Follow:
Cotidiano Dinheiro Inglaterra namorado Preparativos Updates Vida no UK Visto UK

Renovação do Visto de Esposa para o UK.. (6)

homeoffice1

Estou aqui puxando os meus cabelos por conta dessa renovação de visto. O meu último visto válido, por quase 3 anos, chega ao fim neste mês e lá vai eu juntar toda a papelada (de novo) pra renovar o visto pelo correio. Pra renovar em pessoa custa 500£ mais caro e eu preciso marcar a consulta e ir até Londres ou Birmingham! Mas, pensando bem, é melhor fazer tudo pelo correio mesmo, afinal é uma economia e tanto, ainda mais agora que é obrigatório pagar o sistema de saúde, o NHS, e a facada é absurda, 500£ a mais no orçamento.

A boa notícia é que, depois de fuçar tanto a internet, eu descobri que não vou precisar fazer um novo teste de inglês, pois, pra quem não sabe, o governo britânico adora mudar as regras de visto todos os anos e sempre pra pior, e uma delas foi que eles mudaram todos os centros que ofereciam o teste de inglês. Antes os centros de testes eram fornecidos pela Universidade de Cambridge; como eu já mencionei antes, o meu teste foi feito e aprovado pela Cultura Inglesa, pois eles são aptos a oferecer o teste pra quem mora no Brasil, essa é a nova lista dos centros aprovados.
Quem faz o teste agora é a Trinity College, e eles aceitam somente o IELTS e suas variantes. O meu teste é o de Cambridge, mas como fiz todo o meu visto antes de abril de 2015 vou poder usar o mesmo que usei anteriormente. UFA, que alívio!

Infelizmente terei que renovar meu passaporte, e tenho que fazer tudo pelo correio e pagar a taxa de 96£, pelo menos é mais simples do que o do teste de inglês. (Já o fiz e contei tudo aqui).
Pra que não sabe, a mudança das regras em 2013 fez com que pessoas casadas com cidadão britânico tenham que renovar o visto de casada por duas vezes e só assim pedirem o visto definitivo. Eles chamam de 5 years route (5 anos), anteriormente era necessário passar 2 anos nesse tipo de visto, que eles chamam de FLR(M) e logo pedir o definitivo que eles chamam ILR, mas como o nome de SET (M).

Portanto, recapitulando: nas novas regras é obrigatório o mínimo de 5 anos de visto temporário o FLR(M) que é renovado em duas etapas, 2,5 anos cada um, e logo aplicar para o visto definitivo ILR, SET(M) para assim ter a residência definitiva, e, depois de obter esse último, aí sim é possível tirar a cidadania britânica. Mesmo assim não é tão fácil, pois, pra obter o último visto, é preciso passar no teste Life in the UK e pagar a bagatela de 1,858£, sem contar é claro os dois últimos vistos que custaram 1,350£ cada! É melhor começar a pensar em fazer uma economia. Lembrando que tudo isso é pra quem é casado com cidadão britânico, o processo pra quem é casado com cidadão europeu é bem mais fácil!

Vamos lá aos documentos:

1. Passaporte Original e visto anterior (atual e anteriores – se houver)

2. 2 Fotos 3,5×4,5, coloridas, de boa impressão, com fundo neutro e claro (branco, cinza, marfim), sem data, adornos, óculos, chapéu ou qualquer tipo de cobertura da cabeça, a não ser por motivos étnicos e/ou religiosos. (coloque em um envelope).

3. Formulário on-line FLR (M) (Personal Details Form), disponível em:

https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/570768/FLR_M__11-2016.pdf

Pra pagar as taxas online e o NHS, siga o passo a passo e aplique por aqui. A taxa do visto: 1,447U$! O valor atual é de 811£.
Ao final do processo, você terá que imprimir o formulário gerado mais o comprovante de pagamento e enviá-los juntamente com o restante da documentação. Envie tudo pelo correio, o endereço está no final do formulário que você irá preencher.
Observação: não deixe de ler esse guia informativo sobre o visto.

4. Appendix FM (Financial Requirement ) disponível aqui. Leia-o atentamente e preencha o formulário indicado no passo 3.

5. English Language Requirement, informações sobre a língua inglesa aqui.
Lista das escolas aprovadas: https://www.gov.uk/government/publications/guidance-on-applying-for-uk-visa-approved-english-language-tests
Lista antiga, Cambridge Certificate: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20150507103832/https:/www.gov.uk/government/publications/guidance-on-applying-for-uk-visa-approved-english-language-tests

6. Certidão de Casamento e sua tradução para o inglês. (Eu fiz com um tradutor juramentado em Brasília).

7. Evidências financeiras e fundos disponíveis para o seu sustento no Reino Unido.
* Extratos bancários ou Bank Statments (conta corrente, aplicação (investimentos) e/ou poupança). (Obrigatório)
* Carta do banco ou Bank Letter onde o banco declara que ele tem uma conta aberta e o dinheiro do salário foi depositado ali. (Obrigatório).
* Carta do trabalho com todas as informações sobre a renda anual (Obrigatório).
* Payslips (Eu peguei os últimos seis extratos meus e do meu marido). (Obrigatório).
* P60 ou Tax Returns (documento financeiro do governo que mostra a quantia anual do empregado). (Obrigatório).

8. Evidências de Acomodação ou Accommodation details (carta do banco com detalhes das prestações da casa).

9. Informações pessoais.
* Documentos de viagens.
* Cartas da família e do casal.
* Cartões de Natal, Namorados, Aniversário.
* Fotos do casal antes, durante e depois do casamento.
* Contas conjuntas, contas de casa no nome dos dois.

10. Passaporte (cópia autenticada) e Insurance Number do sponsor (marido ou companheiro).

Não se esqueça que as leis do Reino Unido mudam constantemente, portanto sempre procure informações oficiais no site do Home Office; essa é a minha experiência, que tem é claro o intuito de ajudar as pessoas, pois tenho ciência que várias pessoas têm medo e não sabem nem por onde começar. Qualquer dúvida pertinente me mande um e-mail ou escreva por aqui nos comentários que responderei assim que puder. Boa sorte! Quer mais informações sobre os vistos, é só clicar em Visto para o UK!

Leia também:

Previous Post Next Post

11 Comments

  • Reply Gabi

    Jesus! Quanta trabalheira… Quando penso nisso tudo, e penso no tal do Green Card que eu teria direito se morasse nos EUA, já me da preguiça. Até cartões e fotos! My God. Boa sorte!

    5 de dezembro de 2016 at 10:47
    • Reply Flavia Donohoe

      e isso porque não é nem o definitivo, é muito trabalheira, é muito dinheiro gasto, é muita enrolação, e dizem que vai ficar pior, que bom que você não precisa de tanta burocracia aí né, pois pelo que sei, nos Estados Unidos é tão pior ou igual que a Inglaterra.
      Obrigada e fingers crossed 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:45
  • Reply Ana

    Nossa quanta coisa. Mas olha, aqui na Alemanha não é muito diferente não. Boa sorte com a papelada!

    5 de dezembro de 2016 at 18:44
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Ana, e isso porque não é nem o definitivo, toda sorte pra mim 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:47
  • Reply Taís

    Nossa, Flavia, que trabalheira dos inferno! hahaha Além de toda burocracia tem o valor que não é nada barato né? Imagino o streess ter que ficar passando por todo esse procedimento, mas força ai! 😘

    6 de dezembro de 2016 at 23:31
    • Reply Flavia Donohoe

      hahaha, falou tudo, muito trabalho! Eu tive que mandar 3 envelopes cheios de provas pra eles, um verdadeiro livro, e a cada ano piora, eles não querem mesmo gente por aqui. E o valor? Jesus, muito caro! Obrigada e tudo saiu bem 💖

      21 de dezembro de 2016 at 21:50
  • Reply Quarto de viagem - UK Spouse Visa Information, FLR(M) (7) - Quarto de viagem

    […] The outcome is a visa for 2.5 years in the so called “5 year Partner route”, meaning it would take 5 years to qualify for Indefinite Leave (permanent residency). Good luck to all! Portuguese version. […]

    21 de dezembro de 2016 at 15:46
  • Reply Aline Brownjohn

    Oi Flavia… Acho que me perdi um pouco, ess sua renovação é o de metade dos 5 anos ou é o ILR? Para esse não precisamos sair do UK como da primeira vez, certo (seria absurdo demais se tivessemos que aplicar no BR)… da vontade de só juntar o mesmo pacote e enviar de novo pra eles… hunf .

    31 de março de 2017 at 09:51
    • Reply Flavia Donohoe

      Olá Aline, é a renovação do seu entry clearance, ou seja, do visto que você aplica no Brasil. Depois desse aí sim você vai aplicar para o ILR, pois são 5 anos na nova regra. Esse você faz tudo pelo site e envia os documentos para Sheffield e demora em média 2 meses pra ser avaliado. Só não se esqueça que você terá que enviar tudo atualizado! Abraços

      31 de março de 2017 at 12:27
      • Reply Aline Brownjohn

        Na verdade eu estava perguntando qual que você fez, mas li de novo o post e entendi, vc ta na renovação. O meu será só em 2019 e até lá mta agua vai rolar pra esse Brexit etc, mas é sempre legal ler suas experiencias. Da primeira vez que apliquei seu site me ajudou muito. valeu! Bjos

        31 de março de 2017 at 15:43

    Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: