Follow:
América Latina Cidade do México Curiosidades México Mochilão América Latina Mochilão México namorado Teotihuacán

Tlatelolco e Teotihuacán

Esse foi sem dúvida o dia mais bacana da nossa viagem! Conhecer as ruínas de Teotihuacán já estava na minha lista há tempos. Além das Ruínas de Teotihuacán, um dos monumentos mais impressionantes do México, visitamos as ruínas de Tlatelolco, conhecido pela Plaza de las 3 Culturas, ali é possível ver as 3 culturas predominantes no México, este conjunto está localizado no norte da Cidade do México. E por que esse complexo é chamado dessa maneira? Pois nesse perímetro é possível observar estas 3 culturas que foram predominantes no México, a Cultura pré-hispânica, que foram algumas das ruínas da cidade de Tenotchitlán, logo a hispânica, destruindo assim os antigos prédios aztecas para a construção das igrejas espanholas e logo os monumentos modernos da época atual nos anos 60 e 70! Ali também foi palco do terrível massacre de Tlatelolco, em que vários estudantes do Movimento Estudantil foram assassinados em 2 de outubro de 68! Ali é possível ver a fatídica frase “2 de Octubre no se Olvida”!

Logo após as visitas de Tlatelolco e à Basílica, fomos ao famoso complexo de pirâmides de Teotihuacán, o maior do México, e o terceiro maior do mundo! As pirâmides são incríveis, magníficas! Não deixem de fazer o passeio com uma agência credenciada, isso ajudará a entender como viviam os teotihacanos naquela época.

A língua predominante nessa civilização era o náhualt, língua que ainda está viva entre os historiadores e amantes dessa incrível cultura! O nome Teotihuacán significa “lugar onde foram feitos os deuses” ou “cidade dos deuses”. Essa sem dúvida, foi uma das maiores cidades da Mesoamérica durante a época pré-hispânica!

 

É incrível como se pouco sabe sobre essa civilização, os mexicas os chamavam assim, mas se desconhece por completo como eles eram chamados em sua linguagem original! O local está a 45 quilômetros da Cidade do México, e a Zona Arqueológica foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1987. É possível ver que o local ainda é objeto de estudos, inclusive com vários especialistas, arqueólogos e investigadores utilizando os espaços enquanto se visita o lugar! As escavações continuam até os dias atuais. Além disso, é obrigatório a visita às duas pirâmides! Demoramos mais ou menos 40 minutos para subir a maior pirâmide do complexo, a imponente Pirâmide do Sol! Os principais monumentos do complexo são A Calçada dos Mortos, Os Grandes Basamentos, a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua, a Ciudadela, a Pirâmide da Serpente e o Palácio do Deus Quetzalpapálotl!
Esse é um passeio obrigatório que mostra muito dos valores culturais desse incrível povo que são os mexicanos!

Leia também:

Previous Post Next Post

3 Comments

  • Reply Taís

    Que incrível!!! Quando eu fui ao Peru fiquei maravilhada conhecendo tudo sobre os Incas.. e acredito que no México vou me sentir do mesmo jeito. Fiz umas amigas mexicanas aqui em Dublin e elas sempre me chamam pra ir pra lá hehe quem sabe um dia.. Uma delas mora em Cozumel, você conhece lá?
    Adorei as fotos *.*

    E que demais saber também do seu amor pela América Latina e como tudo começou, que legal.. é incrível como essas coisas fazem parte do que somos.. e como a música nos influencia também.
    Quero poder conhecer o México um dia e com certeza já sei com quem pegar dicas.
    E espero que você possa ir conhecer a Islândia em breve também, é o lugar mais lindo desse mundo! <3

    8 de janeiro de 2015 at 22:19
  • Reply Flávia Donohoe

    Sim, as civilizações pré-colombianas são todas geniais, as do Peru são incríveis também, mas as do México são fora do normal, tudo muito detalhado e perfeito! Ainda não conheço Cozumel, fica próximo a Cancún e nessa viagem eu fiz a parte oeste da costa mexicana, quero ir ao outro lado logo, engraçado que desde Havana, onde estive recentemente são apenas 300 km de Cancún, mas é muito inviável. Indo daqui da Inglaterra acredito que é bem mais fácil! Obrigada! As suas fotos são geniais!

    Eu adoro o rock mexicano e latino em geral, e muita gente me acha esquisita por conta disso, mas na verdade não tem muita diferença do rock inglês ou qualquer tipo de música por aí, a diferença é linguística, é porque também o povo é besta!

    Acho que vou fazer um pitstop em Reykyjavik na minha ida a Nova Iorque já que a Air Iceland tá com uma promoção saindo de Londres com destino aos Estados Unidos e uma parada na capital islandesa, vou ver quanto fica e ver se vale a pena! Assim que você der uma passada pelo interior da Inglaterra não deixe de me avisar! Um beijão

    9 de janeiro de 2015 at 19:27
  • Reply Quarto de Viagem - TAG’s – Bloggers out and about! [1]

    […] O LUGAR MAIS BONITO QUE JÁ VISITOU? Outra bem díficil, hummm, acho que foi a cidade de Teotihuacán no México, Praga, aqui no Cotswolds na Inglaterra e a Cordilheira dos […]

    11 de março de 2016 at 20:34
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: