Follow:
8x8 África do Sul Argentina Blog's Blogosfera Brasil Brasília Cidade do México Curiosidades Doha Espanha México Moscou Qatar Rússia Suíça

[8 ON 8] – Países que realizaram a Copa do Mundo

img_969511

1.Não poderia deixar de começar com a atual anfitriã, além de Moscou é claro, várias cidades na Rússia estão abrigando o Mundial 2018. Um dos lugares mais iconicos de todo o país é a Catedral de São Basílio.

Com a Copa do Mundo a todo vapor, nosso projeto do mês é sobre as cidades ou países que já abrigaram esse grande torneio. Felizmente já visitei vários destinos futebolísticos e sou amante do esporte, sempre que posso visito os estádios e tento ver algum jogo. A Copa da Rússia está emocionante e vamos começar pela mãe de todas as pátrias.

A Copa de 2018 é a 21º edição do torneio e é a primeira vez que sedia o evento, foram escolhidas 11 sedes e a final será disputada em Moscou.

img_8723

2.a Copa de 2014 foi realizada no Brasil, e uma das sedes foi Brasília; esse foi o jogo França Vs. Nigéria realizado no Mané Garrincha com vitória da seleção francesa.

A Copa de 2014 foi a 20º edição do torneio e foi a segunda vez que o Brasil realizou o torneio, infelizmente perdemos nas duas edições, em 1950 e 2014; até hoje vivemos com os fantasmas dessa Copa.

img_55971

3.O México sediou a Copa duas vezes, a primeira em 1970 (importante torneio para o Brasil); e 1986. O estádio acima, Estádio Universitário da UNAM foi um dos utilizados para esse torneio, além é claro do tradicional estádio Azteca localizado na Cidade do México.

As Copas do México tiveram muito significado para os times latino-americanos, consagrando não só o Brasil como tricampeão, mas também a genialidade de Pelé e Maradona. Foram as 9º e 13º respectivamente.

p80506981

4.Icônico estádio do Boca Juniors, a Copa de 1978 (a famosa copa roubada), foi sediada na Argentina no Estádio do River Plate.

Foi uma das épocas mais obscuras que o país estava vivendo, e o governo se utilizou da Copa pra criar uma cortina de fumaça, sendo assim, os argentinos levaram a taça com a ajuda de seu craque Maradona; a Copa da Argentina foi a 11º a ser realizada.

img_32701

5.Cidade do Cabo foi uma das sedes na Copa da África do Sul, e com certeza passei pelo estádio que sediou um dos jogos, esse é o estádio Cape Town Stadium em Green Point.

A Copa da África do Sul foi uma das mais animadas, quem não se lembra da música Waka Waka da Shakira e as famosas vuvuzelas? A Espanha se sagrou campeã com seu famoso esquema tático Tiki-taka, mas isso já história. A África do Sul foi a 19º sede do torneio.

p10608301

6.A Espanha foi a 12º sede da Copa do Mundo, e apesar do Brasil ter perdido o título foi uma das seleções mais fantásticas que o Brasil já teve, acima o estádio do Barcelona futebol clube.

Craques como Zico e Sócrates até hoje são lembrados tanto nacionalmente quanto internacionalmente, com a música Voa Canarinho voa, o Brasil era o time mais alegre e consistente que uma copa já teve, apresentando um futebol ofensivo e goleador que conquistou a Espanha e encantou o mundo. Essa foi a primeira edição com 24 participantes e foi uma das pioneiras no que se diz em relação a arbitragem.

img_08341

7.A sede oficial da FIFA fica em Zurique na Suíça, e esse foi um dos lugares que conheci na minha viagem pelo país, como boa fã de futebol não poderia deixar de visitar a sede do esporte mais famoso do planeta, ainda assim a Suíça foi uma das sedes da Copa.

A Copa de 1954 foi a 5º edição que ocorreu de 16 de junho até 4 de julho, em comemoração ao 50º aniversário da FIFA, o evento foi sediado na Suíça, a Alemanha Oriental foi a campeã desse torneio.

img_13031

8. e pra terminar, vou escolher a próxima sede da Copa do Mundo que será em Doha no Qatar.

Com sete cidades-sede, o campeonato será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro, primeira vez em que é disputado no final do ano, afinal o Qatar é um dos lugares mais quentes entre junho e julho, a edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes.

copa1

copa2

copa3

Quer ver mais fotos sobre a Copa do Mundo? Não deixe de visitar os outros blog’s participantes:

◊ Let’s Fly Away  ◊ Ana Luiza Carvalho – Espiando pelo mundo 

Veja o projeto anterior, [8 ON 8] – Cenários de Cinema.

Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

hu1

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

20 Comments

  • Reply Analuiza Carvalho

    oi Flávia… muito legal esta volta ao mundo através da Copa do Mundo. Eu também adoro futebol e estádios e sempre que possível visito ou assisto a alguma partida, como por exemplo ao Chivas de Guadalajara no Estádio Jalisco, onde o Brasil jogou algumas partidas na Copa de 70. Comi muita pipoca apimentada na ocasião. Adorei esta viagem que você proporcionou com este [8 on 8]. 🙂 bjs

    9 de julho de 2018 at 15:14
    • Reply Flavia Donohoe

      Que demais Aninha, eu não consegui assistir a nenhum jogo no México, mas já vi na Argentina, Uruguai, Espanha, França e por aí vai, aqui mesmo na Inglaterra sempre dou um jeito de ir, visitei Guadalajara e vi esse estádio, essa pipoca é clássica hahaha, obrigada. Beijos

      10 de julho de 2018 at 16:15
  • Reply NiKi Verdot

    Muito show esse post! Adoro futebol e, principalmente, torcer durante a Copa! Não tinha ideia que Zurique tivesse sido sede da Copa.

    10 de julho de 2018 at 11:06
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Niki, foi a sede quando a FIFA completou 50 anos, eu adoro Copa pois ela já está inserida no contexto histórico da humanidade. Abraços

      10 de julho de 2018 at 16:33
  • Reply Ruthia

    O futebol não é um desporto que me fascine particularmente, mas com um filho rapaz, tive que assistir aos jogos de Portugal no mundial. Torci por eles mas não foi um drama quando foram eliminados. Acho que, para além de 2 ou 3 estádios portugueses, só visitei o do Real Madrid (mais uma vez, por causa do Pedrinho. Acho que à medida que eles crescer, vai pedir para conhecer mais).

    10 de julho de 2018 at 12:40
    • Reply Flavia Donohoe

      hahaha, crianças em sua maioria são loucas por futebol, ainda mais as grandes ligas. Portugal melhorou muito e me parece um bom time, uma pena não ter chegado tão longe assim como o Brasil. O seu filho sabe das coisas, também adorei o estádio do Real Madrid. Abraços

      10 de julho de 2018 at 16:35
  • Reply Alexandra

    Adorei o post. O topo desta lista está Moscou. louca pra conhecer esses castelos.

    10 de julho de 2018 at 13:05
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada, Moscou é uma cidade incrível mesmo!

      10 de julho de 2018 at 16:36
  • Reply Jair Prandi

    Lembro que a primeira Copa que acompanhei foi a de 1982 na Espanha, quando colecionava as figurinhas! Depois disso vi o Brasil ganhar em 1994 e 2002, pena que mais uma vez vimos o sonho de Hexa adiado!

    10 de julho de 2018 at 22:21
    • Reply Flavia Donohoe

      Nossa faz tempo hein, a primeira Copa que acompanhei foi a de 1994, mas me lembro de relances da de 1990, pois tinha uns copos gigantes com fotos dos jogadores. Também assisti todos os jogos das Copas seguintes, a mais marcante foi a de 1998, até por isso tenho ranço do time francês. 😀

      16 de julho de 2018 at 13:57
  • Reply Cristina

    Que listinha legal! Amo Copa do mundo e Viagens ao redor do mundo! Dessa lista ainda me falta África do Sul e México. Quem sabe um dia. Parabéns pelo post. No clima da copa!

    11 de julho de 2018 at 01:50
    • Reply Flavia Donohoe

      a lista foi unir o útil ao agradável. Eu adoro Copa do Mundo e viajar então nem se fala! Obrigada e abraços

      16 de julho de 2018 at 14:17
  • Reply Lulu Freitas

    Adorei fazer essa volta ao mundo pelos países sede da Copa. Conheci um pouquinho de cada um e de quebra o Catar que será a sede ano que vem. Muito fofo os cartazes das Copas, de um toque final todo especial.

    11 de julho de 2018 at 16:58
    • Reply Flavia Donohoe

      O Catar será a sede do próximo Mundial em 2022, eu sempre adorei os cartazes, inclusive tinha figurinhas na época que colecionava nos anos 1990. Abraços

      16 de julho de 2018 at 14:22
  • Reply Carol Miranda

    Adoro futebol. Queria tanto ter ido assistir a copa na Rússia, mas não deu. Quem sabe não consigo ir na próxima, hein?!

    11 de julho de 2018 at 23:49
    • Reply Flavia Donohoe

      Assistir a Copa é um grande evento com certeza, quem não é louco pra ir! Abraços

      16 de julho de 2018 at 14:27
  • Reply Cynara Vianna

    Adorei ver um resumo sobre a Copa dessa forma. Vou mostrar e meus filhos que adoram futebol.

    12 de julho de 2018 at 12:28
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Cy, eu adoro Copa e é sempre bom relembrar. Abraços

      16 de julho de 2018 at 14:29
  • Reply Giulia

    Que post legal, também sou amante de futebol e não conheço tantos lugares que foram sede desse espetáculo. Só o Brasil, onde a gente sempre perde. Abraços.

    17 de julho de 2018 at 11:28
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Giulia, espero que conheças mais lugares e aproveite bastante! Abraços

      22 de julho de 2018 at 22:39

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: