Follow:
Inglaterra Intercâmbio Inglaterra Londres Trens e Metrôs Vida no UK

Transporte em Londres, do busão ao metrô

DSC00871

Uma das coisas que mais me espanta e vejo a nítida diferença entre o Reino Unido e o Brasil, é sem dúvida o transporte público. Acho que nem todo mundo sabe a diferença entre a Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, pois é, o transporte público daqui é incrível e abrange todas essas denominações, desde a pontinha do país perto da França, até o final lá na Escócia.

A Inglaterra é uma ilha como se bem sabe, a Grã-Bretanha compreende os países da Inglaterra, Escócia e País de Gales, já o Reino Unido abrange a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte que fica na Ilha da Irlanda (Eire), e mais algumas ilhotas como a de Guerney, Jersey entre outras. Quem me conhece sabe que sei muito sobre geografia, desde os tempos de ensino médio.

IMG_0316  IMG_0775  IMG_7060

O mais incrível nisso tudo é que o sistema funciona, e muito. O horário é impecável, se o trem está marcado para sair às 14:02, ele irá sair neste horário, e se sair atrasado será por alguns segundos e minutos, acompanhado é claro da desculpa desesperadora do condutor. Acho que é por isso os ingleses preferem os trens  a outros meios como os ônibus e o avião para viajar pelo país, além é claro de ser uma maneira mais eficiente, mas não tão econômica. Por exemplo, uma viagem em horário de rush pode sair entre 20£ a 40£, saindo de Paddington a Oxford, por exemplo, e com desconto ela pode sair até 15£, se comprar com antecedência, ticket return, e voltar no mesmo dia ainda sairá bem mais barato, pois é possível colocar a volta até com um mês de antecedência.

officialnationalrailmapsmall

Mapa ferroviário do Reino Unido

estações de trem em qualquer parte do país, inclusive em povoados e vilarejos, os trens são modernos e confortáveis e o serviço é realmente bom.

DSC00344

DSC00345

DSC00839

A malha ferroviária é extensa, e indubitavelmente o que realmente está a favor é o tempo que se gasta, no meu caso, por exemplo, de trem eu levo em média de 2 a 3 horas, saindo de Paddington até Worcester que fica no centro do país; se eu tomasse um ônibus, seriam mais ou menos 5 horas de viagem, por isso pra mim o cartão caiu como uma luva. Sem contar é claro o caminho que se leva até lá que é realmente lindo. Esse trajeto passa por Slough, Reading, Oxford e outras cidadezinhas do Midlands.

Fique de olho nas promoções o site da National Rail UK.

DSC00337
DSC00183
DSC00907
DSC01097

Além é claro do trem, temos o famoso ônibus de dois andares, mas turístico impossível, que é outro transporte bem eficiente aqui na Inglaterra, apesar que não tenho muita paciência, pois fui acostumada com os ônibus piloto de fórmula 1 do Brasil. Aqui eles são muito tartarugas e demoro praticamente o dobro no mesmo trajeto em que uso o tube. Ao contrário do metrô, andar de ônibus em Londres é uma verdadeira aventura, sem contar que eles identificam todos os pontos com uma atualização sonora. Ao fim e ao cabo, os ônibus têm seus pontos negativos e positivos. Apesar de não gostar de usar muito pra ir trabalhar ou pra ir à escola, todo o sábado ou domingo eu escolho uma linha de ônibus e me aventuro pela cidade.

Eu acho cômico quando alguém, principalmente turistas tentam entrar no ônibus de qualquer maneira sem este estar no ponto, pois meu amigo, aqui não tem disso não, eles não param nem com reza fora do ponto de ônibus, e pra abrir a porta quando o engarrafamento está impossível é outra odisseia, o motorista até te ensina como abrir, mas eles não abrem mesmo. Eles ignoram, fingem que não te escutam, já presenciei muitas cenas engraçadas.
IMG_1442
PA080110
Cada ponto é numerado e tem uma letra, então procure o ônibus pelas letras e olhe em uma tabela que fica ao lado, sem contar que na própria tabela você verá todo o trajeto do ônibus. Outra coisa genial, é a tabela eletrônica, quem dera se isso funcionasse no Brasil, e funciona na maioria das cidades inglesas, além de atualizar a situação do seu ônibus, tem a contagem regressiva de todos os ônibus que estão rodando no momento. Londres é bem servida de ônibus, inclusive dos noturnos, que tem a letra N à frente do número, que roda é claro na madrugada, mas também você encontrará os ônibus 24 horas.
IMG_1232
P1121053
PA090143
Lembre-se sempre de comprar a passagem antes de entrar no ônibus, pois muitos motoristas não aceitam, e o engraçado é que eles até te esperam, caso tenha alguma máquina ao lado do ponto, é claro com olhares fulminantes de alguns dos passageiros. Ou então ande sempre com seu Oyster à mão. Uma coisa é certa, eu realmente adoro andar de ônibus na Inglaterra, e a minha dica de quando eu vejo que estou perdida, é parar em algum ponto que tenha o metrô, desço tomo o metrô e já está tudo resolvido.
IMG_0270 IMG_0381 IMG_0407

As fotos que ilustram esse post tirei entre os meses de outubro e janeiro em Londres e outras cidades, utilizei tanto o serviço de ônibus, como de metrô e trens. Atualizado em junho de 2011.

Estação de Marylebone (uma das mais bonitinhas), St. Pancras Station, Stratford e Birmingham Stations, Trem indo a Cambridge, Liverpool Street Station, Ponto de ônibus em Liverpool Street, Pontos de ônibus com suas respectivas letras acima, ônibus turístico linha 15, Algumas estações de metrô, Parsons Green, Regent’s Park, White City (próxima à BBC), Westminster Station (próxima ao Big Ben), Bond Street e Oxford Circus na Oxford Street e Estação Charing Cross.

Pra quem não leu os outros tópicos, olha aqui sobre estações de trem/metrô ao redor do mundo!

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplannpois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

7 Comments

  • Reply Quarto de viagem - cartões Oyster e National Rail UK - Quarto de viagem

    […] disse em alguns posts anteriores, eu sou estudante, então eu tenho direito a algumas regalias no transporte, como ter um Oyster de estudante e também um cartão da National Rail UK em que ganho mais de 30% […]

    6 de março de 2017 at 19:00
  • Reply Quarto de viagem - as estações de trem de Londres - Quarto de viagem

    […] de alguns detalhes sobre o transporte em geral e o metrô londrino, agora um pouco sobre as estações de trem. Elas realmente são um charme à […]

    6 de março de 2017 at 20:10
  • Reply ana flores

    eu acho o sistema de transportes publicos da inglaterra, de forma geral, bem completo. principalmente em londres. o metro e dhl chegam em quase todo lugar!!!

    23 de março de 2017 at 15:42
  • Reply Keul Fortes

    Muito interessante a eficácia do transporte público na Europa né? A pontualidade então.. nem se fala! rs. É uma grande diferença se compararmos ao nosso Brasil. Adorei seu post, extremamente útil!

    23 de março de 2017 at 18:38
  • Reply Itamar Japa

    Que coisa né Flavia! Dá até um desgosto ver um post deste, já que a primeira coisa que você lembra é do transporte publico brasileiro! Aqui no Brasil, a coisa só piora! Aqui em Curitiba que é considerada uma das melhores cidades quando se fala em transporte público a nível de Brasil, as coisas já são horríveis…

    Mas fico feliz pelos londrinos e ainda tenho esperança, mesmo que bem pequena, de que o Brasil um dia consiga evoluir…

    Um abraço!

    23 de março de 2017 at 21:02
  • Reply Mariana

    Adorei o post, realmente o transporte público de Londres é fantástico! O transporte público brasileiro tem ainda muito a evoluir, mas São Paulo ainda consegue não ser tão péssimo como em outras capitais.

    24 de março de 2017 at 12:38
  • Reply Flavia Zenke

    Com certeza tem uma diferença imensa do Brasil. Muita organização e alcance para várias rotas!

    24 de março de 2017 at 13:57
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: