Follow:
Catalão Museus Relembrando

O Mundo de Gaudí!

Último post relembrando Barcelona, mais sobre a Barcelona de Gaudí!
A imagem de Barcelona está relacionada a do arquiteto Antonio Gaudí. Conhecer sua obra é um dos principais objetivos dos visitantes. La Pedrera é o lugar mais indicado para iniciar o circuito Gaudiniano, ele está localizado numa esquina do Eixample e possui 3 fachadas, com suas linhas curvas evocando uma ondulação de pedra, salpicada pelos retorcidos guarda-copos metálicos das varandas. 
No nível superior apresenta um deslumbrante bosque de chaminés, engenhosas construções escultóricas. 
Na Pedrera o Espai Gaudí mostra maquetes e fotografias para que possa ser compreendida a lógica interna da obra do arquiteto, descobrindo que o gênio de Gaudí não residia só nos incríveis acabamentos, mas nas suas inovadoras e visionárias propostas de estrutura construtivas, não tão longe da Pedrera encontra-se outra famosa construção Gaudiniana, a Casa Batló, com seu telhado semelhante à pele de um dragão.



Gaudí, um arquiteto de inclinação mística e convicções rituais, trabalhou na Sagrada Família, ele passou os últimos anos da sua vida junto ao templo, ela até hoje encontra-se em obras. 
É uma obra de grandes magnitudes que Gaudí aceitou seu encargo com 31 anos e passou toda sua vida vinculada a ela, nela desenvolveu sua inventividade criadora e deixou voar sua imaginação. 
Com suas 8 torres exuberantes, sendo no total 16, a Sagrada Família será concluída daqui alguns anos, dizem que será no ano de 2025.


Outra obra impressionante é o Parc Güell, a obra de Gaudí de maior dimensão em Barcelona, esta cidade jardim, com aproximadamente 20 hectares combina os projetos de urbanização com os arquitetônicos, logo na entrada já vemos a monumental escadaria guardada por um Saúrio de Cerâmica. Após a escadaria encontra-se a sala Hipostila, um bosque de colunas e sobre ela a grande praça do Parc Güell, onde se encontra o famoso banco ondulado recoberto com restos de azulejos, louças e garrafas integrando um collage deslumbrante com coloridos e grande dinamismo. O parque ainda oferece as galerias com pórticos ou residencias que foram ocupadas pelos Güell e pelos Gaudí. Para completar o circuito Gaudí em Barcelona pode se visitar também a casa Vicens, os pavilhões da casa Güell, O Palau Güell, a Escola das Teresianas, a Casa Calvet, a Torre Bellesguard, a Porta e o Muro da Casa Miralles e as escolas da Sagrada Familia.

Fotos variadas de Barcelona, Sagrada Família, Espai Gaudí, Maquete de la Pedrera, Vista do Parc Güell, Prédio do la Pedrera.

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: