Follow:
Barcelona Espanha Europa Mochilão Europa Museus Pontos Turísticos Walking Tour

Sagrada Família de Gaudí!



Esta é a obra de arte mais magnífica na minha opinião! Conhecido também como Templo Expiatório da Sagrada Família é um grande templo católico da cidade de Barcelona, desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Antoni Gaudí i Cornet nasceu em 1852 na própria cidade e foi o maior arquiteto catalão, também pudera muitas obras pela cidade têm a sua assinatura e é impossível ir a Barcelona e não se encantar com suas obras! 
Grande parte das suas obras são marcadas por suas grandes paixões, a arquitetura, a natureza e a religião. Ele incorporava vários elementos em suas obras como cerâmica, vitrais, ferros forjados e marcenaria! O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. 
A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados da Espanha.

Sobre a Sagrada Família em questão o projeto foi iniciado em 1882 quando o próprio tinha 31 anos dedicando assim os seus últimos 40 anos na obra! A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola, e provavelmente não se estima a conclusão para antes de 2026, no centenário da morte de Gaudí. 
A construção começou em estilo neogótico sendo reformulada quando Gaudí a assumiu, o Templo foi projetado por 3 grandes fachadas, a Fachada da Natividade, terminada com Gaudí em vida, a Fachada da Paixão iniciada em 1952 e a Fachada da Glória ainda por completar. O interior é algo magnífico e é formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em plantas e na natureza. 
No ano de falecimento do autor somente uma torre estava construída! 
Atualmente estão terminados os portais da Natividade e da Paixão.

Os elementos que estão presentes na obra são os pórticos, a Árvore da Vida, a Coroação de Nossa Senhora, a Morte dos Santos Inocentes, a Fuga para o Egito, Adoração ao Reis Magos e a Coroação de Maria! 
O museu situado na parte inferior mostra planos e desenhos originais de Gaudí. Conta também com uma sala dedicada aos colaboradores do arquiteto, amostras referentes à Sagrada Família e vários objetos, planos, desenhos e fotografias das diversas obras de Gaudí. 
Ali também são oferecidas exposições temporárias dedicadas a diferentes aspectos do autor! 

É incrível ver o andamento da construção da Igreja, na minha primeira visita em 2011 e logo agora em janeiro de 2013 e notável ver as diferenças nas fotos e os detalhes incluídos depois de um tempo, sortudos são os moradores do bairro que acordam com a maravilhosa vista da Sagrada Família, a Igreja fica a poucas quadras do hostel e voltamos caminhando!
Próxima parada outra obra de Gaudí, o Parc Guell!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: