Follow:
Bélgica Bruxelas Curiosidades Europa Mochilão Europa Pontos Turísticos Walking Tour

Mannenken Pis!

Não entendo como um monumento tão minúsculo, pode ser tão grande para um país! O menino mijão é parte dos pontos turísticos da capital belga, a pequena fonte de bronze atrai milhares de turistas por dia. Em dias festivos, a estátua é enfeitada com diversos disfarces, o guarda-roupa do menino é mais variado do que muitas pessoas, contêm mais de 100 peças! As fotografias normalmente tiradas à estátua dão uma sensação errada da sua verdadeira estatura; muitos turistas ficam desapontados ao descobrirem uma pequena estátua em vez de uma maior. No Rio de Janeiro, há uma cópia da estátua em frente à sede do Botafogo. A estátua foi adotada pela torcida desse time e apelidada de “Manequinho”. Diz a lenda que o menino destruiu os planos de invasão dos inimigos à Bruxelas, a estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irônico reflete a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.




No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.


A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste rapazinho. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.

Leia também:

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply do sofa

    Que lindo!

    Blog do Sofá

    24 de julho de 2014 at 18:16
  • Reply Flávia Donohoe

    Pra falar a verdade achei esse monumento bem sem graça, ele até fica engraçado com todas as suas roupas 😉

    25 de julho de 2014 at 10:16
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: