Follow:
Curiosidades Europa Mochilão Europa Pontos Turísticos Praga República Tcheca Walking Tour

Ponte Carlos e a Old Prague!


Se perder nas ruazinhas de Praga é um programa imperdível, e entre os passeios é fácil encontrar a Ponte Carlos, um dos mais famosos pontos turísticos da cidade. A Ponte Carlos,  a Karlův Most é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca. Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841. Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra, Kamenný most e Ponte de Praga, Pražský most, mas leva sua denominação atual desde 1870.





A ponte têm uma longitude de 516 metros, e sua largura é quase 10 metros, se encontra apoiada em 16 arcos. Está protegida por 3 torres distribuídas entre seus dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. 

A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados.

A maioria delas foram construídas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. Entre os artistas que decoraram a ponte com suas obras se encontravam os mais proeminentes da Bohemia, Matthias Braun, Jan Brokoff e seus filhos Michael Joseph Brokoff e Ferdinand Maxmilian Brokoff, entre outros. Entre as esculturas mais notáveis, se encontram as de São Luthgard, o Calvário e a de São João Nepomuceno. Também é conhecida como a estátua do cavaleiro Bruncvík. A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.




















A Praça da Cidade Velha, a Staroměstské náměstí é uma das mais antigas e uma praça histórica no quarteirão da Cidade Velha bem no centro de Praga, está localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles, a Praça da Cidade Velha está sempre lotada de turistas no verão. Ela é extremamente importante para os tchecos pois nela é possível encontrar prédios em vários estilos arquitetônicos, como a Catedral Týn, de estilo gótico, e a igreja de São Nicolau, em estilo barroco. Assim, a praça se tornou um oásis para viajantes das estreitas ruas de Praga.


Além das igrejas, outras grandes atrações da praça são o relógio Astronômico, denominado Orloj, a estátua de Jan Hus e a Torre da Cidade Velha, que permite uma visão panorâmica de toda a praça. A estátua de Jan Hus foi inaugurada no dia 6 de Julho de 1915 no marco dos 500 anos de sua morte. Jan Hus foi um reformista religioso que foi queimado vivo por suas crenças. 

Mesmo assim, a religião pregada por ele é hoje a mais comum do país.

Programas imperdíveis em Praga, sem contar que são todos gratuitos, ali próximo também pode-se visitar uma feira de artesanato, é possível encontrar qualquer tipo de lembrança, entre elas, lápis e canetas, cartões postais, bolsas, canecas e muito mais.

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: