Follow:
Brasil Minas Gerais Mochilão Brasil Museus

Gruta do Maquiné e Sabará!


Em Minas fomos à Gruta do Maquiné, um lindo lugar com uma espetacular vista, as rochas possuem formas muito diferentes, logo depois chegamos a cidade de Sabará, umas das muitas cidades coloniais, é uma típica cidade do interior, tranquila e muito limpa.
Em uma excursão da faculdade, visitamos algumas cidades mineiras, e as primeiras da lista foram Codisburgo, local onde está localizada a Gruta do Maquiné e logo depois seguimos até Sabará e Congonhas (essa conhecida por ser a cidade de Aleijadinho). Visitar a gruta foi como uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais, ela é realmente uma das mais bonitas do país e o turismo ajuda muito a região.

Localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte, a caverna que foi descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios, a exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais.

Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica, entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna.


Para chegar até a gruta, é preciso seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231, a Gruta está localizada no km 7. Está aberta diariamente das 9h às 17h.

A entrada é gratuita apenas para crianças menores de cinco anos, acompanhadas dos pais. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Site: www.grutadomaquine.tur.br

Já Sabará é uma das várias cidades históricas de Minas, “Sabará” é a forma abreviada do termo tupi tesáberabusu, que significa “grandes olhos brilhantes”, numa referência às pepitas de ouro que foram encontradas na região. Minas é muito conhecida por sua história de mineração e essa cidade está na rota delas.

Sabará possui alguns trechos históricos preservados, especialmente no centro da cidade, na Rua Pedro II, antiga Rua Direita, encontram-se alguns casarões, especialmente do século XIX, ali já se hospedaram figuras ilustres como dom Pedro I e dom Pedro II. Seu antigo proprietário, o padre José Correa da Silva, era suspeito de ser inconfidente e assim, provavelmente, as paredes dessa casa devem ter escutado muito xingamento contra a Coroa.

Outra construção do século XVIII é a chamada Casa Azul, onde nos dias de hoje funciona uma repartição pública federal. Tem ainda outra atração que é a chamada Casa Borba Gato. O nome é um chamariz turístico tomado da rua onde o casarão está situado; ao contrário do que este sugere, o famoso desbravador do Sabarabuçu nunca morou ali. Trata-se da antiga Rua da Cadeia que foi rebatizada com o nome do bandeirante em 1911. A casa, construída pela família Guimarães em 1814, já foi hotel, escola, casa de padre e, hoje, é uma instituição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional voltada para a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Sabará possui ainda muitos antigos chafarizes, sendo os mais conhecidos o do Kaquende, construído em 1757 na Rua São Pedro no antigo centro comercial da cidade, o do Rosário, instalado ao lado da igreja de mesmo nome na Praça Melo Viana, e o da Corte Real. Sabará possui um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas. De lá o nosso passeio seguiria até Congonhas, cidade do grande Aleijadinho!

Leia também:

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply el tallarinista-cervecerista

    Hermosas fotografias Flavia.

    que tengas un muy feliz año nuevo,que todas tus metas y deseos se cumplan.

    Marcelo.

    2 de janeiro de 2008 at 16:28
  • Reply lunna

    Gracias!! Siempre tan amable!! Besos

    7 de setembro de 2012 at 19:59
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: