Gullfoss, a cachoeira dourada

Terceira parada do circuito Golden Circle, a famosa Catarata de Gulfoss (que significa Cachoeira Dourada), é uma das maiores cataratas da Europa. Como comentei nos posts anteriores, o tempo estava bom, pois variava entre 12 e 15 graus, isso em pleno verão. Neste dia especificamente chuviscou, mas nada que atrapalhasse o passeio, era uma brisa leve de verão europeu. Assim que chegamos ao complexo, que é imenso diga-se de passagem, avistamos a incrível cachoeira, ela é gigantesca e bastante respeitável.

img_2220

img_2210

img_2211

img_9765

O trajeto é bem sinalizado e com rampas, assim fica fácil tirar fotos e caminhar sem escorregar, o caminho é longo até a entrada da catarata. Na parte inferior prepare-se pra tomar um belo banho, pois fica tudo muito molhado e escorregadio, e não se esqueça de tomar bastante cuidado. Ficamos mais tempo na parte de cima, afinal ali dá pra tirar fotos incríveis. Essa beleza da natureza é formada a partir do Rio Hvitá que desemboca na parte sul em torno de 2 quilômetros acima do rio vindo do glaciar Langjökull.

img_2214

img_2215

img_2221

img_9824

img_2173

Elá está situada na região de Sudurland que fica bem no sul do país a 100 quilômetros da capital Reykjavík.

Tem uma altura aproximadamente de 32 metros com uma largura de 70 metros. Apesar de ser uma das maiores atrações do país, não é a única catarata da Islândia, o país é repleto delas, de todos os tamanhos pra todos os gostos.

img_2175  img_2177

img_9817 img_9914

Há muitos anos se pensava em usar a catarata pra gerar energia ao país, afinal essa prática é bastante comum em países com o Brasil e o Canadá, felizmente o projeto não foi pra frente e hoje em dia a catarata é patrimônio mundial e islândes. Junto con Þingvellir e os géiseres de Haukadalur, Gullfoss forma parte do Círculo Dourado, a rota mais conhecida da Islândia.

 

Gullfoss! #gullfoss #iceland #islândia #aroundtheworld #quartodeviagem

Um vídeo publicado por Flávia Donohoe (@quartodeviagem) em

 

Quer ver a Gullfoss toda cheia de neve e congelada? Leia o post da Taís do Nyr dagur.
Não deixe de ver as outras cataratas no post da Cristina e Renato do Pegadas na Estrada.

32 respostas para “Gullfoss, a cachoeira dourada”

  1. well done Flavia, your website is quite clean and nice, I can`t read Portuguese but I`m using google, I just loved the topics about Iceland, keep going….

    1. valeu Ollie 😀
      that’s the first time someone from work have a look on my blog, it’s quite funny that you are trying using google translate to understand the posts, but I’m very glad also 😀
      Iceland is a terrific place, indeed amazing, thanks a lot buddy.

  2. Olá, Flávia! É muita água, né? Um dos lugares mais incríveis que já visitamos. Curti muito rever a Gullfoss com você. Post super bem detalhado e com fotos muito reais. Obrigada pela indicação. É um prazer compartilhar experiências sempre. Grande bj!

    1. Olá, Cristina e Renato! Eu adorei conhecer esse local, realmente um dos pontos altos da viagem. Obrigada por comentar e contribuir conosco no blog! 🙂

    2. Olá, essa cachoeira me surpreendeu muito, realmente é um dos pontos altos da viagem pela Islândia. Fico feliz que tenham gostado do post, afinal o de vocês é super completo e com fotos mais lindas ainda! Grande beijo!

    1. Olá, Karilayn! Realmente, vi alguns vídeos do período do inverno e fiquei impressionada. De qualquer forma, vale muito a pena visitar em qualquer época. Valeu por comentar!!

  3. Que lindeza essa cachoeira dourada,e ainda trata-se da maior da Europa. A Islândia é um sonho para mim, e fico imaginando como devem ser lindas as outras cachoeiras que rodeiam o país. Com neve deve ficar mágico o lugar 🙂 Adorei seu relato

    Abraços

    1. Sim, Josiane! Ela não deve nada às outras, o país é repleto de paisagens incríveis. Adoramos fazer o circuito Golden Circle, a Islândia deveria ser mais divulgada 🙂

  4. Obrigada por me linkar, Flavia!
    Essa cachoeira é linda demais, um lugar muito especial! A força que ela tem é animal, né? Ela assim no verão o barulho deve ser mais alto ainda, no inverno já achei mostruosa, sendo que tava congelada, imagina assim! <3

    1. De nada Taís, seu post está completíssimo e as imagens são de arrepiar!
      Eu achei essa cachoeira coisa de outro mundo, e o barulho é realmente assustador, foi um dos passeios que mais adorei e me deu até vontade de ir às Cataratas do Iguaçu novamente.
      beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: