Follow:
Cinema Playlist Rock Inglês Seriados

The Monkees “História e Filme”..

 




Os Monkees foi um grupo formado nos Estados Unidos por David Jones (voz e percussão), Micky Dolenz (voz e bateria), Peter Tork (baixo, teclado e voz) e Mike Nesmith (voz e guitarra). O grupo foi criado em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com o grupo inglês The Beatles. Tiveram uma série de TV entre 1966 e 1968 e um longa-metragem para cinema chamado “Head” (no Brasil: “Os Monkees estão soltos”) (Filme altamente maluco, psicodélico e sem noção).
Bert Schneider e Bob Rafelson queriam criar uma série de TV com 4 jovens músicos em 1965 e eles precisavam de 4 perfis diferentes: Mike Nesmith, um músico ligado em country/folk music e excelente compositor, Peter Tork, o homem dos mil instrumentos, Micky Dolenz, um jovem ator/cantor que quando criança, tinha estrelado uma série para a TV (exibida no Brasil) chamada “O Menino do Circo”, e o quarto Monkee, Davy Jones, já tinha sido contratado pelo estúdio um pouco antes, quando o grupo de teatro com o qual tinha vindo para os EUA apresentou-se na Broadway, com a peça “Oliver”. Mas, mesmo assim, ele participou dos testes.
Gravaram diversos álbuns, no início somente como cantores, já que músicos de estúdio eram contratados pela gravadora. Mas cansados de tanto controle, conseguiram produzir um álbum autoral em 1967, o antológico “Headquarters” e se separaram algum tempo depois. 
Várias turnês e concertos foram realizados e a cada lançamento de LP, a banda conquistava mais e mais fãs. Mike e Peter chegaram a deixar a banda, sendo substituídos brevemente pela dupla Boyce & Hart, os compositores de vários dos hits da banda. Peter voltaria depois, mas Mike somente gravaria com a banda uma última vez em 1995, ocasião do lançamento de “Just Us”, um álbum inteiramente composto e produzido pelo quarteto. Alguns shows com a formação original marcaram o lançamento de “Just Us” e, após isso, somente Peter, Dave e Micky continuaram. Algumas turnês com o trio foram feitas e cada um seguiu seu caminho.
Cartaz do Filme “Head” ou em português “Os Monkees estão soltos”..

A principal diferença dos Monkees em relação aos Beatles era a aposta no humor ingênuo e escrachado, valorizando infinitamente mais as piadas do que os aspectos musicais, até porque Davy Jones sequer sabia tocar algum instrumento. Também pelo fato de terem pouco conhecimento musical, os Monkees eram auxiliados por intérpretes e compositores, como a dupla Tommy Boyce e Bobby Hart, encarregada de produzir os principais sucessos do grupo. 
Por terem sido tirados da cartola mágica dos produtores, os Monkees passaram a ser chamados por parte da crítica de Pre-Fab Four (Quarteto Pré-Fabricado), uma brincadeira com um dos apelidos dos Beatles, Fab Four (Quarteto Fabuloso).
Com humor e música, o seriado misturava aventuras adolescentes com um pioneirismo para a época, Os Videoclipes. 
A linguagem ágil e a identificação com boa parte da juventude americana da época, principalmente os mais alienados, que desprezavam canções e cantores engajados, fizeram dos Monkees um fenômeno pop. 
O seriado, exibido pela NBC, teve no total 58 episódios apresentados em duas temporadas, entre setembro de 1966 e agosto de 1968. Fora da TV, o quarteto continuou a carreira por mais um período, gravando discos e fazendo filmes. 
A partir dos anos 1980, os Monkees seriam lembrados mais pelos inúmeros fãs-clubes espalhados por todo o planeta, inclusive no Brasil.
..

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: