Air France – A Classe Econômica Premium

Boeing Triple 7-300 da Airfrance no Charles de Gaulle, Paris

Viajar para a Europa em época de verão requer planejamento e sorte. Ao pesquisar as passagens aéreas, optei pela Air France, pois era uma das poucas que fazia conexão na cidade de Birmingham na Inglaterra. A rota foi Brasília-Paris-Birmingham na ida e Birmingham-Paris-Brasília na volta e consegui a preços acessíveis (3,800 R$) a Classe Econômica Premium com saída da terrinha (diga-se: Brasília). Até esse ponto estava tudo tranquilo, mas eis que entrou o quesito sorte.

Dois dias antes, a Air France me enviou um comunicado em que dizia que eu deveria cancelar ou mudar a data da partida, naquele período houve a greve dos comissários que durou até o dia 2/08.  A revolta foi imensa, essa empresa não tem consideração com os seus clientes e simplesmente deixam a cargo dele e não oferecem um canal claro para atendimento, somente disponibilizam o Twitter e um telefone que nunca funciona.

IMG_0419

Guichês no aeroporto internacional de Birmingham

Outra situação é que a rota mencionada acima foi retirada este ano (BSB-PARIS) e agora quem vive em Brasília deve fazer mais uma conexão seja no Rio ou São Paulo. Ainda assim, mostrarei como foi a minha experiência em voar nas duas classes, pois ao voltar optei pela Business.

Como fui obrigada a mudar a data e já tinha as minhas férias programadas, sem nem pestanejar antecipei o voo e tive que sair no dia seguinte 27/07 rumo ao Rio – Galeão com ida pela GOL que é a parceira da Airfrance. Já fiz mais de 50 voos e em muitas companhias internacionais como LOT, AA, SAS, AVIANCA, TAP e LATAM (fora as lowcosts) e posso afirmar que o serviço durante a viagem e o pós-venda  da empresa francesa é bem razoável/ruim.

IMG_6695

Boeing Triple 7-400 da Aifrance no Galeão, Rio de Janeiro

Apesar de estar voando em um posição mais cômoda e com alguns benefícios, como usar a sala VIP/lounge e embarque prioritário, não pretendo voar por ela novamente. O foco do post é para os viajantes que usam a classe econômica e para que saibam o que é oferecido aos clientes das Classes Econômica Premium e Business e se vale a pena optar por esse serviço.

No aeroporto, quem optar por este serviço terá check-in e embarque prioritário (SKY Priority), bem como 2 (dois) volumes de 32kg (saída do Brasil) mais a mala de mão totalizando 18kg. O acesso à Sala Vip/lounge é feito mediante disponibilidade da empresa e deve-se efetuar o pagamento entre 45$ e 50$ dólares, sendo a Sala Vip do Galeão a mesma da GOL linhas aéreas. Se você estiver voando de classe econômica e obter o cartão Priority Pass, terá acesso à Sala Vip de acordo com o seu plano.

IMG_6736

Classe Econômica Premium

Já à bordo,  a classe está em locais diferentes dependendo da aeronave. No voo AF443, boeing 777-400 está próxima à Business Class e ocupa um espaço pequeno com apenas três fileiras por setor (fiquei no primeiro). A poltrona da Classe Econômica Premium é 40% maior em relação à Classe Econômica, o layout é 2-3-2 e, para minha sorte, fui sozinha na última fileira da dita classe.

O diferencial, na minha opinião, é o espaço que realmente te oferece mais conforto. No entanto, a poltrona, apesar de deslizar dentro do espaço físico, deixa a desejar, pois o descanso para os pés é bastante curto e não há posição confortável durante o sono. O estojo de amenidades é bem simples, mas bem-vindo (já que várias empresas deixaram de oferecer aos clientes da econômica) e reflete o design da companhia.

P4221190

01

Parada no aeroporto Charles de Gaulle em Paris

O serviço de bordo se difere na apresentação, pois está inspirado na Business e no voo, com saída às 16hs, são oferecidos um aperitivo, o jantar (com duas opções quentes) e o café da manhã. Além disso, são disponibilizados durante toda a viagem snacks e bebidas. Pode-se optar pela garrafa de vinho individual e oferecem também um cone repleto de chocolates ou doces.

Flybe, lowcost britânica, rumo à cidade de Birmingham, Inglaterra

Os comissários, em sua maioria franceses, demoraram bastante para iniciar o serviço de bordo e não oferecem um tratamento tão exclusivo assim. Na realidade, neste voo saindo do Rio o atendimento durante todo o voo me pareceu bem mediano.

A apresentação da comida não se difere de maneira relevante à da Classe Econômica

O tempo de voo saindo do Rio dura por volta de 10h30min com saída do Terminal 2 Galeão e chegada no Terminal 2E no Charles de Gaulle em Paris. Para quem viaja de Premium não é oferecido o serviço de Fast Track, que lhe dá prioridade na fila da imigração. Outro detalhe é que mesmo se você comprar um bilhete diferenciado, ao fazer viagens domésticas ou para países próximos, como Inglaterra, o serviço oferecido será o econômico.

E no meu caso ainda foi pior, pois tive que pegar uma lowcost britânica, a Flybe, ou seja, mais uma pegadinha da Air France para com a minha pessoa.

Por fim, não recomendo a empresa para viagens feita na classe citada, já na Business é outra conversa.

Em um próximo post, contarei o voo de retorno que foi feito pela mesma empresa só que na Business Class.

Pra quem não acompanhou, transmiti, em tempo real, no meu stories via Instagram toda a viagem. Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

hu1

Booking.com

40 respostas para “Air France – A Classe Econômica Premium”

  1. Eu sempre morro de dó de pagar essa classe intermediária, acho um preço salgado para poltronas que antes a gente sentava de graça hahaha. Todo mundo fala muito bem da Air France, então estou surpresa com o seu relato. Farei meu primeiro voo com eles agora em novembro, mas vai ser interno aqui na Europa e curto, então não é muito parâmetro.

    1. Olá, Gabi. Tudo bem? Eu fiz a cotação e pensei que valeria a pena pagar pelo serviço. Se estiver entre 3 mil e 4 mil, em época de alta temporada, vale a pena. A poltrona é um pouco melhor devido ao aumento do espaço, das empresas que conheço que oferecem esse assento há British A e a Air France. A Flávia já viajou em econômica pela KLM e gostou bastante, mas eles não oferecem essa cabine. Peguei dois voos domésticos com a AF e não se diferem em nada de uma TAM, por exemplo. Vou fazer um post sobre a Classe Executiva da Air France, apesar de o atendimento ser superior, prefiro não me arriscar mais. A diferença a ser paga, quando há problemas, é exorbitante. O pior é que não oferecem respaldo. Na semana da greve, eu entrei no Facebook da empresa e me assustei, havia tantas mensagens de todos os lugares do globo, sinceramente não sei como não “quebra” rsrs. Obrigada! 🙂

  2. Putz, Fernanda.. que saco ter pego bem a greve deles. Eu já ouvi e li vários relatos sobre coisas cabeludas da Air France, ai agora mais o seu relato pra ter certeza mesmo que eu to bem sem ela! haha
    Tudo bem que nas minhas pesquisas de voo, ela nunca aparece com um preço bacana, mas se um dia eu tiver que pagar mais caro pra voar com outra cia, não pensarei duas vezes. Olha eu, peguei trauma sem nem ter usado o serviço mesmo! haha
    Obrigada por compartilhar sua experiência com eles. Beijos!

    1. Olá, Tais!! Essa empresa só tem fama rsrs, já voei pela LATAM e TAP e o atendimento/serviço da AF é inferior pela “exclusividade”. Talvez seja porque saia do Brasil, é bem relativo. O que mais me deixou insatisfeita é a forma como eles se comunicam com o cliente e disponibilizam os canais. É um sonoro “resolve aí”, posso dizer que as empresas brasileiras, devido à legislação da ANAC, são uma “mãe”. Só viajaria novamente se saísse de BSB e com cortesia nessa cabine. Já a cabine da Classe executiva, que farei um post futuro, é realmente superior. A AF é cara mesmo, só me aventurei, pois não queria passar por Londres e não há opções para outras cidades da Inglaterra, mas vejo que é preferível descer no Heathrow que ir à falência rsrs…Obrigada,Tais, por comentar!

  3. Poxa, que pena… A única vez que fui para a Europa de Air France, em 2010, achei o serviço muito bom e paguei uma pechincha de 800 reais! E ainda ganhei 10 mil milhas pelo atraso de meia hora do vôo. De lá pra cá muita coisa pode ter mudado né?!

    1. Oi, Bianca, tudo bem? Nossa, que barato! Por esse valor nem reclamaria tanto do serviço hehehe! Na verdade, acredito que todas as companhias pioraram em relação ao atendimento. Eu ainda estou revoltada com a conversão das milhas para a Smile. A volta só me rendeu 1500 milhas, um absurdo. Não quero nem mais me estressar, quis fazer o post para relatar as idas e vindas pela Cias de aviação e alertar se vale a pena mesmo pagar essa diferença. Estou tentando juntar milhas só pela Oneworld para tentar ganhar promoções, pois está difícil viajar com essa crise. Revoltante essa conversão da AF/GOL sobre as milhas, fiz o mesma rota pela LATAM e obtive 18 mil e com a Air France 10 mil, tem cabimento? Obrigada!!:)

    1. Olá, pessoal, Carlos e Gleidys! Obrigada eu, realmente temos que falar bastante sobre essas empresas e publicar os problemas, pois, a cada ano, o serviço está pior. Elas só querem vender, e olha que eu sou uma pessoa bastante maleável e sempre tento resolver da maneira benéfica para ambos. A Flávia viajou pela KLM (AF é dona) e teve o mesmo problema. Cobraram em torno de 400 euros para remarcação, felizmente ela resolveu naquela época. Então, eu cansei da AF e só de ouvir o nome greve, quando vou viajar, já pressinto o pior rsrs Já que o mercado é amplo, temos a possibilidade de viajar por outras.

  4. Aii, que raiva que eu tenho dessas alterações de voo e não dão a mínima pra gente. ¬¬’ Aconteceu nos meus dois últimos voos e quebrou todos os meus planos. E pior ainda quando a viagem não é boa, confortável. Bom saber do teu relato pra fugir da cilada. :/

    1. Olá, Katarina! Nem me fala, já viajei várias vezes com a Latam para fora e nunca tive problema. O pessoal reclama bastante dela, mas em comparação ao serviço não noto diferença. Inclusive até prefiro a LATAM por ser brasileira e poder pontuar só em um só programa de relacionamento. Agora com essa AF/KLM só entramos em cilada, depois desta última só se for de graça e olhe lá hehehe. O atendimento da Business é excelente, mas é muito caro. Não vale a pena, é preferível gastar no destino ou em um hotel melhor!! 🙂

    1. Tudo bem, Ge!! É horrível, né! Ainda mais quando você está com os dias contados e não pode perder nada. Eu gosto bastante de Paris, mas não sou fã daquele aeroporto, ele é muito longe e visado. Prefiro chegar por trem na Gare du Nord! Agora que retiram o voo de BSB terei que ir pela Inglaterra, de qualquer forma, sempre é bom viajar. Pelo menos, até com as experiências ruins nós podemos amadurecer e tirar algo de positivo! 🙂 Obrigada!

    1. Olá, Camila! Obrigada, eu sou bem tranquila, tento não me estressar. Eu pelo prejuízo que ia ter, resolvi mudar a data para um dia antes e seguir com a viagem, pois só teria 20 dias e se cancelasse ou colocasse pra depois perderia 5 dias. Essa empresa tem muitas reclamações nas redes sociais, agora sempre que viajo e vou comprar passagens eu olho as últimas reclamações e se terá alguma greve programada rsrs 🙂

    1. Olá, Lorraine. Obrigada pelo comentário. Vou tentar detalhar bem o post da Business, há pontos positivos e negativos. No mais, não pretendo comprar mais por ela, pois ela só vê o cliente como números, se o serviço estiver bem, ok! Se não, é só uma pessoa irrelevante que reclama. Eu pude perceber que nós temos muita força nas redes sociais, inclusive há muitas reclamações sobre a AF no Facebook; o voo doméstico é parecido ao das brasileiras e o Terminal CDG não é nem de longe o melhor aeroporto se comparado aos seus pares na europa. Então acredito que os franceses têm que melhorar bastante a questão do atendimento. 🙂

  5. Em uma viagem longa assim, a gente espera no mínimo ser bem tratata e ir confortável, né? Muito triste que não foi bem assim… (fora toda a dor de cabeça de remarcar e blobloblo). Lista negra pra AirFrance!

    1. Olá, Camila. Exatamente, ainda mais quando se gasta um pouco mais. Já escutei várias reclamações, os comissários não são rudes, mas eles demoram pra atender nessa classe intermediária. Foi válido para conhecer, mas quem não pode gastar tanto, não compensa! Obrigada 🙂

    1. Obrigada, Juliana! A empresa oferece um voo doméstico muito bom, mas esse do Brasil para a França (começo da tarde) eu não gostei do atendimento. Na volta vim de executiva, mas o voo atrasou quase 1 hora. O serviço da classe que mencionei no post é muito demorado e eles se preocupam mais com o pessoal que está na frente que é da Business. Farei um post sobre essa última classe, notei uma grande diferença. No entanto, o pior que me pareceu desta empresa foi o descaso em relação ao pós-venda, lamentável!

  6. Obrigada, Adriana! Acompanhe o próximo post sobre a AF, nele falarei sobre os pontos positivos e negativos da Business Class. Abraços!! 🙂

  7. Poxa, que situação. Já peguei greve na Air France e voei com eles várias vezes e nunca tive o que reclamar. Bem pelo contrário. Por isso fiquei mega surpresa com o seu relato… Mas, enfim, cada caso é um caso, né?

    1. Olá, Dayana! Tudo bem? 🙂 Também não imaginava que o serviço pós-venda era ruim. Pra você ter ideia, eu só consegui antecipar depois de pagar uma diferença. Eles não me ofereceram a remarcação sem custo, e não consegui falar com ninguém pelo número. Depois contei todo o caso e simplesmente não fizeram nada, me disseram que era responsabilidade minha, pois não entrei em contato por telefone. Como se eles não atendem! Ridículo! Enfim, de novo só se for cortesia!

    1. Oi, Alessandra! Parece que o serviço mediano/ruim se tornou comum nas empresas aéreas, salvo as do Oriente Médio. Como muitas vezes, eles oferecem promoções parece que nem se importam com o cliente. O pior é quando você paga a mais para ter tranquilidade, eu só faço isso de vez em quando, pois tenho medo de voar e quero dormir a viagem inteira e se a poltrona for maior eu não entro em pânico. O bom é que, com o tempo, esse medo está indo embora! Eu realmente, nem me importo de ir de econômica, mas se aparece uma classe superior, com desconto ou um pouco mais cara, eu prefiro! 🙂 Obrigada!

  8. Já viajei com a Air France de fato não é o melhor serviço do mundo… mas eles normante tem promoção o que ajuda bastante! Que ena isso da greve é sempre um saco ter que mudar voo mas pelo menos adiantou a sua viagem, seria pior atrasar…

    1. Pois é, Yasmin! A única opção que tive para antecipar veio bastante cara, eles dizem que é sem custo, pois o erro foi deles, mas não foi bem o que aconteceu. Quando há greve por lá, eles simplesmente lavam as mãos. É um sonoro “Se vira”! Ainda há um agravante, se a passagem for mais cara, você também pagará mais caro. Enfim, se for pra passar raiva, que seja com uma empresa com legislação brasileira. A LATAM não é das melhores, mas o serviço da Business da LATAM e custo-benefício me pareceu melhor. Pena que não há classes intermediárias por aqui. 🙂

    1. Oi, Renata, espero terminá-lo esta semana! O atendimento é diferente realmente, mas nada muito exclusivo. Inclusive o voo atrasou em 45 minutos e os benefícios são o uso da sala Vip e embarque prioritário. Se for em conta ou tiver dinheiro sobrando, vale a pena. Caso contrário é melhor gastar no destino! 🙂

  9. Fernanda, uma pena que você não teve uma experiência positiva com a empresa. Mas agora fica o alerta para todo mundo que pretende viajar com a AirFrance… Fiquei curiosa para ver o post da viagem de business!

    Beijo!

    1. Tudo bem, Danielle? Eu não gosto de criticar à toa, realmente é mais um alerta para, ao ver uma passagem barata ou benefícios demais, tomar cuidado e pensar bastante. Eu pude perceber que, se der algo errado, os valores praticados pela empresa são abusivos, e olha que o erro foi deles, imagine se fosse meu? O lado bom das empresas brasileiras é que temos bastante segurança devido ao Procon e à legislação da ANAC. O atendimento no aeroporto do Galeão foi muito bom, mas em voo (atendimento lento, desdém do comissário) e o pós-venda (remarcação-milhas) foram medíocres. O post da business deve sair em breve, obrigada 🙂

    1. Olá, Edson! Eu comprei com desconfiança também, minha irmã viajou pela KLM e teve alguns problemas. Agora é certeza, só se for cortesia rsrs Eu não sei como essa empresa ainda é gigante, deve haver muitas reclamações nos órgãos referentes à aviação. As empresas brasileiras não são tão ruins assim, afinal! Obrigada!

  10. Olá, Eloah! Tudo bem? Eu fiquei bastante insatisfeita com a posição deles, só se preocupam em vender. Acho que esse é o mal que acomete a maioria das empresas aéreas. Só viajo com AF em último caso e ou se for cortesia. Pelo menos não prejudicou a minha viagem! 🙂

  11. Oi Fernanda, desculpe discordar, mas a minha experiência com a Air France foi completamente diferente da sua e coincidentemente tive um vôo cancelado de Paris à São Paulo na mesma época e fomos tratados de forma muito profissional e respeitosa pela companhia aérea, inclusive sendo reembolsados financeiramente pelo atraso. A empresa poderia ter usado como desculpa para o cancelamento do vôo a tal greve, mas informaram à todos os passageiros que se tratava de um problema técnico na aeronave, o que achei muito sincero e honesto da parte deles. Nos vôos, tanto de ida quanto de volta, fomos muito bem tratados pelos comissários de bordo, além de acharmos que o serviço foi muito à contento, inclusive superando as expectativas. Nosso vôo foi de classe econômica, tanto na ida quanto na volta, só achei o espaço apertado, mas nessa classe a gente não espera muito, não é? Uma pena sua experiência ter sido frustrante! Até fiz um post onde relato tudo que aconteceu conosco: http://wp.me/p7tope-1cy
    Um abraço e boa sorte na próxima viagem.

    1. acho que o problema da Fernanda foi mais sério, pois eles cobraram um valor exorbitante na remarcação da passagem, inclusive eu também já tive problemas com eles no passado, fico feliz que não foi o seu caso! E o legal de fazer um post neste modelo é que podemos ver diferentes perspectivas! Obrigada 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: