Follow:
Catalão

O Eixample e o Modernisme!







O Exaimple é a área central da Barcelona Moderna, um bairro residencial e ao mesmo tempo de serviços. O Eixample é a roupagem da Barcelona Moderna e constitui um produto requintado da cena catalã, complementadas adequadamente pelo Modernisme, que se encarregou de iluminar com exuberantes tecidos e cores, pedras, cerâmicas, ferros e cristais. 
O Modernisme seria, desta maneira, um fruto da rauxa català, o aspecto excêntrico e imprevisível do caráter local. O Eixample é uma retícula ortogonal, alterada pelas artérias principais, o Senhorial Passeig de Gràcia, o Carrer Aragó e a Gran Via de Les Corts Catalanes, a Diagonal e a Plaça de Catalunya.

Barcelona é a cidade do Modernisme, “não é somente a cidade de Gaudí, figura genial e inclassificável”, este movimento arquitetônico vivido e exposto com seus grandes nomes e suas obras chaves na cidade. Exemplo como a mais paradigmática obra o Palau de la Música Catalana (Sant Pere Més Alt, 11), obra de Lluís Domènech, Montaner. Construído entre 1905 e 1908 como sede da Sociedade Coral Orféo Català, é uma das mais belas e deslumbrantes salas de concerto do mundo.






Além do Hospital de Sant Pau e a Casa Lleó Morera, outros exemplos da linha Modernista são Casa Amatler e a Casa de Les Punxes. No Exaimple descobrimos o esplendor em suas varandas, vitrines, esgrafiados, mosaicos, cornijas, saguões, escadas ou elevadores, tesouros que podem ser admirados na própria rua como também em alguns interiores.
Fotos atualizadas em janeiro de 2013.

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: