Follow:
Eslovênia Europa Liubliana Mochilão Europa Updates Walking Tour

Pontes, cadeados e sapatos de Liubliana!



Encontramos uma grata surpresa no nosso trem de Villach a Liubliana! Foi o querido argentino Roke Díaz, que pibe tán buena vibra! Ele nos acompanhou até o final e nos ajudou a achar o nosso hostel. Estava escuro e a cidade dá muito medo, parece que você está perdido naqueles filmes da antiga união soviética, é verdade que a cidade é linda e bastante simpática pelo dia, mas à noite é outra conversa! De qualquer maneira valeu a pena. O Hostel é bacana como já comentei, foi uma antiga prisão, agora transformada em um local hipster e cult! Lá tém várias obras de arte e grafite, bem diferente dos hostéis convencionais! Mas sobre este, falarei depois!
Como já li muito por aí, várias pessoas estão indignadas com os cadeados pelo mundo afora, eles destroem as pontes e a história local, e os apaixonados não têm o mínimo pudor, pra eles o que vale é o momento! Algumas pontes estão abarratodas deles, às vezes você nem vê mais o lugar, sem contar a poluição que atinge os rios! Bem por isso não me aventurei nesse quesito, cadeado não! Mas vale a foto!

Liubliana me surpreendeu, assim que acordamos umas 07hs da manhã, tomamos café e saímos pra caminhar! Ainda não estaria nevando, nem chovendo, portanto o frio não incomodava naquele ponto! Passear por ali era ótimo! Que cidade encantadora! Ljubljana é a maior cidade de toda a Eslovênia e possui algo como 272 mil habitantes!












O Rio Lublianica marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo e do outro a parte comercial e política da cidade. No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren na qual se encontram uma das igrejas principais, dedicada à Ordem Franciscana. São poucos os resquícios do passado comunista na cidade, apesar da independência recente, obtida no começo da década de 1990. 




O Castelo é um dos grandes pontos turísticos da cidade, está localizado no topo da colina mais alta no centro da cidade, a própria também possui uma grande influência austríaca, possuindo alguns bairros de arquitetura alpina. 

O Centro histórico é uma graça, como o país viveu seis séculos sob o domínio dos Habsburgo até a formação da Iugoslávia após a Primeira Guerra Mundial, sua arquitetura é basicamente austro-húngara, lembrando bastante Salzburgo pelas construções cortadas por um rio com uma fortificação no alto do morro. 

Em um dia é possível conhecer praticamente tudo, a cidade é uma das mais seguras da Europa. O que me chamou muito a atenção por ali, foram os vários cadeados, sapatos e dragões espalhados pela cidade! São inúmeros por quase todas as vielas! A Ponte do Dragão é a mais conhecida e ali se nota os animais mitológicos que protegem a ponte. O dragão assim como em Cardiff é o símbolo da cidade, sua origem remete a uma lenda grega. Sobre os sapatos é algo bastante curioso, são vários, vi muitos furados e alguns bastante novos, se essa moda pega!

Leia também:

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply do sofa

    AMEI o post… fotos lindas e curiosidades interessantes!
    =D

    http://dosofa.com.br/?p=1398

    20 de março de 2014 at 13:32
  • Reply lunna

    Que linda! Obrigada!
    Pois é, Liubliana é realmente encantadora, o dia estava muito bom pra tirar fotos e saíram bem legais! Xxx

    20 de março de 2014 at 16:47
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: