Follow:
Cardiff Mochilão Inglaterra Museus País de Gales Pontos Turísticos Reino Unido Vida no UK Walking Tour

Um fim de semana por Cardiff [FEV.2017]

img_2881

A impressionante cabeça gigante na Baía de Cardiff.

Já fui a Cardiff algumas vezes, mas essa foi a primeira vez da minha irmã e mais um país pra lista dela, afinal o País de Gales é outro país. E eles são bem diferentes dos ingleses, tanto na língua quanto no comportamento, já que são bem mais abertos e simpáticos, assim como os escoceses. Como muita gente deve pensar, a cidade é bem menos desenvolvida que Londres, se parece muito às várias cidades do interior da Inglaterra e tem o seu charme, além de se manter mais ligadas às raízes.

img_2865

Uma das várias estátuas na Cardiff Bay.

Onde eu moro já é quase na fronteira com o País de Gales, mas até Cardiff, que é a capital, demora mais ou menos umas 2 horas de trem. De qualquer maneira, o trajeto é rápido e sempre indico pra quem vem à Inglaterra visitar pelo menos a capital. Sim, o País de Gales, Wales ou Cymru fica na ilha britânica, faz parte do Reino Unido e da Grã-Bretanha, mas assim como a Escócia tem um parlamento independente em relação à Coroa Britânica.

cardiff1

img_3931

img_2835

O mercado central

E mesmo compartilhando da história política e social, os galeses mantiveram sua identidade cultura e linguística, já que falam tanto o inglês quanto o galês, e isso é possível ver em todas as ruas da cidade e do país. Saindo de Londres é fácil chegar à capital galesa, trens pela companhia GWR- Great Western Rail levam de Paddington a qualquer parte do país de preferência à capital Cardiff e às cidades como Swansea mais ao sul e Newport um dos portos com maior referência do país.

img_2837

img_2838

img_3858

img_2841

O Castelo de Cardiff

img_4634

img_3934

img_2849

img_3867

Eu no Bute Park e o píer do Castelo de Cardiff.

Para quem vai a Londres, uma ótima sugestão é tirar um dia para visitar o País de Gales ir até lá é como voltar ao tempo dos castelos medievais. De fato, as principais cidades cresceram ao redor de castelos. Em 2010 visitei o país pela primeira vez e fui de ônibus pagando a bagatela de 4£ ida e 8£ na volta, viajei de Megabus saindo direto da Victoria Coach Station, principal rodoviária de Londres. Já o terminal em Cardiff é bem no coração da cidade.

Os principais pontos turísticos são o Castelo de Cardiff (paga-se 12£ pra ter acesso ao interior); o Museu Nacional; A baía de Cardiff (Cardiff Bay) e a Mermaid Quay, além das icônicas ruas Lloyd George Avenue, Custom House Street e a Tyndall Street entre outras. Além é claro do estádio de futebol/rugby da cidade chamado de Principality Stadium (anteriormente Millenium Stadium).

cardiff2

Um dos locais mais bacanas é a Cardiff Bay, pegamos o waterbus desde o Parque Bute (Bute Park) com a última parada na Baía de Cardiff, pagamos o valor unitário de 4£ pelo trajeto. O deck para embarcar fica perto de uma das entradas do parque, o trajeto dura em torno de 15 a 20 minutos e vale muito a pena, ainda mais se o frio é intenso como era nesse dia.

CardiffBay1

img_2890

img_3910

O Millenium Centre

Essa área era bem negligenciada nos anos 80 e foi plenamente revitalizada se tornando um dos locais mais modernos do país, além de marcar presenças em programas de televisão e seriados da televisão britânica como Doctor Who e Torchwood. Ali estão várias esculturas, uma cabeça gigantesca, algumas estátuas, além do Senado e do Millenium Centre (onde se encontra a ópera de Cardiff). A região toda transformou-se em um enorme centro de lazer, cultura e comércio.

img_2855

img_2864

Fernanda na Baía de Cardiff.

img_2867

img_2876

img_3922

O estádio antigo com novo nome, Principality Stadium.

img_3944

Arte de rua por todas as partes.

O principal ponto turístico da cidade é o castelo, ele está a poucos minutos de caminhada da estação de trem. Logo perto da entrada do castelo, pode-se pegar um áudio guia que explica os principais locais da construção e sua história. O castelo de Cardiff foi erguido como uma torre normanda por volta do ano 1.000 d.C, no interior do castelo é possível encontrar a muralha com seus vários aposentos, o palácio neogótico vitoriano e seus salões, além da torre e das salas de masmorras.

Cardiff lembra uma típica cidade inglesa, tanto no estilo das construções como no comércio e até mesmo nos nomes das ruas, lojas e restaurantes. Tudo está nas duas línguas, há canais de televisão, rádios e jornais totalmente produzidos no idioma local. Ao mesmo tempo, as novas gerações crescem sob a forte influência inglesa, e do que ela representa economicamente no mundo de hoje.

Cardiff cresceu muito no passado, dali saíam as principais exportações de carvão e ferro. No quarteirão conhecido como Castle Quarter, que forma o coração histórico da cidade, estão elegantes arcadas ao estilo vitoriano, pequenas lojas vendendo produtos típicos como cafés, bem como pubs e restaurantes, fazendo desta parte de Cardiff uma boa opção para a hora do almoço ou jantar.

Não deixe de visitar a cidade que é uma ótima opção pra quem quer conhecer mais de uma cultura ainda pouca explorada no Reino Unido.

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplannpois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

9 Comments

  • Reply Quarto de viagem - Destinos de viagem em 2017 - Quarto de viagem

    […] ano já começou com viagens a caminho. No mês de fevereiro, minha irmã e eu já visitamos Cardiff a capital do País de Gales, além de dar uma passadinha pelo Cotswolds no interior da Inglaterra, mas precisamente na cidade de […]

    1 de abril de 2017 at 12:50
  • Reply Andrea

    Post super completo. Dicas anotadas. Parabéns!

    1 de abril de 2017 at 14:07
  • Reply Itamar Japa

    Confesso que não tinha ouvido falar em Cardiff, aliás conheço muito pouco sobre o Reino Unido e região. Tenho aprendido muito aqui no blog de vocês. 🙂

    1 de abril de 2017 at 15:12
  • Reply Keul Fortes

    Excelente post. Super completo! Parabéns. Adorei as dicas do final de semana. Ficou demais!

    1 de abril de 2017 at 17:17
  • Reply Anderson Kaiser

    Que lugar interessante. Conheço um pouco da Inglaterra, mas pouco (nada, vai) das regiões próximas. Com certeza é um lugar para se visitar com mais calma. Dicas anotadas.

    1 de abril de 2017 at 19:57
  • Reply Dayana

    Nossa, que demais! Seguiria seu roteirinho tranquila. Apaixonei por essas estátuas… formaram um cenário lindo!!!

    2 de abril de 2017 at 15:09
  • Reply Lid Costa

    Adorei as dicas e as fotos! Cardiff parece ser bem charmosa! Estarei em Londres em breve e pretendo dar uma passadinha no País de Gales.

    2 de abril de 2017 at 16:57
  • Reply Gabi

    Tenho lido várias coisas interessantes sobre Cardiff. Antes uma cidade que pra mim não dizia nada, agora to ficando cada vez mais curiosa para visita-la. Essas esculturas são lindas, e essa parte da Bay também.. alias, eu adoro essas áreas revitalizadas, adoro saber que as cidades se recuperam e dão novos espaços para os moradores. Quem sabe um dia eu vou parar no meio do País de Gales hahaha.. certamente vou lembrar de você!

    3 de abril de 2017 at 09:01
  • Reply Ana Carolina Barros

    aiii a Inglaterra! Que saudades <3

    http://www.brasilisboemia.com

    4 de abril de 2017 at 03:48
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: