Follow:
Cidade do México Curiosidades México Mochilão América Latina Mochilão México Terminais Trens e Metrôs

O Metrô da Cidade do México

mexico2
Um dos meus metrôs preferidos, impossível não passear pelo metrô do Distrito Federal (não o de Brasília) e não se lembrar da música El Metro do grupo mexicano Café Tacvba. O Metrô da Cidade do México cobre as áreas central e norte e municípios do Estado do México, e é o quinto maior sistema de metrô em número de passageiros; também pudera, a Cidade do México é uma das mais populosas do mundo.

mexico4E como vai longe esse metrô, é possível ir ao aeroporto e até a cidades bem afastadas do centro como Coyoacán. A primeira linha do metrô cobria 16 estações e foi aberta ao público em 1969, desde então foram feitas várias expansões e ele está composto por 12 linhas, 195 estações em 225,9 km.

mexico3

Dentre as estações, 106 são subterrâneas, 53 são de superfície e 16 são elevadas. Durante o horário de pico, os trens são invadidos constantemente por vendedores que vendem de tudo, desde CD’s piratas, livros, bugigangas em geral e é até possível ver apresentações pirotécnicas, uma vez vimos um homem rolando no chão com cacos de vidros, insano. Em algumas linhas, também, no horário do rush, os dois primeiros vagões são destinados a mulheres e crianças.mexico5Um ponto interessante é sobre a forma como foram criados os símbolos de cada estação. O norte-americano Lance Wyman, também criador do logotipo das Olimpíadas de 1968, idealizou os pictogramas para facilitar a identidade visual do local. Essa programação inclui o reconhecimento de cada estação por um símbolo, um ícone bem peculiar da cultura local, representativo ao nome da estação ou da área em que se situa.mexico6Isso foi feito, pois, naquele período, havia uma porcentagem relevante de pessoas analfabetas, sendo assim, mais fácil para a população se guiar por um sistema baseado em cores e símbolos visuais. Além do nome da estação em si, a base para a escolha do símbolo pode levar em consideração a região onde ela se localiza, isso é uma das coisas mais geniais que já vi em um metrô.

IMG_5714-6

Um exemplo é nessa estação da foto acima, o desenho da estação que é idêntico ao da pirâmide, é a do deus do vento Ehécatl que, na cultura dos aztecas, era um dos deuses mais venerados, a estação é a Pino Suárez. Alguns outros exemplos são:
  • Pontos de referência na área (um chafariz para a estação Salto del Água, referente à fonte que lá existe).
  • A tipologia (um coiote para a estação Coyoacán — o nome significa “lugar de coiotes” no idioma Nahuatl).
  • A história do lugar (na estação Juárez, o símbolo é a silhueta do presidente Benito Juárez).
Os pictogramas ou ícones exibem as cores da linha a que a estação cobre, as que cobrem duas ou mais linhas mostram cores de cada linha em listas diagonais, como na já citada Salto del Água.
Com a facilidade e reconhecimento dos pictogramas, tal sistema foi adotado, também, no Metrobus, o “Tren Ligero” e nos “Ferrocarrilles Suburbanos” da capital, bem como nos metrôs de Guadalajara e Monterrey. Com a redução das taxas de analfabetismo, o uso dos símbolos não se tornava mais necessário, mas como se enraizou na cultura e a iconografia representa bem vários pontos do D.F e seu transporte público, esta se fixou como característica distintiva mexicana.
 O Brasil se inspirou nos moldes mexicanos e importou o sistema. Este é visto no metrô da cidade do Recife que os utiliza desde sua inauguração, em 1985. No México vá sempre de metrô, uma experiência única.
L1 Rosa Pantitlán ↔ Observatório
                  L2 Azul         Cuatro Caminos  ↔ Tasqueña
L3 Verde oliva Indios Verdes ↔ Universidad
L4 Azul claro     Santa Anita  ↔ Martín Carrera
L5 Amarela    Politécnico  ↔  Pantitlán
L6 Vermelha          El Rosario  ↔  Martín Carrera
L7 Laranja          El Rosario  ↔  Barranca del Muerto
L8 Verde     Garibaldi  ↔  Constitución de 1917
L9   Castanha Pantitlán  ↔ Tacubaya
LA  Violeta Pantitlán  ↔  La Paz
LB Verde e prateado Ciudad Azteca  ↔  Buenavista
L12 Ouro Mixcoac  ↔  Tláhuac
mexico1

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

32 Comments

  • Reply Fernanda Santos

    Execelente post!! México en mi corazón!! 🙂 Rsrs ajudei a refazer 🙂

    9 de outubro de 2016 at 14:10
    • Reply Flávia Donohoe

      Sim, esse metrô é um dos meus preferidos 💜💜

      9 de outubro de 2016 at 14:54
  • Reply Carlos

    Muito bom esse post.

    9 de outubro de 2016 at 14:47
  • Reply Taís

    Que demais, Flavia! Nunca tinha lido posts sobre o metro no Mexico. Quando tiver por là vou seguir tudo suas dicas ❤️

    4 de novembro de 2016 at 20:28
    • Reply Flávia Donohoe

      hahaha, o metrô da Cidade do México é uma festa, nunca vi um local mais colorido e cheio de gente diferente, é um verdadeiro estudo antropológico 😀

      21 de novembro de 2016 at 18:36
  • Reply Katarina Holanda

    Que massa! Nunca imaginei um post sobre metrô, mas esse parece um ponto turístico, lindo ♥

    4 de novembro de 2016 at 20:28
    • Reply Fernanda Santos

      Oi, Katarina. Há posts sobre outros metrôs da Europa e América, é sempre bom se atentar aos detalhes das cidades. O metrô da Cidade do México, além de ser barato, abarca grande parte da cidade e eles ainda têm o sistema de ônibus que complementa. O metrô de Brasília só possui duas linhas e o de SP, que é o maior do Brasil, tem 1/3 da malha deste que foi citado. Obrigada por comentar!

      6 de novembro de 2016 at 18:54
    • Reply Flávia Donohoe

      o metrô é uma verdadeira aula de antropologia e de história 😀

      21 de novembro de 2016 at 18:37
  • Reply Paula Abud

    Muito bom esse post, quando formos lá iremos andar de metrô!
    Um beijo <3

    5 de novembro de 2016 at 03:20
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Paula. Tudo bem? Não vai se arrepender, é barato e leva a vários pontos turísticos. Se você se sentir incômoda, em algum momento, há vagões separados para mulher. Aqui em Brasília também incluíram um vagão similar no horário de pico. Obrigada por comentar 🙂

      6 de novembro de 2016 at 19:11
    • Reply Flávia Donohoe

      que bom Paula, espero que aproveite bastante 💕

      21 de novembro de 2016 at 18:55
  • Reply Gabi

    Algo que eu adoro é andar de transporte público nas cidades para onde vou. Eu estou doida para voltar a DF e explorar apropriadamente, com tempo. Esse seu post me dá mais vontade ainda, saber que dá pra fazer tanta coisa pela cidade com o metrô. Adorei as estações!

    5 de novembro de 2016 at 12:15
    • Reply Flávia Donohoe

      DF é uma das minhas cidades preferidas Gabi, tudo lá é tão divertido, e o mais incrível desse metrô é que ele te leva pra tudo quanto é lugar!

      21 de novembro de 2016 at 18:57
  • Reply Juliana Almeida

    Sempre que viajo para grandes cidades também gosto de testar o transporte publico e adorooo andar pelo metro, sempre barato e bem eficiente.
    Gostei bastante desse, espero testa-lo quando for ao Mexico!

    Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

    5 de novembro de 2016 at 13:23
    • Reply Flávia Donohoe

      Oi Juny, esse metrô é bem diplomático, já que você vê de tudo por lá, dá pra se fazer um verdadeiro estudo antropológico 😀

      21 de novembro de 2016 at 18:59
  • Reply Polly

    Oi Flávia! Obrigada por mostrar que metrô tb pode ser assunto… e história! Adorei saber sobre os nomes e símbolos fáceis para quem não sabe ler. Mto legal! Beijo grande!

    5 de novembro de 2016 at 18:24
    • Reply Flávia Donohoe

      Oi Polly, eu arrumo assunto pra tudo, qualquer coisa se transforma em assunto pra viagem, eu sempre gostei de tirar fotos de metrôs e estações de trem, afinal cada lugar tem uma particularidade, é viajar é isso, você descobre assunto nos mínimos detalhes! Beijos

      21 de novembro de 2016 at 19:16
  • Reply Camila Lisbôa

    Metrô é salvador em qualquer cidade, né? É ótimo pra conhecer e pra se locomover rapidamente e baratinho 🙂

    6 de novembro de 2016 at 00:11
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Camila. O metrô é uma boa pedida em cidades onde o táxi é caro, como Londres. É uma pena que não valorizem esse tipo de transporte no Brasil, o metrô de Brasília só tem duas linhas. Fiquei impressionada com este da Cidade do México. Obrigada por comentar! 🙂

      6 de novembro de 2016 at 18:19
    • Reply Flávia Donohoe

      sim Camila, o metrô é realmente um dos melhores transportes pra se locomover!

      21 de novembro de 2016 at 19:45
  • Reply Marcia Picorallo

    Acho que só blogueiro tira foto de catraca, de placa, de plataforma de metrô rsrsrs. Muito bom o post, vai servir de referência para muita gente. Obrigada por compartilhar!

    6 de novembro de 2016 at 02:22
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Márcia! Pura verdade rsrs, os amigos quando fotografam a cidade, na maioria das vezes, preferem fazer selfies. Nós nos preocupamos em registrar o que achamos interessante da cidade, e são coisas bem simples. A parte importante é que pode servir para ajudar alguém. Obrigada por comentar 🙂

      6 de novembro de 2016 at 14:25
    • Reply Flávia Donohoe

      hahaha, muito bem lembrado Marcia, isso mesmo, tiramos fotos de tudo, obrigada pelo comentário! Abraços 💕

      21 de novembro de 2016 at 19:54
  • Reply angie

    que interessante a sinalização, muito esperta essa solução de pictogramas, bota a ideia na cabeça de um designer que alguma coisa vai dar certo haeuaheau

    6 de novembro de 2016 at 13:25
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Angie! Exatamente, tiveram uma ideia que beneficiou a população analfabeta. Algo que sempre nos atentamos na viagem é a estética dos metrôs. Obrigada 🙂

      6 de novembro de 2016 at 14:22
    • Reply Flávia Donohoe

      olá Angie, isso foi uma das coisas que achei mais geniais nesse metrô mexicano, e mesmo se você não entender a estação é só seguir o desenho!

      21 de novembro de 2016 at 19:58
  • Reply Josiane Bravo

    Uau, que post super detalhado. Amo andar de metrô, e sempre acaba sendo a minha escolha na hora de se locomover nas grandes metrópoles. Depois que você se familiarizar com a rota, e o mapinha, acaba sendo um método de transporte super prático e barato (só o de Nova Iorque que nunca consigo entender o bendito mapa kkk).

    Abraços

    6 de novembro de 2016 at 23:19
    • Reply Flávia Donohoe

      Olá Josi, obrigada! O metrô salva muito na hora do aperto, é um dos meus transportes preferidos, é bem isso que você disse, depois que pega o jeito o metrô é o seu melhor amigo! Abraços 💕
      Achei até de boa o metrô de Nova Iorque, gosto dos metrôs gigantescos 😀

      21 de novembro de 2016 at 20:16
  • Reply Gisele Prosdocimi

    Nunca imaginaria que o metrô de lá fosse tão extenso e tão interessante. Uma verdadeira aula de história também.

    7 de novembro de 2016 at 23:37
    • Reply Flávia Donohoe

      Sim Gi, o metrô é extenso e te leva a todos os lados, só de ir para o aeroporto de metrô já vale a pena 😀

      21 de novembro de 2016 at 20:17
  • Reply Quarto de viagem - O Metrô de Madri, um dos mais charmosos da Europa - Quarto de viagem

    […] não se compara em nada com o de Paris e é muito parecido ao de Santiago do Chile e ao da Cidade do México. Herança dos […]

    23 de janeiro de 2017 at 16:34
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: