Copenhague – A verdadeira cidade das bicicletas

Essa imagem representa tudo o que a Dinamarca é…

Continuando nossa viagem pela Escandinávia, nossa próxima parada seria a quase perfeita cidade de Copenhague na Dinamarca, antes disso passamos 4 dias em Dublin na Irlanda, e de lá pegamos um voo da empresa Ryanair até a capital dinamarquesa. Então, que comecem agora os posts da Dinamarca, Suécia e Noruega.

Em uma das viagens que fiz a Amsterdã fiquei encantada e perplexa com a quantidade de bicicletas que vi por lá. Qual foi minha surpresa ao chegar na linda Copenhague? A cidade que está situada na Escandinávia fica repleta de “bikes” por todos os lados e o governo realmente investe neste quesito.

copenhague1

Segundo dados do governo, nos horários de pico, cerca de 50% da população utilizam o transporte em questão para fugir dos engarrafamentos. Também é considerada a Primeira cidade mundial do Ciclismo”, sendo um oásis para os usuários do ciclismo, com 390 quilômetros de ciclovias, reservadas a eles só na capital.

img_0637

bicicletas de todos os tipos e modelos.

É possível ver esse mar de bicicletas ao chegar na cidade pelo eficiente terminal de trens. Ele está bem ao lado do Parque Tivoli e, para a nossa sorte, o Hostel que escolhemos estava a 5 minutos a pé dali; ótimas impressões da cidade já na chegada.

img_1887

img_0631

Já nos parques não é diferente, os locais vão e vêm com suas “bikes” repletas de utensílios e crianças. Acredito que assim que a criança começa a falar, ela já recebe um veículo de duas rodas ou três para desbravar o quintal ou a rua perto de casa.

img_1744

img_0896

Como em Amsterdã, os ciclistas e pedestres têm preferência no trânsito. É sempre bom se atentar ao veículo em qualquer lugar, há ciclovias bem sinalizadas e variados tipos de bicicletas; há as mães que carregam seus filhos, aquele senhor elegante que está indo para o trabalho, bem como as jovens de salto alto indo para a balada ou voltando da universidade.

Um povo que adora bicicletas! #københavn #copenhagen #aroundtheworld #quartodeviagem #dinamarca

Uma publicação compartilhada por Flávia Donohoe (@quartodeviagem) em

Quando o próprio governo oferece uma estrutura que abarca toda a população, o sistema se torna bastante democrático, por isso, seria interessante os governantes do Brasil fazerem um visita pelas cidades que realmente colocam a sua população em primeiro plano.

Mais informações: Bicicletas em Copenhague

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

24 respostas para “Copenhague – A verdadeira cidade das bicicletas”

  1. Maravilha! Eu adoro passear de bicicleta nas minhas viagens “urbanas”. Sempre que posso escolho a magrela. Acho prático, paro onde quero e olho a cidade enquanto pedalo. Obrigada pelas dicas.

  2. Ahhh Copenhagen <3 como eu amei essa cidade, vou adorar acompanhar essa sua série da Escandinávia!
    Eu também fiquei impressionada com o tanto de bike, todo mundo pedala nessa cidade, é incrível! E também como tudo é organizado e funciona pra que isso aconteça!

  3. Que vontade de conhecer Copenhagen! Vi um filme meia boca que se passa lá, mas a cidade me encantou tanto que nunca mais esqueci. Essa questão da bicicleta pra mim só é um pouquinho complicada porque eu, vergonhosamente, sou um fracasso em qualquer coisa que envolva equilíbrio. Preciso melhorar, socorro! hahaha Beijos

  4. Eu acho que seria absurdamente feliz se pudesse viver em uma cidade cujo meio de transporte pudesse ser uma bicicleta: meu corpo e espírito iriam ser muito gratos. Infelizmente onde vivo, a chance de chegar com minha bicicleta (sem que ninguém a leve) na esquina é bem pequena.

  5. Que legal! Eu adoro me locomover de bike. Isso a Europa é muito comum né? Sinto falta dessa realidade em nosso Brasil. Acho muito mais prático e econômico. Parabéns pelo post! Não tinha idéia que Copenhague era assim, estilo Holanda! hahaha. Que dez!!

  6. Muito bacana! EU acho que Copenhague é uma das cidades mais eco-friendly do mundo, se eu não estiver enganada. Que bom que todo mundo embarca na ideia, andar de bike faz um bem enorme pra corpo, mente e meio ambiente 🙂

  7. Verdade! Amsterdam e Copenhagen rivalizam para ser a capital das bikes, mas todos dizem que Copenhagen vence! Quanto às crianças, eu vi muitas em Amsterdam: por volta dos 2 ou 3 anos eles têm uma bike sem rodinhas de apoio como temos no Brasil, fiquei impressionada com os pequenos de 3 anos já se equilibrando em 2 rodas, principalmente eu que sou uma patetona sobre as magrelas!
    Suas fotos estão lindas! bikes são bem fotogênicas, né? bjs

  8. Muito show seu post. Eu sou louca para visitar Copenhague. Deve ser uma cidade incrível. Fico cada dia mais impressionada com a conscientização e a evolução da população na Europa. No Brasil precisaria muito mais que só oferecer estrutura e acesso para todos… A degradação com as coisas públicas, os roubos só por brincadeiras… Infelizmente nosso país tem um problema que vem de berço: educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: