Follow:
Europa Mochilão Moscou Moscou Pontos Turísticos Relembrando Rússia Trens e Metrôs Walking Tour

Moscou, a cidade destaque na Copa 2018

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conheci Moscou há algum tempo e foi uma das cidades mais interessantes que visitei sem dúvida. As ruas, o metrô e o povo são atrações à parte e tentar entender ou se adentrar nessa cultura é tarefa difícil. Com a Copa do Mundo a cidade está em destaque e não poderia deixar de falar mais sobre ela aqui no blog. Então, vamos relembrar a cidade e seus destaques por aqui.

hpj1234-11

img_9810

img_97171

img_00561

como não ficar hipnotizada com uma Catedral dessas.

Eu me surpreendi bastante com a cidade, gostei muito e fiquei chocada como tudo nesse lugar é gigantesco. Sério, eu nunca vi uma cidade em grande escala como Moscou, praticamente todos os prédios do governos são imensos, eles queriam mesmo mostrar o poder do governo perante a população e o mundo. Além das diferenças culturais, o alfabeto cirílico é totalmente distinto do que usualmente estamos acostumados.
hpj1234-9
hpj1234-5
img_9773
img_9984
img_9795
img_9980
a exuberância do metrô moscovita.
Antigamente, a entrada de brasileiros era muito difícil, felizmente um acordo de livre passagem entre Brasil e Rússia foi assinado em 2010 (graças aos BRICS) e agora cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrada no país, exigindo apenas um passaporte válido por pelo menos 6 MESES. Porém, cidadãos de outras nações podem ter muita dificuldade para conseguir o visto para a Rússia, portanto se você tiver dupla cidadania, prefira o passaporte brasileiro.
img_9739
img_9783
img_0076
Eu andei muito, mas muito mesmo, fiquei até com dor nas pernas de tanto que andei pela capital, e posso dizer que foi uma ótima ideia, pois conheci bastante o metrô e lugares até distantes como o Complexo Panrusso moscovita próximo ao Museu do Cosmonauta.
E o que falar do metrô, que eles chamam carinhosamente de Palácio do povo; O metrô moscovita conseguiu ser o mais estiloso, chique, ostentação de todos os que eu conheci. Além de ser sempre cheio, mostra realmente como vivem os russos, os vagões têm aparência antiga, mas estão em perfeito estado, esse meio transporta cerca de oito milhões de pessoas por dia com uma eficiência invejável desde a década de 1930. Imagino como deve estar frenético em época de Copa.
img_9985
img_9987
img_9902
p9250159
img_9992
p9250112
O incrível museu da Cosmonaútica.

Posso dizer, e confesso, que antes de entrar no metrô um medinho toma conta, pois é quase impossível entender as placas e o que eles dizem, e nem adianta, pois não tem nada escrito em inglês. Pra facilitar a minha vida, consegui um mapa em russo de um cara que entregava panfletos na rua e isso salvou a minha vida.

Com o mapa em russo, é muito mais fácil de se situar, o mapa em inglês não ajuda em nada, até porque as disposições das estações são em várias direções, nem sempre retangulares ou em linha reta, algumas são em rotatórias, passando por mais de uma estação ao mesmo tempo, ou seja, um rolo só. Consegui passar no teste no primeiro dia, e depois, achei até fácil, tudo é questão de costume. Esse metrô é um dos mais temidos pelos turistas, e isso é bem compreensível.

img_9942
img_9978
img_00681
img_9977
A imponência do Complexo Pan Russo.

Felizmente, um dos lugares que tive a sorte de conhecer, pois muita gente não conhece, é o Centro Panrusso de Exposições, que é um centro permanente para feiras e exposições. Sério, eu nunca tinha visto um lugar tão gigantesco na minha vida, eu sempre irei falar isso nos posts de Moscou, pois tudo ali é grandioso. O Centro Panrusso de Exposições, é hoje uma empresa estatal, com o nome oficialmente abreviado para “GAO VVC”, de Gosudarstvennoye Aktsionernoye Obshchestvo ‘Vserossiyskiy Vystavochny Centr.

As duas lojas de departamento mais incríveis são a ЦУМ (TsUM – Central Universal Department Store) e o МЕТРОПОЛИС(Metropolis Center).
A loja de departamento mais conhecida é a ГУМ (GUM) que fica na Praça Vermelha e é bem fácil de achar, outro lugar que é bacana de andar e dá pra achar coisas legais é o bairro de Kitai-Gorod, além é claro da Rabat Street.
Os icones da capital russa sem sombra de dúvidas são o Kremlin e a Catedral de São Basílio, falou em Moscou é impossível não lembrar dessa Catedral tão exuberante e fotogênica.
img_9967
img_00571
img_97161
a imponente Praça Vermelha, Red Square.
Falando sobre o Kremlin, foi um dos lugares mais legais e fotogênicos que eu já fui, como eu já disse, ali tudo é grandioso, eles humilham o resto do mundo. Já começa pela Praça Vermelha, gigantesca! Ali ficam também o mausoléu de Lênin e é o centro político do país, a Catedral de São Basílio, a Torre Spasskaya, a Torre Troitskaya, o palácio do Congresso Soviético, a Catedral da Assunção (a que parece que é feita de ouro), a Torre do Sino de Ivan, o grande Palácio do Kremlin, o Arsenal do Kremlin e o Jardim de Alexandre! Pois é, o lugar é incrível!
img_0095
 a Catedral da Assunção (a que parece que é feita de ouro).
Kremlin significa fortaleza em russo, e pode ser chamado assim qualquer construção fortificada em uma das cidades históricas. Em Moscou é datada do ano de 1156, a muralha do Kremlin contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya).
img_97021
img_9825
E não poderia deixar de falar da Catedral é claro, esta é a mais famosa catedral de Moscou e um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do mundo. Segundo a lenda, Ivan, o Terrível; ordenou que os arquitetos fossem cegados para que eles nunca construíssem um edifício tão maravilhoso novamente. Ninguém sabe se é verdade, mas alguns anos depois da Catedral de São Basílio ser concluída, um dos arquitetos trabalhou na construção do Kremlin de Kazan e não conseguiu reproduzir a beleza arquitetônica da Catedral de São Basílio.

Se tiver a oportunidade de conhecer a Rússia e a capital não deixe de apreciar uma boa caminhada e usar bastante o metrô, eu particularmente quero voltar e espero conhecer bem mais do país.

Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

hu1

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

20 Comments

  • Reply Camila Neves

    A cada foto que vejo de Moscou fico mais apaixonada e curiosa para conhecer essa cidade tão linda e tão diferente do que estamos acostumados! Adorei o post e as fotos 🙂

    2 de julho de 2018 at 14:52
    • Reply Flavia Donohoe

      E isso que passei pouco tempo na cidade, quero voltar com certeza e tirar muitos mais fotos, não dei muita sorte, pois minha câmera quebrou, mas ficaram ótimas memórias dessa viagem <3

      3 de julho de 2018 at 17:05
  • Reply Luisa Galiza

    Que demais, agora com essa copa fiquei com mais vontade de conhecer.. E saber desse acordo de livre passagem entre Brasil e Russia facilita a vida né? Ad totos ficaram lindas!!

    2 de julho de 2018 at 18:02
    • Reply Flavia Donohoe

      Realmente, uma cidade incrível. Pode ir, para brasileiros tá liberado 😀
      Me trataram super bem no aeroporto!

      3 de julho de 2018 at 17:28
  • Reply Fabíola Moura/ Família que viaja junto

    Incríveis as construções de Moscou, com destaque para as igrejas e catedrais, parece até coisa de conto de fadas. Depois da Copa dá ainda mais vontade de conhecer, valeu por compartilhar.

    3 de julho de 2018 at 14:52
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Fabíola, Moscou é uma das cidades mais legais que já conheci, e tudo é muito grandioso, as construções são tão incríveis que você fica embasbacado, quero voltar com certeza!

      3 de julho de 2018 at 17:33
  • Reply Jair Prandi

    Deve ser mesmo uma cidade incrível! Sempre que vejo fotos da Praça Vermelha tenho vontade de ir conhecer, agora então com a Copa, dá mais vontade ainda!

    3 de julho de 2018 at 22:18
    • Reply Flavia Donohoe

      Realmente Jair, a Copa despertou uma incontrolável vontade de conhecer ou voltar a Moscou, eu também quero voltar e de preferência conhecer São Petersburgo!

      5 de julho de 2018 at 13:37
  • Reply Lulu Freitas

    Que excelente post! Você definiu muito bem Moscou. Uma cidade em grande escala, tudo é grandioso.
    Lindas fotos.

    4 de julho de 2018 at 18:17
    • Reply Flavia Donohoe

      Eu pensava que os Estados Unidos eram os grandiosos, mas só quando fui a Rússia vi o significado de grandioso. Espetacular a arquitetura de lá! Obrigada e um beijo.

      5 de julho de 2018 at 13:43
  • Reply Flávio

    Confesso que antes da copa eu nem dava muita bola pra Moscou.. mas agora, com tanto conteúdo sobre o lugar estou cada vez mais convencido que tenho que visitar este lugar incrível pelo menos uma vez na vida!
    Parabéns pelo post e pela coragem de andar no metro rsrs

    Abçs

    4 de julho de 2018 at 19:36
    • Reply Flavia Donohoe

      Realmente a Copa abriu os olhos e o mundo à Rússia, é um país difícil, mas recompensador de se visitar.
      O metrô foi uma aventura e tanto! Abraços

      5 de julho de 2018 at 13:44
  • Reply Fabio Ayub Brasil

    Olá Flávia. Pode ter certeza que com esse post você deixou muita gente com água na boca. Isso inclui eu rsrs. Uma das viagens com identidade totalmente diferente da brasileira que fizemos, foi a Tailândia. Acredito que Rússia deve ser no mesmo nível rsrs. Parabéns pelo post. 😉

    5 de julho de 2018 at 00:09
    • Reply Flavia Donohoe

      hahaha, obrigada Fabio, Moscou se revelou uma cidade fantástica e quero voltar com certeza.
      A Tailândia será um dos meus próximos destinos, estou doida pra conhecer o sudeste asiático ano que vem. Obrigada e abraços

      5 de julho de 2018 at 13:46
  • Reply Fabia Fuzeti

    Ainda bem que rolou esse acordo e que agora os brasileiros não precisam mais de visto. Eu fui em 2004 e foi bem chato conseguir o visto. Infelizmente não gostei muito, mas tenho amigos que foram recentemente e amaram. As coisas devem ter mudado um pouco. E agora com a Copa deve estar tudo mais fácil.

    5 de julho de 2018 at 09:22
    • Reply Flavia Donohoe

      Eu dei muita sorte, pois assim que marquei a visita já não precisava de visto, mas meu marido sim precisava e tive que fazer todos os trâmites pra ele, além é claro de pagar 150£ em um visto pra ficar 1 semana na cidade. Até quando fui achei bem difícil se comunicar e conhecer as atrações, mas aproveitei muito a viagem e um dos meus passeios preferidos foi o Museu da Cosmonáutica, quero voltar, mas agora com a minha irmã. Abraços

      5 de julho de 2018 at 13:52
  • Reply angela sant anna

    eu amei essa enxurrada de fotos da russia durante a copa, fiquei com muuuita vontade para conhecer o pais! ahhh apesar de facilitar pra BR tem a treta q sempre acham q eh passaporte falsificado aheuahe ja ouvi uns 4 relatos!

    5 de julho de 2018 at 22:43
    • Reply Flavia Donohoe

      deu muita vontade de voltar, queria estar nessa Copa, quem sabe na próxima. Nunca tive problema em relação a me perguntarem sobre passaporte falso, Deus me livre, hahaha

      7 de julho de 2018 at 12:20
  • Reply FLAVIA ZENKE

    Oi Flavia! Quantas fotos lindas da Russia e quantos lugares incriveis para se visitar. O Kremlin e o metro são fantasticos né? Você acha que é um destino bacana para ir com criança pequena?

    9 de julho de 2018 at 14:24
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Flavia, achei a Rússia, principalmente Moscou um lugar fantástico, acho que São Petersburgo deve ser incrível igual, depende de onde vocês forem ficar, o problema mais visível é o inglês, quase ninguém fala a língua, e aí fica difícil de entender os arredores, até os museus são quase tudo em russo.

      10 de julho de 2018 at 16:06

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: