Follow:
Bélgica Bruxelas Curiosidades Europa Mochilão Europa Terminais Trens e Metrôs

O Metrô de Bruxelas

IMG_3942-12

Mais um metrô pra nossa lista viajante e o do momento é o de Bruxelas. A cidade, na época medieval, estava no meio da rota das grandes potências mundiais, França, Inglaterra e Alemanha. Tem-se a Grand Place, que é a praça principal da capital, local mais movimentado da cidade. Logo, com o tempo, as avenidas foram construídas sobre o rio Senne, ao longo dessas vias construiu-se a ligação ferroviária.

Como se espera de uma capital, Bruxelas é o centro do transporte nacional, sendo um dos pontos principais de ligação entre Luxemburgo, Amsterdã, Paris, Berlim e Londres. Portanto, o metrô foi um meio de transporte que veio modernizar a capital belga.

IMG_3934-12 IMG_3998-6

IMG_3904-12 IMG_3902-15 IMG_3968-12

O metrô foi inaugurado oficialmente em 1976, embora as linhas subterrâneas conhecidas como pré-metrô já operassem desde a década de 1960. Uma rede de ônibus coletivo e trans também serve a cidade há tempos, o sistema interticketing consiste no portador do bilhete MIVB/STIB, que pode usar o trem ou ônibus de longa distância dentro dos limites da cidade.

Uma única viagem pode incluir várias etapas através dos diferentes meios de transporte. Os serviços de transporte regional são operados pelas empresas De Lijn, TEC e NMBS/SNCB, estas também operam as linhas que fazem ligação de Bruxelas com cidades vizinhas. Na atualidade, o metrô consiste de quatro linhas que perfazem um total de cerca de 50 km de comprimento com 69 estações.

HPIM1350-12

DSC07112-6

DSC07113-6

DSC07116-6

DSC07111-6

DSC07115-6

HPIM1347-6

HPIM1550-6

HPIM1554-6

DSC07111-6

Mapa do metrô de Bruxelas

A rede de metrô de Bruxelas evoluiu em grande parte a partir da adaptação da rede de pré-metro, nas zonas mais centrais, e da rede ferroviária da SNCB, nas zonas mais periféricas ou do subúrbios.
As linhas são divididas em: 
Linha 1 – Gare de l’Ouest/Weststation – Stockel/Stokkel; Linha 2 – Simonis (Léopold II) – Simonis (Elisabeth); Linha 5 – Erasme/Erasmus – Herrmann-Debroux; Linha 6 – Roi Baudouin/Koning Boudewijn – Simonis (Elisabeth).

De acordo com a reestruturação de 2009, as linhas 3 e 4 são linhas de pré-metro, que utilizam o eixo norte-sul e se misturam com as quatro linhas do metrô. 
A cidade tem estações ferroviárias menores em Bockstael, Bruxelas-Chapel, Bruxelas-Congres, Bruxelas-Luxemburgo, Bruxelas-Schuman, Bruxelas-Oeste, Haren, Haren-Sul e Simonis.

Na região de Bruxelas também existem estações de ferrovias em Berchem-Sainte-Agathe, Boitsfort, Boondael, Bordet (Evere), Etterbeek, Evere, Forest-Leste, Floresta-Sul, Jette, Meiser (Schaarbeek), Moensberg, Saint-Job, Schaarbeek, Uccle-Calevoet, Uccle-Stalle, Vivier d’Oie-Diesdelle, Merode e Watermael. 
A primeira vista o metrô parece confuso, mas é bem fácil de se locomover por lá!

No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

13 Comments

  • Reply Anônimo

    Olá…sabe me dizer que se eu comprar o bilhete de trem para ir do aeroporto até o centro, posso usar o mesmo para fazer baldeação para o metro ?? Obrigado..Alexandre

    11 de fevereiro de 2015 at 14:32
  • Reply Flávia Donohoe

    Olá Alexandre! O que você pode fazer é pegar o ônibus que sai do aeroporto e parar na estação de metrô na linha amarela ou vermelha, estação Schuman! Eu usei muito metrô e tram, o trem que utilizei foi o Eurostar que sai inclusive de uma estação de metrô! Eu evitei ir de avião, pois o aeroporto é muito longe do centro! O ônibus é a melhor opção, pois é mais barato!

    Caso você opte por ir de trem é mais caro e você pode usar os trens Brussels Airport Express! A estação de trem do aeroporto localiza-se no andar inferior (andar 1 subsolo) e há 4 trens por hora. Os trens chegam às principais estações de Bruxelas (Gare Centrale, Gare du Nord e Gare du Midi).

    O bilhete de trem é diferente do de metrô, portanto você terá que comprar o de metrô separado! Abraços

    11 de fevereiro de 2015 at 22:29
  • Reply Quarto de viagem - Atomium em Bruxelas - Quarto de viagem

    […] periferia noroeste da cidade.  Próximo ao Estádio de Heysel Park, pra ir até lá é só pegar o metrô na linha 1A, saindo na estação de Heysel. Nos arredores do Atomium fica um grande complexo de diversões, o […]

    7 de janeiro de 2017 at 22:43
  • Reply Ana Raquel Fortes [Turistando no Mundo]

    Muito bom! Esse post é bem útil. Tanto que já salvei nos meus favoritos! hahaha..
    Obrigada pelas melhores dicas, sempre!

    11 de fevereiro de 2017 at 14:52
  • Reply Oscar | www.viajoteca.com

    Quando viajo adoro conhecer os meios de transporte locais.. E os metros são um dos meus favoritos.. As estações, as sinalizações e os próprios trens são diferentes de um lugar para o outro. Obrigado por compartilhar o post com belas imagens e várias informações úteis..

    Abs

    11 de fevereiro de 2017 at 17:39
  • Reply Paula Augot

    Post excelente!Estive em Bruxelas duas vezes e usei bastante o metrô da cidade na primeira vez, achei bem fácil de usar e muito limpo.

    11 de fevereiro de 2017 at 18:41
  • Reply Passaporte com Pimenta

    Ah infelizmente não tive boa experiência por lá, fui assaltada e roubaram minha câmera com todas as fotos da viagem, o acontecido acabou estragando a minha viagem a Bruxelas.

    11 de fevereiro de 2017 at 19:02
  • Reply Martinha

    Ótimo post, está super informativo.. adoro Bruxelas. Vou seguido para lá. O metrô é ótimo, mas gosto mesmo de andar sem rumo pela cidade. =)

    12 de fevereiro de 2017 at 08:38
  • Reply Gil Sousa

    A Bélgica é mais um dos países na minha lista a visitar. Gosto bastante de andar de transportes públicos, bem melhor para o ambiente, e é também interessante saber a sua história, obrigado 🙂

    12 de fevereiro de 2017 at 11:04
  • Reply Danielle Bispo

    Gente que gracinha esse metro. Fui à Bruxelas em 2008 e infelizmente não andei de metro lá (na verdade nem lembro das estações).
    Adorei o post
    bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    12 de fevereiro de 2017 at 11:28
  • Reply Gisele Ramos

    Que bacana, adoro explorar o metrô dos lugares que visito (talvez um pouquinho de inveja, já que Porto Alegre não tem).

    Abraço!

    12 de fevereiro de 2017 at 11:34
  • Reply Maíra

    Parece uma otima linha! Toda cidade deveria ter metro! E achei lindo o interior dele 🙂

    15 de fevereiro de 2017 at 14:29
  • Reply Quarto de viagem - Bruxelas, a capital da união europeia - Quarto de viagem

    […] o metrô de Bruxelas. […]

    7 de março de 2017 at 17:50
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: