meu passaporte ficou pronto em 4 dias,  e imagina o meu desespero, pois tinha viagem marcada pra dali a 5 dias. Logo depois, viajei a Estocolmo e imagine a minha realização de não precisar passar mais pela imigração e ter acesso a tudo o que a cidadania britânica proporciona, fez tudo valer a pena.

Não poderia deixar de agradecer a dois blogs que me ajudaram bastante quando pesquisei sobre isso lá em 2016. Obrigada Melissa Becker do Brummiebr e Liliana do Catálogo de Viagens.

Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

hu1

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

24 Comments

  • Reply Mariana Menezes

    Bem bacana a sua história Flavia. Acho que tirar a cidadania britânica é super importante. Abre portas, né?
    Gostei de ler o seu relato.

    3 de março de 2020 at 12:49
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Mariana. Foi um longo caminho, mas no final deu tudo certo! Abraços

      4 de março de 2020 at 17:21
  • Reply Luciane

    Uma amiga está dando entrada na cidadania britanica e tenho certeza que seu post vai ajudar muito ela. Valeu!!!

    3 de março de 2020 at 20:53
    • Reply Flavia Donohoe

      Que ótimo Luciane, se ela precisar de ajuda é só falar pra ela dar um pulinho aqui no blog! Abraços

      4 de março de 2020 at 17:21
  • Reply Ruthia Portelinha

    Ia comentar, “até para entregar a cidadania é preciso pagar”? Mas depois de ver tudo o que gastou, acho que paga de bom grado esse pequeno extra. Parabéns à linda e nova cidadã britânica.

    3 de março de 2020 at 21:47
    • Reply Flavia Donohoe

      sim, hehehe, é muita burocracia! Obrigada Ruthia, você sempre muito gentil! Abraços

      4 de março de 2020 at 17:22
  • Reply Murilo Pagani

    Que demaaaais! Que bom que depois de anos você finalmente conseguiu tirar a cidadania britânica!

    Fica até mais avaliada de não ter que gastar todo aquele dinheirão com as renovações´constantes de visto, né?!

    Ótimo passo a passo para quem pretende iniciar o processo!

    Abraço

    4 de março de 2020 at 20:09
    • Reply Flavia Donohoe

      Sim, e põe anos nisso, mas agora é só alegria! Posso ir a vários lugares sem precisar de visto, exemplos como o Japão e os Estados Unidos. Obrigada

      5 de março de 2020 at 18:29
  • Reply Marcela

    Minha nossa, é muita burocracia (e muito dinheiro!). Mas claro que vale a pena, né? Obrigada por explicar aqui como funciona!

    5 de março de 2020 at 09:46
    • Reply Flavia Donohoe

      Sim, muito dinheiro mesmo, mas agora que tudo já está feito valeu a pena!

      5 de março de 2020 at 19:26
  • Reply Carolina Arellano

    Lendo o seu relato me lembro tirando a cidadania italiana por casamento, mesma coisa ahaha como demora, como é burocrático, como é caro! Adorei a riqueza de detalhes do relato, tenho absoluta certeza que vai ajudar muitos leitores, parabéns!

    5 de março de 2020 at 15:37
    • Reply Flavia Donohoe

      sim, infelizmente demora muito e é muito burocrático! Mas no fim tudo vale a pena! Abraços

      5 de março de 2020 at 19:30
  • Reply Ana Carolina

    Que máximo Flávia! Parabéns pela conquista. Imagino sua alegria. Ter um visto britânico deve ser demais!

    5 de março de 2020 at 17:12
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Ana! Sim, o visto abre muitas portas! Só felicidade!

      5 de março de 2020 at 19:29
  • Reply hebe

    Adorei saber da sua história Flávia, Parabéns pela sua conquista

    6 de março de 2020 at 17:53
  • Reply Cris

    Que máximo! Um sonho viver na Inglaterra! Parabéns pela cidadania britânica! Tenho certeza que todo processo valeu a pena!

    8 de março de 2020 at 04:20
  • Reply monique

    Que bacana acompanhar esse seu relato do processo. Deve ser muito bom enfim ter tudo certinho. Dá para ficar tranquila agora. Eu amo a Inglaterra e não vejo a hora de voltar para visitar mais vezes.

    10 de março de 2020 at 12:39
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Monique, é realmente uma realização poder morar aqui e ser cidadã. Espero que você consiga visitar mais o país.

      11 de março de 2020 at 18:35
  • Reply Gabriela Torrezani

    Muito legal saber como foi o seu processo para conseguir a cidadaia britânica, parabéns! Essas burocracias dão uma canseira né… mas vale a pena!

    25 de agosto de 2020 at 07:21
    • Reply Flavia Donohoe

      E quanta burocracia, foi um processo muito longo, mas no final valeu a pena!

      12 de setembro de 2020 at 10:50
  • Reply Alê

    Imagino a sua emoção na hora que cantou o hino. Deve ter passado um filminho na cabeça de toda a sua jornada até ali. Parabéns pela cidadania! Beijos.

    26 de agosto de 2020 at 12:14
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada novamente, isso foi algo que orgulhou muito a minha mãe, com certeza ela ficou muito feliz e eu também é claro! Abraços

      12 de setembro de 2020 at 11:00

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: