Follow:
Barcelona Catalão Espanha Europa Mochilão Europa Relembrando Walking Tour

O Eixample e o Modernisme.. (2)

Mais um post de 2009 sobre Barcelona!
O Exaimple é a área central da Barcelona Moderna, um bairro residencial e ao mesmo tempo de serviços. O Eixample é a roupagem da Barcelona Moderna e constitui um produto requintado da cena catalã, complementadas adequadamente pelo Modernisme, que se encarregou de iluminar com exuberantes tecidos e cores, pedras, cerâmicas, ferros e cristais. 
O Modernisme seria, desta maneira, um fruto da rauxa català, o aspecto excêntrico e imprevisível do caráter local. O Eixample é uma retícula ortogonal, alterada pelas artérias principais, o Senhorial Passeig de Gràcia, o Carrer Aragó e a Gran Via de Les Corts Catalanes, a Diagonal e a Plaça de Catalunya.
Barcelona é a cidade do Modernisme, “não é somente a cidade de Gaudí, figura genial e inclassificável”, este movimento arquitetônico vivido e exposto com seus grandes nomes e suas obras chaves na cidade. 
Exemplo como a mais paradigmática obra o Palau de la Música Catalana (Sant Pere Més Alt, 11), obra de Lluís Domènech, Montaner. 
Construído entre 1905 e 1908 como sede da Sociedade Coral Orféo Català, é uma das mais belas e deslumbrantes salas de concerto do mundo.


Além do Hospital de Sant Pau e a Casa Lleó Morera, outros exemplos da linha Modernista são Casa Amatler e a Casa de Les Punxes. No Exaimple descobrimos o esplendor em suas varandas, vitrines, esgrafiados, mosaicos, cornijas, saguões, escadas ou elevadores, tesouros que podem ser admirados na própria rua como também em alguns interiores.
Próximo post o último da série Relembrando em Barcelona!
A Barcelona de Gaudí!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: