Follow:
América Latina Cidade do México Curiosidades México Mochilão América Latina Mochilão México

Paseo de la Reforma e arredores

Ta aí um lugar que eu gostava de andar quando estava no México. O Paseo de la Reforma ou Avenida de la Reforma é uma importante avenida de 12 km na Cidade do México, batizada em homenagem às importantes alterações políticas que sucederam a virada da década de 1850 que culminaram nas reformas políticas do presidente Benito Juárez. A avenida foi inicialmente projetada para ligar o Castelo de Chapultepec ao Palácio Nacional, no centro. No extremo que liga a Chapultepec, a avenida tem início no monumento aos Niños Héroes, os heróicos cadetes da batalha de Chapultepec, passando pela Zona Rosa (lugar onde eu estava hospedada), e através da Avenida Juárez e R. Francisco I. Madero, para o Zócalo. As avenidas são imensas, mas é bem tranquilo caminhar por essa região. Na direção nordeste fica Tlatelolco, onde se divide em direção à Calzada de Guadalupe e Calzada de los Misterios, até chegar a La Villa. Ao longo de toda a avenida, são homenageados vários nomes da História do México, como Cuauhtémoc, Simón Bolívar, José de San Martín e Cristóvão Colombo. Pode se dizer o mesmo da Avenida Insurgentes, outra gigante só que do lado oposto!
A  Avenida de la Reforma se cruza com a Insurgentes, a maior, com seus 28,8 km, e a sua extensão liga a zona norte da cidade à zona sul, no centro, instalaram-se vários hotéis e restaurantes de luxo com variadíssimas atrações turísticas. Esta avenida tornou-se uma passagem tradicional para manifestações e protestos, cuja maioria dos acontecimentos se passam entre El Ángel de la Independencia e o Zócalo, ou entre o Zócalo e Los Pinos.

Alguns edifícios notáveis instalados ao longo da via são a Torre Mayor e a Torre HSBC. Ali também é possível encontrar Starbucks, várias lojas famosas e o famoso Shopping Reforma 222!
O Ángel de la Independencia ou simplesmente El Ángel é um monumento localizado no Paseo de la Reforma (ele sempre aparece nas novelas mexicanas), no centro da Cidade do México, foi erguido em 1910 em comemoração ao centenário da Guerra da Independência do México, recentemente foi transformado em mausoléu em honra aos mais importantes heróis desta batalha. A base da coluna é quadrangular e possui estátuas de bronze em cada extremidade simbolizando a Lei, a Justiça, Guerra e a Paz.

Antigamente havia nove degraus ligando a base do monumento, mas devido ao afundamento do terreno mais 14 degraus foram colocados. A coluna possui 36 metros de altura e é feita de aço no interior do monumento há 200 degraus que conduzem à estátua do anjo de onde se tem uma vista total do Paseo de la Reforma, a estátua tem 6,7 metros de altura e representa o Anjo da Vitória.
Em 1925 os restos mortais dos heróis da Guerra da Independência do México, foram enterrados em um mausoléu na base do monumento, entre eles Miguel Hidalgo y Costilla, José María Morelos, Ignacio Allende, Juan Aldama, Andrés Quintana Roo, Pedro Moreno, Víctor Rosales entre outros. Pra terminar a nossa caminhada pelos arredores, fomos ao Shopping Reforma 222, ali estão várias lojas e marcas internacionais inclusive a rede de restaurantes Spoleto! Sim, tirei uma folga da pimenta e comi no Spoleto!

Leia também:

Previous Post Next Post

4 Comments

  • Reply viagenzinhahein

    A cidade é perigosa?

    Sempre ouço que a Cidade do México é mais tranquila do que o resto do país, tenho uma certa curiosidade em visitar.

    7 de outubro de 2014 at 14:40
  • Reply Flávia Donohoe

    Olá André! Eu me impressionei com a Cidade do México, inclusive quero voltar logo. Achei a cidade muito limpa e muito segura, andei bastante e conheci diferentes bairros. Indico ficar próximo ao bosque de Chapultepec e nos bairros Condesa, Zona Rosa, Polanco ou nas Lomas (aqui é bem mais caro). A Cidade do México tem muita história e cada lugar é muito particular, sempre fui fã da cultura mexicana e pré-colombiana, então pra mim o México é bem especial.

    Pra falar a verdade eu não achei a cidade perigosa em momento nenhum, e olha que estava com um inglês a tiracolo! Os parques são lindos e os museus são fantásticos, o de Antropologia é incrível, e é bem fácil andar pela cidade. Contratei vários passeios e não me arrependo.

    Passei em outros estados, fui até Guadalajara e Acapulco e posso dizer que estas últimas são bem mais tranquilas, do que eu já ouvi falar só lá pelo norte que é melhor tomar mais cuidado por conta do narcotráfico! Tirando isso vá tranquilo, em Cancún ainda é mais turístico! Beijos

    7 de outubro de 2014 at 20:03
  • Reply viagenzinhahein

    Obrigado, pelas dicas, Flávia!

    Beijos.

    8 de outubro de 2014 at 14:19
  • Reply Flávia Donohoe

    De nada! Sempre às ordens! 😉

    9 de outubro de 2014 at 19:07
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: