Follow:
Alemanha Curiosidades Europa Mochilão Europa Museus Pontos Turísticos Walking Tour

Topografia do Terror!


Um dos melhores museus que já tive a oportunidade de visitar. 
Nesse dia uma excursão de alunos estava tendo aula em loco sobre o uso repressivo da SS alemã! A Topografia do Terror é um museu, um tipo de memorial que existe em Berlim e que documenta e mostra os horrores praticados pelos nazistas, mostrando às gerações atuais e futuras tudo o que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento. O local fica em um lugar realmente propício, ao lado da sede da polícia secreta, a Gestapo, incluindo as celas, da SS “Schutzstaffel” e das demais instituições que faziam parte do aparato de terror dos nazistas. Neste local foram planejados e gerenciados os crimes cometidos pelos nazistas. Os prédios que abrigavam estas instituições repressoras nazistas foram praticamente destruídos por bombardeios durante a guerra e suas ruínas demolidas após a guerra. 



Com a divisão da cidade em setores, a fronteira do setor americano com o soviético ficava exatamente ao longo desta rua onde se encontravam estes prédios e mais tarde passava por ali também o muro de Berlim. 
O Centro de Documentação abriga a exposição “Topografia do Terror: Sede da Gestapo, SS e Segurança do Império nas ruas Wilhelmstraße e Prinz-Albrecht-Straße”. 

















O foco da exposição é a ação da polícia secreta e da SS durante o regime nazista e os crimes e atrocidades cometidos por eles não somente na Alemanha, mas pela Europa. São muitos painéis com informações e fotos históricas que mostram a chegada dos nazistas ao poder, a criação destas organizações, o crescimento, a expansão nazistas pela Europa e o rastro de terror e sofrimento deixado por estas pessoas. Os textos das exposições são disponíveis em alemão e inglês.


A exposição mostra o cenário político da época que levou Hitler ao poder, como era a política e estratégias de propaganda do regime, as ações gradativas de perseguição aos judeus e que culminaram com a exterminação em massa, os nomes das principais autoridades envolvidas na perseguição aos judeus, assim como a perseguição a outras minorias. 
A Topografia do Terror é um local que merece ser visitado sem dúvida, fica próximo ao Checkpoint Charlie e a Potsdamer Platz, a entrada é gratuita, aberta diariamente das 10hs às 20hs, no inverno o horário muda. 

Endereço: Niederkirchnerstrasse 8, 10963 Berlim.
Como Chegar: U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse; Linha U2, estação Potsdamer Platz.
S- Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação Potsdamer Platz ou estação Anhalter Bahnhof.

Leia também:

Previous Post Next Post

1 Comment

  • Reply Quarto de viagem - Museus pelo mundo [Europa] - Quarto de viagem

    […] Museu do Muro –  Mauermuseum – Berlim […]

    13 de janeiro de 2017 at 22:31
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: