Follow:
Áustria Europa Mochilão Europa Terminais Trens e Metrôs Viena

O Metrô de Viena!


O U-Bahn de Viena é um sistema de metropolitano que opera na cidade, sendo quase todo subterrâneo, à exceção da linha central da U6 que circula num viaduto, na antiga linha de trens Stadtbahn. Tudo está interligado na capital austríaca, os bondes ou trams, os ônibus e os trens utilizam o mesmo bilhete. 

Os nomes das estações são normalmente atribuídos segundo as ruas ou as zonas da cidade onde se encontram.

As linhas não têm nenhum nome específico, foram-lhe apenas atribuídos números antecedidos da letra U (de U-Bahn). Podem ainda ser identificadas por uma cor. Atualmente existem cinco linhas : U1,U2,U3,U4 e U6. O futuro da linha U5 é incerto, ninguém sabe se algum dia será construída. A empresa responsável por tudo que envolve o sistema de metrô de Viena é a Wiener Linien (a mesma que possui um terminal de ônibus de onde saem linhas para Bratislava). 
Os tickets podem ser comprados pela internet, nas máquinas, nas estações e nos guichês de atendimento. As opções de bilhetes são: single ticket, 24 horas, 48 horas, 72 horas, 1 semana, 1 mês e 1 ano. 
Adultos pagam 2,00 pela passagem com direito a fazer baldeação, mas sem sair da estação de metrô. Primeiro, você tem que saber o básico: toda vez que você vir um U grandão, escrito em branco com um fundo azul, lá é o metrô.











Em algumas estações você tem a possibilidade de mudar de linha (não são todas!) e com os 2 euros que você pagou pela sua passagem, você pode andar em todas as direções, mas só pode sair da estação quando você chegar onde você quer. 
Senão, tem que comprar outro bilhete!

Crianças pagam meia passagem, 1,00. Se você for pegar metrô com bicicleta ou cachorro, também tem que pagar meia passagem para eles (sim, pela bicicleta também!). E têm horários próprios para entrar com bicicleta, de 2ª às 6ª das 9hs da manhã até 15hs e também depois das 18h30 e sábado, domingo e feriado, o dia inteiro.

Também existem preços especiais para senhores, para quem compra o bilhete válido por 24h, 48h, 72h, mensal ou anual. Quem vier visitar Viena, é uma boa comprar um desses combos aí! 

Assim como na Alemanha, Praga e Budapeste, eles confiam muito na pessoa, pra eles é uma questão de princípios, nesse quesito o Brasil ficaria falido! Já vi pessoas serem abordadas, mas nunca me pediram nada, caso você não esteja com o bilhete validado é cobrada uma multa correspondente! Em alguns lugares, ela é bastante salgadinha, caso da Alemanha e de Viena, se não esqueço era de 75!

Uma coisa bastante peculiar na cidade é a arte, cidade artística como tal, é possível ver várias obras, quadros, esculturas e exposições espalhadas pelo metrô, tudo bastante cultural e impecável! Esse metrô é realmente muito fácil de se locomover, só não se esqueça de validar o bilhete!

Leia também:

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply Quarto de Viagem - Um passeio por Viena na Áustria - Quarto de Viagem

    […] chegamos à noite o frio era demais, ainda teríamos que pegar o metrô e procurar nosso hostel, o Wombats de Viena, a primeira impressão foi ótima, a cidade é linda e […]

    22 de novembro de 2016 at 22:11
  • Reply Quarto de viagem - Naschmarkt, o Mercado de Viena - Quarto de viagem

    […] Wienzeile, Kettenbrucken, Viena 1040, o metrô mais próximo é o de Kettenbruckengasse aberto das 06hs às […]

    7 de maio de 2017 at 13:16
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: