Follow:
Cotidiano Dinheiro Inglaterra namorado Preparativos Updates Vida no UK Visto UK

Renovação do Visto de Esposa para o UK.. (6)

Estou aqui puxando os meus cabelos por conta dessa renovação de visto. O meu último visto válido, por quase 3 anos, chega ao fim neste mês e lá vai eu juntar toda a papelada (de novo) pra renovar o visto pelo correio. Pra renovar em pessoa custa 500£ mais caro e eu preciso marcar a consulta e ir até Londres ou Birmingham! Mas, pensando bem, é melhor fazer tudo pelo correio mesmo, afinal é uma economia e tanto, ainda mais agora que é obrigatório pagar o sistema de saúde, o NHS, e a facada é absurda, 500£ a mais no orçamento.

A boa notícia é que, depois de fuçar tanto a internet, eu descobri que não vou precisar fazer um novo teste de inglês, pois, pra quem não sabe, o governo britânico adora mudar as regras de visto todos os anos e sempre pra pior, e uma delas foi que eles mudaram todos os centros que ofereciam o teste de inglês. Antes os centros de testes eram fornecidos pela Universidade de Cambridge; como eu já mencionei antes, o meu teste foi feito e aprovado pela Cultura Inglesa, pois eles são aptos a oferecer o teste pra quem mora no Brasil, essa é a nova lista dos centros aprovados.
Quem faz o teste agora é a Trinity College, e eles aceitam somente o IELTS e suas variantes. O meu teste é o de Cambridge, mas como fiz todo o meu visto antes de abril de 2015 vou poder usar o mesmo que usei anteriormente. UFA, que alívio!

Infelizmente terei que renovar meu passaporte, e tenho que fazer tudo pelo correio e pagar a taxa de 96£, pelo menos é mais simples do que o do teste de inglês. (Já o fiz e contei tudo aqui).
Pra que não sabe, a mudança das regras em 2013 fez com que pessoas casadas com cidadão britânico tenham que renovar o visto de casada por duas vezes e só assim pedirem o visto definitivo. Eles chamam de 5 years route (5 anos), anteriormente era necessário passar 2 anos nesse tipo de visto, que eles chamam de FLR(M) e logo pedir o definitivo que eles chamam ILR, mas como o nome de SET (M).

Portanto, recapitulando: nas novas regras é obrigatório o mínimo de 5 anos de visto temporário o FLR(M) que é renovado em duas etapas, 2,5 anos cada um, e logo aplicar para o visto definitivo ILR, SET(M) para assim ter a residência definitiva, e, depois de obter esse último, aí sim é possível tirar a cidadania britânica. Mesmo assim não é tão fácil, pois, pra obter o último visto, é preciso passar no teste Life in the UK e pagar a bagatela de 1,858£, sem contar é claro os dois últimos vistos que custaram 1,350£ cada! É melhor começar a pensar em fazer uma economia. Lembrando que tudo isso é pra quem é casado com cidadão britânico, o processo pra quem é casado com cidadão europeu é bem mais fácil!

Vamos lá aos documentos:

1. Passaporte Original e visto anterior (atual e anteriores – se houver)

2. 2 Fotos 3,5×4,5, coloridas, de boa impressão, com fundo neutro e claro (branco, cinza, marfim), sem data, adornos, óculos, chapéu ou qualquer tipo de cobertura da cabeça, a não ser por motivos étnicos e/ou religiosos. (coloque em um envelope).

3. Formulário on-line FLR (M) (Personal Details Form), disponível em:

https://www.gov.uk/government/publications/apply-to-extend-stay-in-the-uk-as-a-partner-or-dependent-child-form-flrm

Pra pagar as taxas online e o NHS, siga o passo a passo e aplique por aqui. A taxa do visto: 1,447U$! O valor atual é de 811£.
Ao final do processo, você terá que imprimir o formulário gerado mais o comprovante de pagamento e enviá-los juntamente com o restante da documentação. Envie tudo pelo correio, o endereço está no final do formulário que você irá preencher.
Observação: não deixe de ler esse guia informativo sobre o visto.

4. Appendix FM (Financial Requirement ) disponível aqui. Leia-o atentamente e preencha o formulário indicado no passo 3.

5. English Language Requirement, informações sobre a língua inglesa aqui.
Lista das escolas aprovadas: https://www.gov.uk/government/publications/guidance-on-applying-for-uk-visa-approved-english-language-tests
Lista antiga, Cambridge Certificate: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20150507103832/https:/www.gov.uk/government/publications/guidance-on-applying-for-uk-visa-approved-english-language-tests

6. Certidão de Casamento e sua tradução para o inglês. (Eu fiz com um tradutor juramentado em Brasília).

7. Evidências financeiras e fundos disponíveis para o seu sustento no Reino Unido.
* Extratos bancários ou Bank Statments (conta corrente, aplicação (investimentos) e/ou poupança). (Obrigatório)
* Carta do banco ou Bank Letter onde o banco declara que ele tem uma conta aberta e o dinheiro do salário foi depositado ali. (Obrigatório).
* Carta do trabalho com todas as informações sobre a renda anual (Obrigatório).
* Payslips (Eu peguei os últimos seis extratos meus e do meu marido). (Obrigatório).
* P60 ou Tax Returns (documento financeiro do governo que mostra a quantia anual do empregado). (Obrigatório).

8. Evidências de Acomodação ou Accommodation details (carta do banco com detalhes das prestações da casa).

9. Informações pessoais.
* Documentos de viagens.
* Cartas da família e do casal.
* Cartões de Natal, Namorados, Aniversário.
* Fotos do casal antes, durante e depois do casamento.
* Contas conjuntas, contas de casa no nome dos dois.

10. Passaporte (cópia autenticada) e Insurance Number do sponsor (marido ou companheiro).

Não se esqueça que as leis do Reino Unido mudam constantemente, portanto sempre procure informações oficiais no site do Home Office; essa é a minha experiência, que tem é claro o intuito de ajudar as pessoas, pois tenho ciência que várias pessoas têm medo e não sabem nem por onde começar. Qualquer dúvida pertinente me mande um e-mail ou escreva por aqui nos comentários que responderei assim que puder. Boa sorte! Quer mais informações sobre os vistos, é só clicar em Visto para o UK!

Leia também:

Previous Post Next Post

17 Comments

  • Reply Gabi

    Jesus! Quanta trabalheira… Quando penso nisso tudo, e penso no tal do Green Card que eu teria direito se morasse nos EUA, já me da preguiça. Até cartões e fotos! My God. Boa sorte!

    5 de dezembro de 2016 at 10:47
    • Reply Flavia Donohoe

      e isso porque não é nem o definitivo, é muito trabalheira, é muito dinheiro gasto, é muita enrolação, e dizem que vai ficar pior, que bom que você não precisa de tanta burocracia aí né, pois pelo que sei, nos Estados Unidos é tão pior ou igual que a Inglaterra.
      Obrigada e fingers crossed 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:45
  • Reply Ana

    Nossa quanta coisa. Mas olha, aqui na Alemanha não é muito diferente não. Boa sorte com a papelada!

    5 de dezembro de 2016 at 18:44
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Ana, e isso porque não é nem o definitivo, toda sorte pra mim 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:47
  • Reply Taís

    Nossa, Flavia, que trabalheira dos inferno! hahaha Além de toda burocracia tem o valor que não é nada barato né? Imagino o streess ter que ficar passando por todo esse procedimento, mas força ai! 😘

    6 de dezembro de 2016 at 23:31
    • Reply Flavia Donohoe

      hahaha, falou tudo, muito trabalho! Eu tive que mandar 3 envelopes cheios de provas pra eles, um verdadeiro livro, e a cada ano piora, eles não querem mesmo gente por aqui. E o valor? Jesus, muito caro! Obrigada e tudo saiu bem 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:50
  • Reply Quarto de viagem - UK Spouse Visa Information, FLR(M) (7) - Quarto de viagem

    […] The outcome is a visa for 2.5 years in the so called “5 year Partner route”, meaning it would take 5 years to qualify for Indefinite Leave (permanent residency). Good luck to all! Portuguese version. […]

    21 de dezembro de 2016 at 15:46
  • Reply Aline Brownjohn

    Oi Flavia… Acho que me perdi um pouco, ess sua renovação é o de metade dos 5 anos ou é o ILR? Para esse não precisamos sair do UK como da primeira vez, certo (seria absurdo demais se tivessemos que aplicar no BR)… da vontade de só juntar o mesmo pacote e enviar de novo pra eles… hunf .

    31 de março de 2017 at 09:51
    • Reply Flavia Donohoe

      Olá Aline, é a renovação do seu entry clearance, ou seja, do visto que você aplica no Brasil. Depois desse aí sim você vai aplicar para o ILR, pois são 5 anos na nova regra. Esse você faz tudo pelo site e envia os documentos para Sheffield e demora em média 2 meses pra ser avaliado. Só não se esqueça que você terá que enviar tudo atualizado! Abraços

      31 de março de 2017 at 12:27
      • Reply Aline Brownjohn

        Na verdade eu estava perguntando qual que você fez, mas li de novo o post e entendi, vc ta na renovação. O meu será só em 2019 e até lá mta agua vai rolar pra esse Brexit etc, mas é sempre legal ler suas experiencias. Da primeira vez que apliquei seu site me ajudou muito. valeu! Bjos

        31 de março de 2017 at 15:43
  • Reply isa

    Oi Flavia, olha no momento tenho visto de esposa de dois anos e meio, eh o primeiro visto que peguei pra vir morar no UK,tou ca a pelo menos 2 meses, queria saber se o proximo visto que eu renovar tera duracao de dois anos e meio ou sera de 5 anos?

    6 de março de 2018 at 22:54
    • Reply Flavia Donohoe

      Serão mais 2 anos e meio, depois disso você poderá tirar o definitivo, que eles chamam de ILR, a partir daí você poderá tirar a cidadania! Boa sorte!

      6 de março de 2018 at 23:31
  • Reply Aline Brownjohn

    Affff chegou minhas vez de fazer essa renovacao….
    Quero dizer, chegara em marco mas ja estou pensando. Ja tem varios links no seu post que nao valem mais mas memso assim ajuda muito Obrigada mais uma vez Flavia.

    23 de dezembro de 2018 at 20:10
    • Reply Flavia Donohoe

      muito boa sorte Aline, eu já atualizei os links e o processo continua o mesmo, a única diferença é que o preço aumentou novamente.

      26 de dezembro de 2018 at 17:12
  • Reply Aline Brownjohn

    Quanto tempo antes de vencer podemos enviar a papelada.. sabe? Li em algum lugar que sao 28 dias… sera?

    23 de dezembro de 2018 at 20:12
    • Reply Flavia Donohoe

      sim, você poderá enviar pelo correio 28 dias antes de vencer seu visto. Boa sorte!
      !

      26 de dezembro de 2018 at 17:14

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: