Follow:
Eslovênia Europa Liubliana Mochilão Europa Pontos Turísticos Walking Tour

Liubliana, a cidade dos cadeados e dragões

dsc0766211
Cidade dos dragões, do charmoso parque Tivoli, de muitos grafites e estações fantasmas, Liubliana no ano de 1144, era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar seus habitantes a partir de uma das torres do castelo, depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai, na Eslovênia os contos de fadas se tornam cultura popular.
dsc076501
A Eslovênia é um país parlamentarista, o primeiro a se tornar independente da antiga Iugoslávia há 22 anos, muitos a confundem com a Eslováquia, país da Europa Central, e com a Eslavônia, região do norte da Croácia, com o tamanho de Sergipe, possui 2.060.000 habitantes, o que a torna um dos países com menor densidade populacional da Europa.
liubliana2liubliana6
Com grande parte da superfície coberta de florestas e atravessada pelos Alpes Julianos, há uma grande preocupação com a preservação da natureza, considerada o país mais desenvolvido da área da Iugoslávia, pertence à Comunidade Europeia desde 2004, adotando inclusive o euro e tendo índices altos de desenvolvimento humano.  
liubliana3
liubliana7
uma cidade bastante bucólica e bem receptiva.
 
Sua infraestrutura turística é ótima, e grande parte da população fala outros idiomas além do esloveno, língua eslava da família do croata, facilitando em muito a visita do turista. Ao contrário da vizinha Croácia e da Bósnia, a guerra da independência contra a Sérvia durou somente dez dias, trazendo pouco prejuízo, o que permitiu à Eslovênia experimentar um grande desenvolvimento desde esta época.
Os eslovenos são considerados um povo educado, confiável  e trabalhador, apesar de serem considerados gente boa, o pessoal que trabalha na área de serviços são de poucas palavras e chegam ser até rudes, quase levei uma surra de uma senhora por conta de uma sacola plástica. Sim, eu tive que pagar a sacola e ela ficou me xingando um monte, ainda saí na TV local sendo gravada por um cinegrafista, vergonha alheia. 
O ponto de encontro dos eslovenos no centro é a Praça Prešeren batizada em homenagem ao maior poeta esloveno, France Prešeren. Na praça ficam a Igreja Franciscana da Anunciação com sua chamativa fachada cor de rosa, e a Farmácia Central, um prédio em estilo neorrenascentista, ali próximo está a ponte Tripla que liga a praça à parte mais antiga da cidade atravessando o rio Ljubljanica.
liubliana5
O Parque Tivoli é um dos lugares mais bonitos da capital eslovena.
Ao se passear pelas vielas de Liubliana, chamam a atenção os sapatos pendurados nos fios de luz, a brincadeira começou há alguns anos e hoje diversas ruas de pedestres do centro têm dezenas de tênis dependurados. Nessas andanças ainda deu para conhecer alguns marcos do centro antigo como a Catedral e o Mercado, situadas bem perto da Prefeitura, e a Praça do Congresso, já na parte mais nova do centro está o prédio da Universidade construído como um palácio no início do século passado. Ali perto, acho que em algum prédio do governo é possível ver várias estátuas de gente nu, muito interessante.
liubliana1
 as estações e os trens da cidade são lotados de grafite.
Ficamos 2 dias em Liubliana, e espero no futuro viajar por essa região na primavera. Saímos de Liubliana pela tarde, até iria de ônibus de Liubliana a Zagreb, mas desanimei com a demora, melhor opção foi o trem, gastamos algo como 11€ (isso mesmo), muito barato e chegamos à noite em Zagreb, uma das cidades mais geladas da viagem, quase morri congelada esperando do lado de fora da estação. Mais isso eu conto depois no nosso post de chegada à capital da Croácia.

Pra acompanhar nossas viagens em tempo real é só ir no Instagram e snapchat @quartodeviagem.

Salve essa imagem no Pinterest pinterest

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Booking, Rentcars e o Weplann, pois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

– Use Internet Ilimitada em mais de 140 países com o chip da Easysim4U.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

hu1

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

11 Comments

  • Reply Mayte Scaravelli

    Olha só, aparecer na TV da Eslovênia não é para qualquer um rsrsrs

    Muito bacana a sua experiência, eu estou cada vez mais tentada a explorar e visitar o Leste Europeu, estou começando minha pesquisa. 😉

    19 de junho de 2018 at 15:23
    • Reply Flavia Donohoe

      hahaha, foi uma bagunça, eles estavam gravando em vários lugares. O leste é incrível, quero terminar os balcãs e voltar à Croácia e é claro visitar a Eslovênia novamente. Abraços

      20 de junho de 2018 at 13:35
  • Reply Quarto de viagem - pontes, cadeados e sapatos de Liubliana - Quarto de viagem

    […] atinge os rios, bem por isso não me aventurei nesse quesito, cadeado não! Mas vale a foto! Liubliana me surpreendeu, assim que acordamos umas 07hs da manhã, tomamos café e saímos pra caminhar. […]

    23 de junho de 2018 at 20:56
  • Reply Carla Mota

    Já visitei Liubliana há mais de 20 anos. tenho que voltar. Bateu uma saudade. 😀

    2 de julho de 2018 at 13:06
    • Reply Flavia Donohoe

      Eu adorei Liubliana, quero voltar com certeza!

      3 de julho de 2018 at 16:35
  • Reply Lulu Freitas

    Achei o título incrível, você já me fisgou aí. rsrs Amei conhecer uma cidade que nunca tinha lido sobre. Encantadora.

    3 de julho de 2018 at 15:55
    • Reply Flavia Donohoe

      hahahaha, que demais! E realmente tem tudo isso lá, Liubliana é uma cidade muito encantadora!

      3 de julho de 2018 at 20:36
  • Reply Flávio

    Que lugar incrível! Ainda não tinha ouvido falar sobre Liubliana. Adorei a história do dragão artista. Parabéns pelo post, Flávia. Abçs

    3 de julho de 2018 at 20:17
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Flávio, Liubliana é uma cidade encantadora, vale mesmo a pena uma visita, eu voltaria com certeza!

      3 de julho de 2018 at 20:39
  • Reply Edson Amorina Jr

    Eu gosto muito de suas fotos, flavia! 🙂 Eu fiquei impressionado com os dragões em Liubliana, não estava esperando quando fui, cidade linda.

    10 de julho de 2018 at 08:01
    • Reply Flavia Donohoe

      Obrigada Edson, eu também adoro as suas. Também achei algo muito surreal assim que cheguei à cidade, pois nunca tinha visto nada tão diferente até aquele ponto. E realmente é uma cidade linda e muito fotogênica! Abraços

      10 de julho de 2018 at 16:25

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: