Follow:
Brasil Curiosidades Mochilão Brasil São Paulo Terminais Trens e Metrôs

O Metrô de São Paulo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

a famosa estação da Luz, que compreende o metrô e também os trens da CPTM.

Já falei sobre alguns metrôs por aqui, e agora é a vez do metrô paulistano, o maior e mais antigo do Brasil. O Metrô de São Paulo, conhecido popularmente como metrô, é um sistema metropolitano que serve a cidade de São Paulo, operado pela empresa de capital misto do estado de São Paulo, fundada no dia 24 de abril de 1968 é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metropolitano de toda a capital.
saopaulo1
Este está em operação desde 14 de setembro de 1974, sendo o maior do Brasil com quase 76km de linhas distrubuídos em 65 estações, nas linhas  1- Azul (Jabaquara ↔Tucuruvi), 2- Verde (Vila Prudente ↔ Vila Madalena), 3- Vermelha (Corinthians ↔ Itaquera ↔ Palmeiras ↔ Barra Funda), 4- Amarela (Luz ↔ Butantã) e 5- Lilás (Capão Redondo ↔ Adolfo Pinheiro). 
saopaulo3
Possui também  interligação com o sistema de trens urbanos, através de integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Brás, Tatuapé, Palmeiras ↔ Barra Funda, Luz, Corinthians ↔ Itaquera, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros, e em outros terminais de transporte intermodal na cidade de São Paulo.
img_0365
pc260056
pc260057
Com o crescimento da cidade de São Paulo, a questão do transporte se tornou cada vez mais importante. Os meios de transporte existentes até a metade do século XIX deixavam a desejar e impediam a expansão da cidade. O primeiro meio de transporte moderno a chegar a São Paulo foi a ferrovia, em 1867, que atravessou a cidade em algumas de suas regiões, iniciando a ligação da região central a áreas até então distantes e inóspitas da cidade.
p5012802
p5012818
P720122719
P720122724
P720122723-1
Metrô_SP
mapa-metro-são-paulo
IMG_0364
vista desde a estação Tacomã.
Em 2013, o Metrô de São Paulo e os sistemas da CPTM levam juntos 7,3 milhões de pessoas por dia, sendo 4,6 milhões pelo Metrô e 2,7 milhões pela CPTM. As estações de metrô funcionam das 4h40 às 24h. Em 2013 os bilhetes custavam 3,00 reais. Em 2006 o sistema de metrô de São Paulo começou a utilizar um bilhete eletrônico denominado “Bilhete Único”. Com este bilhete, usado como um cartão inteligente recarregável, o passageiro pode pegar até três ônibus e um metrô ou trem suburbano dentro de três horas.
saopaulo2
Este sem dúvida é o metrô mais moderno e atualizado do Brasil, suas linhas são pontuais e passam mais rápido do que qualquer outro, além disso é impecável na limpeza assim como os de Brasília e Rio de Janeiro.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

 

 

Leia também:

Previous Post Next Post

1 Comment

  • Reply Quarto de viagem - O Metrô de Brasília - Quarto de viagem

    […] já tinha ouvido falar que eram 47km e é a segunda maior do país, ficando atrás apenas para a de São Paulo.  Estação novinha em folha no Guará, e os vagões superfaturados do metrô brasiliense. As […]

    20 de setembro de 2017 at 14:53
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: