Follow:
Curiosidades Europa Mochilão Europa Mochilão Moscou Moscou Rússia Terminais Trens e Metrôs

O Metrô de Moscou, um dos mais impressionantes do mundo

IMG_9972-12

Já visitei vários metrôs pelo mundo e tenho até uma categoria aqui no blog só pra isso. O metrô moscovita conseguiu ser o mais estiloso, chique, ostentação de todos os que eu conheci! Além de ser sempre cheio, mostra realmente como vivem os russos, os vagões têm aparência antiga, mas estão em perfeito estado, esse meio transporta cerca de oito milhões de pessoas por dia com uma eficiência invejável desde a década de 1930.

IMG_0093-6

Posso dizer, e confesso, que antes de entrar no metrô um medinho toma conta, pois é quase impossível entender as placas e o que eles dizem, e nem adianta, pois não tem nada escrito em inglês. Pra facilitar a minha vida, consegui um mapa em russo de um cara que entregava panfletos na rua e isso salvou a minha vida.

Com o mapa em russo, é muito mais fácil de se situar, o mapa em inglês não ajuda em nada, até porque as disposições das estações são em várias direções, nem sempre retangulares ou em linha reta, algumas são em rotatórias, passando por mais de uma estação ao mesmo tempo, ou seja, um rolo só! Consegui passar no teste no primeiro dia, e depois, achei até fácil, tudo é questão de costume. Esse metrô é um dos mais temidos pelos turistas, e isso é bem compreensível.

IMG_0084-6
31970633850_715f44e854_o
IMG_0082-6
IMG_9795-6

Felizmente, o melhor do metrô está nas estações e isso não precisa de tradução, são vários painéis, quadros, pinturas, mosaicos, bustos, uma aula de história ao ar livre!

Consegui uma revista TIME OUT Moscow no Dunkin’ Donuts e lá eles tinham um roteiro com as melhores estações do metrô.
A maior estação é Komsomolskaya, cujos painéis são uma autêntica aula de história russa.
Também a estação Mayakovskaya tem um teto de mosaicos que costuma deixar qualquer um de boca aberta.
IMG_9984-13
P9250111-6
HPJ12349-12
Estação Mayakovskaya
IMG_9981-7
img_9841
img_9840
IMG_9843-7
O metrô de Moscou circula diariamente das 6h às 1h e, ao todo, são 12 linhas, em cores distintas, isso vai facilitar bastante a vida do passageiro, já que algumas estações comportam até quatro linhas, cada uma com um nome e uma cor diferente.
Pedir informações aos funcionários, nem tente ou só se você for fluente em russo, do contrário a conversa vai ser indecifrável. Os russos chamavam o metrô de os palácios do povo, pois assim eles teriam acesso a contemplar a alta arquitetura das estações.

Para sair do metrô, siga a placa Выход.

IMG_9774-7img_1281img_9849
São muitas estações imperdíveis no metrô, eu tentei ver as mais conhecidas, e, no meio do caminho, tive gratas surpresas, como são muitas, é impossível conhecer todas.

De qualquer forma, são oferecidos vários passeios às estações, há guias especiais somente pra isso, bem como um site bem bacana que mostra quais estações visitar, além de oferecer um serviço especial guiado às estações mais famosas.

IMG_0083-13
HPJ12342-7
P7230776-7
Estação Komsomolskaya
P7230777-7
Estação Novoslobodskaya
P7230782-7
Estação Park Pobedy
metromap_moscow-7
Mapa do metrô moscovita
Alguns posts e inspirações em outros blogs sobre o incrível metrô de Moscou:
Site oficial do Metro de Moscou : http://mosmetro.ru/

Leia também:

Previous Post Next Post

22 Comments

  • Reply Lívia Maia

    Oi Flávia, olha eu aqui de novo, os seus posts são tão inspiradores, como eu gostaria de viajar assim como você, mas ainda tenho que terminar a faculdade e espero logo viajar, estou fazendo um roteiro pra Argentina, Chile e Uruguai e queria a sua ajuda, já´estou lendo os posts antigos e montando tudo direitinho, muito obrigado.
    Posta mais sobre a sua vida no uk.
    beijos

    28 de março de 2015 at 19:26
  • Reply Flávia Donohoe

    Olá Lívia, feliz pelo seu comentário! Obrigada pelo elogio, eu também quero viajar bem mais, eu fiz alguns posts sobre esses países, é só você olhar na tag Mochilão América do Sul, ou nos respectivos países, eu adoro viajar pela América Latina, no momento minha vida está muito parada não tenho muita coisa pra postar por aqui, mas assim que tiver algumas fotos legais, postarei! Obrigada pelo carinho, bjo! =)

    31 de março de 2015 at 12:36
  • Reply Fani

    tudo por lá é lindo né?

    Um abraço, Mundo da Fani
    <3

    1 de abril de 2015 at 13:34
  • Reply Flávia Donohoe

    Olá Fani! A maioria dos prédios são gigantescos e algumas construções são lindas!
    As igrejas são as mais incríveis! <3
    Beijos!

    4 de abril de 2015 at 11:56
  • Reply Taís

    Cada vez que vejo fotos e relatos sobre o metro de Moscow eu fico com mais vontade ainda de ir logo pra Russia e explorar essa maravilhosidade aí! Gente, que metro é esse né? Fala serio hahaha Muito bonito! E só de imaginar deve dá um medinho de se perder, mas é respirar fundo e se acostumar, porque nossa, deve ser uma experiência e tanto poder entrar nessas estações!

    Ps: me avise quando você for vir aqui em Dublin 🙂

    5 de abril de 2015 at 13:17
  • Reply Flávia Donohoe

    Olá Taís! Eu gostei bastante de Moscou, uma pena que choveu e tinha começado a esfriar, mas adorei os lugares que conheci, principalmente o Museu do Cosmonauta e as estações de metrô, elas são um espetáculo a parte, além é claro dos gigantescos prédios por todos os lados!

    Eu ainda quero ir na primavera ou no verão, de preferência até São Petersburgo e dar uma passada na Finlândia. No começo o medo toma conta, mas com o tempo você se acostuma a ver as letras e como funciona, passei um tempo muito legal na Rússia e com certeza valeu a pena a experiência!

    Nossa, você acredita que estava pensando em ir a Dublin e iria te perguntar se tinha como nos encontrar, pois gosto bastante do seu blog! Obrigada por vir até aqui =)
    Beijo!

    5 de abril de 2015 at 23:11
  • Reply Paula A.

    Ahhh não tinha visto esse post! Que incrível que você também foi, é lindo demais, né? Assustador demais se virar na Rússia, mas só de ver essas estações de metrô já vale todo o stress na comunicação. 🙂

    14 de março de 2016 at 11:30
    • Reply Flávia Donohoe

      Fui sim Paula, no mês de setembro de 2014 e o tempo até que estava bom, consegui conhecer muita coisa, o meu passeio preferido foi o próprio metrô e o museu do cosmonauta! Muito obrigada pelas dicas incríveis, um beijão

      14 de março de 2016 at 21:57
  • Reply Analuiza (Espiando Pelo Mundo)

    É tão clichê, mas é tão verdade! O metrô de Moscou é de fato bonito, diferente e impressionante! 🙂 Ana

    14 de janeiro de 2017 at 13:39
    • Reply Flavia Donohoe

      Li os seus relatos de Moscou e me impressionou o detalhismo! Adorei ter conhecido o metrô moscovita, além de histórico é espetacular!

      14 de abril de 2017 at 13:16
  • Reply Quarto de viagem - Museu do Cosmonauta em Moscou - Quarto de viagem

    […] verá esse enorme monumento logo na saída da estação de metrô VDNKh, ali da estação já da pra ver o […]

    16 de janeiro de 2017 at 21:04
  • Reply Alessandra Fratus

    Nossa! Toda vez que vejo fotos dessas estações de metrô na Rússia me dá vontade de come’çar um projeto fotográfico só com esses detalhes! Demais!!

    20 de janeiro de 2017 at 12:38
  • Reply Eloah Cristina

    Nem parece estação de metro de tão caprichada e charmosa, né? Só de andar nele já deve ser um passeio diferente! Gostei do post e do seu relato.

    20 de janeiro de 2017 at 13:23
  • Reply Marianne

    Estive em Moscow em 2014 e também fiquei impressionada com as estações. São tão lindas, douradas e luxuosas que pareciam mais um castelo! Na mesma viagem estive em Estocolmo, cujas estações são verdadeiras obras de arte. Adoro esses passeios em estações diferentes e curti saber que você tem uma categoria no seu blog!

    20 de janeiro de 2017 at 13:29
  • Reply Casal com rodinhas nos pés

    Olá Flávia!
    Que experiência incrível!Que metrô gigantesco.
    Adorei o mapa no final do post, deu pra ter uma noção mais da dimensão.

    Abraços!!

    20 de janeiro de 2017 at 13:40
  • Reply Camila Torres

    O metrô de Moscou é uma grande atração dá cidade mesmo ! Descemos em várias só pra conhecer.
    Pra facilitar o deslocamento, eu aprendi o alfabeto cirílico, só aprender a pronunciar as palavras já ajudou bastante. Vou deixar o link do post aqui pra você dar uma olhada: http://www.colecionandoimas.com.br/2013/05/nao-falo-nada-de-russo-e-agora.html

    Parabéns pelas fotos!

    20 de janeiro de 2017 at 17:35
  • Reply Juliana Moreti (www.turistando.in)

    Flàvia…. amei este teu post!
    Li teu post sobre os metros de Budapeste com meu marido (e começamos a recordar nossa experiência por ali) e naquele momento comentamos sobre os metrôs europeus e obviamente, comentamos sobre nossa vontade de conhecer as estações dos metrôs da Rússia! Sempre vimos fotos fantàsticas e teu post confirmou isso!
    Abraços,

    21 de janeiro de 2017 at 02:32
  • Reply Pedro Henriques

    Sempre ouvi dizer que o metro de Moscovo era uma obra prima da arquitetura civil e de facto ao ver estas fotos veja o quão impressionante é este equipamento! Obrigado pela partilha.

    21 de janeiro de 2017 at 18:20
  • Reply Gisele Almeida

    Já ouvi falar muito do metro de Moscou deve uma ser uma loucura mesmo mas pelas suas fotos lindasss deu até vontade de conhecer. 😀 Parabéns pelo post.

    21 de janeiro de 2017 at 21:48
  • Reply Simone Hara

    Tenho LOUCURA para visitar a Russia! Tá nos meus top 5 destinos que PRECISO ir conhecer!
    A primeira vez que ouvi falar da beleza e suntuosidade do metrô de Moscou foi através de uma antiga professora que era russa. De lá pra cá sonho em conhecer e vendo tuas fotos fiquei ainda mais encantada! Amei!

    22 de janeiro de 2017 at 02:38
  • Reply Quarto de viagem - Um resumo por Moscou, capital da Rússia - Quarto de viagem

    […] com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. A imponência do metrô moscovita  A história russa é longa e começa no século I, contada através dos séculos e com […]

    24 de janeiro de 2017 at 22:09
  • Reply Quarto de viagem - Demodedovo, um dos aeroportos de Moscou - Quarto de viagem

    […] também um ônibus de translado do aeroporto à estação de metrô Domodedovskaya a cada 15 minutos, leva cerca de 30 minutos a viagem e com custo médio de 200py rublos por pessoa. […]

    7 de março de 2017 at 23:06
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: