Com os 55 anos de Brasília, para os íntimos BSB, resolvi explorar alguns pontos turísticos que remetem a minha infância. Memorial JK e Catedral Metropolitana de Brasília são os mais marcantes, quando cursava a antiga 3 série do Ensino Fundamental fui ao Memorial para um passeio escolar, a capital até então tinha 31 anos de idade. De lá pra cá, ocorreu o surgimento de vários outros pontos que denotam a arquitetura moderna de Niemeyer.
Alguns projetos saíram do papel, entre eles o Museu Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília (Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola-o fundador do PDT).
A Catedral Metropolitana de Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer como todos sabem, aliás creio que tudo tem as mãos deste ilustre senhor. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958, teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas.
O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.
O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niermeyer, inaugurado dia 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK (morto sob circunstâncias estranhas em um acidente de carro na via Dutra em 1976), diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.
Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.
Em relação à estátua, a obra foi objeto de duras críticas de setores reacionários, que viam no monumento referência a um dos símbolos do Comunismo, ideologia do arquiteto: foice e martelo. Segundo informações no site do museu.
O Museu Nacional Honestino Guimarães está localizado na Esplanada dos Ministérios, cujo nome foi dado em memória de Honestino Guimarães. O museu que tem a forma de cúpula e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, foram concebidos pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foram inaugurados no dia 15 de Dezembro de 2006, no dia em que o arquitecto celebrou os seus 99 anos de idade.
Quem foi Honestino?
Foi um líder estudantil preso e desaparecido na Ditadura Militar em 1973, foi eleito presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB). Somente no dia 12 de março de 1996 teve seu óbito oficialmente reconhecido, sendo laureado pela UnB no ano seguinte com o Mérito Universitário.
Em sua homenagem, a principal organização estudantil da Universidade de Brasília se chama Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães. Logo, logo, mais de Brasília por aqui.
Outro museu bastante importante da capital federal é o CCBB, quer ler mais sobre este? Visite o Atravessar Fronteiras da Adriana Magalhães.
◊
No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.
Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.
– Alugue seu Carro na Europa, Brasil e América Latina com a RentalCars.
– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.
◊
Que legal conhecer um pouco mais de Brasilia assim! Eu nunca estive por lá e fico curiosa em conhecer, ainda mais por se tratar da capital do país. Vou ficar de olho nesses posts e ir anotando lugares legais pra ir conhecer numa futura visita 🙂
Apesar de tudo, eu adoro Brasília, e gosto muito também das cidades-satélites, lá existem várias cidades no entorno de Brasília, pois a capital é só no centrão, o post da Fernanda ficou muito completo, caso você queira mais saber da cidade, na tag Brasília, têm vários posts antigos =)
Espero muito que você conheça a capital do país algum dia..
Olá,Tais. Agradeço o comentário. Brasília fica à sombra da política, a maioria dos brasileiros não tem real interesse em conhecê-la. Ela (digo Plano Piloto e redondezas) é diferente de quase todas as capitais e há a forte presença do concreto, bem como uma linguagem peculiar como tesourinhas, agulinhas, asas, pardais e afins. Nas regiões administrativas, a vida é comum e não se difere em nada de uma cidade do interior. Alguns a amam, outros a odeiam e eu a suporto com carinho… Beijos 🙂
Que lindo Fernanda, emocionada e com saudades da terrinha, Brasília é problemática, mas é a nossa casa, né! <3
Esse post me deu uma saudade de Brasília! Morei um ano por lá, e tenho muitas boas lembranças. Adorei o post, lindas fotos! Abraços.
Olá Angélica, fico muito feliz. Brasília está sempre no coração, mesmo morando longe, sinto muita falta da cidade, principalmente do calor! Abraços
Visitei vários pontos turísticos de Brasília, mas em alguns não entrei, como foi o caso do Memorial JK. Muito bom saber como é por dentro!