Atomium em Bruxelas

Sempre tinha visto fotos e cartões postais desse monumento, e, como qualquer monumento, pensava que era mediano. Imaginem qual foi a minha surpresa quando o vi e achei realmente gigantesco; o Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas na realização da Expo 58, com 103 metros de altura, o monumento representa um átomo elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.

As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior e com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Já em outras esferas há exposições sobre os anos 50 do século passado.
bruxelas1

bruxelas2

As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança. Infelizmente por conta do inverno rigoroso não conseguimos entrar no monumento, realmente uma pena.
Planejada inicialmente para durar apenas seis meses pelo arquiteto André Waterkeyn, sobreviveu tornando-se um local de visita obrigatória para os turistas. Muitos consideram o Atomium um ícone nacional, rivalizando com o Manneken Pis (o minúsculo menino mijão), junto destes estão o centro de congressos da União Européia e o Parque Mini-Europa.
DSC08777-7
O Átomo é um dos cartões postais de Bruxelas, quando se vê pela primeira vez esta enorme estrutura, você fica meio sem saber como classificá-la, se é uma grande escultura ou uma obra genial da arquitetura. Em todo o caso, a primeira impressão é sempre de deslumbramento tanto pela dimensão quanto pela imponência e pelo brilho metálico que a reveste.
DSC08786-7
DSC08792-14
DSC08796-7
DSC08797-13
HPIM1331-7
P1261974-7
DSC08786-8
DSC08765-7
DSC08797-14
DSC08743-8
P1261964-13
Na época vivia-se um grande otimismo com a fantasia e a inovação na arquitetura, sendo assim nada mais certo que continuar com o monumento. Naturalmente, sofreu um grande envelhecimento, que obrigou à realização de obras de renovação, que decorreram entre 2004 e 2006.
Pode ser visitado todos os dias do ano, das 10 às 18 horas, sendo a entrada gratuita só para crianças menores de 12 anos. A visita incluiu a subida à esfera mais elevada, inclui ainda a visita a cinco outras esferas, por escadas, algumas delas rolantes.
bruxelas3bruxelas4

Entrada: 11 Euros | Estudantes: 8 euros / Aberto das 10h00 às 18h00.

O Átomo fica na cidade de Bruxelas, na periferia noroeste da cidade.  Próximo ao Estádio de Heysel Park, pra ir até lá é só pegar o metrô na linha 1A, saindo na estação de Heysel.

Nos arredores do Atomium fica um grande complexo de diversões, o Bruparck. Lá têm vários passeios como o Mini Europe, uma parque com maquetes gigantes de todos os principais monumentos da Europa, que vão desde o Big Ben ao Arco do Triunfo, e é ótimo para tirar fotos ou para visitas com crianças, como estivemos em Bruxelas no inverno, infelizmente não foi possível entrar no Mini Europe, pois o parque não funciona nesta época do ano.

Pra terminar o passeio por Bruxelas, ainda tem a Rota dos Quadrinhos, até lá!

bruxelas5

rota do centro de Bruxelas até o Atomium, você poderá utilizar o serviço de metrô e trem da capital.

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe,Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Atomium, Avenue de lAtomium, 1020 Bruxelas, Belgium

17 respostas para “Atomium em Bruxelas”

  1. Que honra você por aqui Paula! Eu ainda quero voltar tanto a Amsterdã quanto a Bruxelas no verão ou na primavera, não sei ainda quando, mas adorei muito as duas cidades! Fica tão próximo à Holanda, na época pagamos 7£ no trecho de ônibus da eurolines, vale a pena! BJ!

    1. Isso mesmo Aninha, eu pensei que o Atomium era bem pequeno, mas é gigante e também gostei de ter conhecido aquela parte da cidade, já que é um pouco afastada do centro. A Bélgica é linda e Bruxelas é bem charmosa.

    1. Pois é Ju, o Atomium é um monumento até interessante, e acho que vale a pena dar uma passada lá, é só pegar o metrô e ainda tem o Mini Mundo ali do lado, a vista lá da cima deve ser perfeita! E como você disse, a Torre Eiffel também foi feita para uma exposição, gostaram tanto que deixaram ambos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: