Follow:
Bélgica Bruxelas Curiosidades Europa Mochilão Europa Pontos Turísticos Walking Tour

Grand Place, ruas e o Cinquantanaire!


A Grand-Place de Bruxelas ou a Grote Markt é a praça central de Bruxelas, nela ficam o Hotel da Cidade e a Casa do Rei, alguns autores, entre os quais Victor Hugo, consideram-na a mais bela praça do mundo, na verdade é muito bonita, mas não chega a ser a mais linda do mundo.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. No século XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do século XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas e o Hôtel de Ville (Town Hall). Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas.

Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje. Ao passear pela cidade, você certamente irá se deparar com alguns prédios importantes da administração do bloco europeu, que contribuiu bastante para seu sucesso econômico em tempos modernos.  



Mas não é só da atualidade que vive Bruxelas. A cidade tem inúmeros pontos turísticos históricos de tirar o fôlego, a exemplo da sua famosa Grand Place, e sua arquitetura, que tem influências holandesas e francesas, é simplesmente encantadora. Sem falar na arte de rua, que dá um charme único à cidade. Ainda falando sobre a Grand Place é onde você encontra os prédios de maior esplendor arquitetônico, com fachadas elaboradas, de uma beleza quase que indescritível.





Em Bruxelas, o ponto central da Grand Place é o prédio da antiga prefeitura (Hotel de Ville), que tem uma torre imensa, chegando a 96 metros de altura. Além do Hotel de Ville, a praça tem outros prédios antigos e escritórios importantes da cidade, como a Maison du Roi (ou Casa do Rei), onde funciona o museu da Cidade de Bruxelas, e fica logo de frente para a prefeitura.





A Grand Place é o principal ponto turístico de Bruxelas, e atrai multidões seja de dia ou de noite, principalmente no verão, uma boa idéia é sentar-se em um dos cafés para apreciar a paisagem e absorver toda a beleza do lugar, enquanto aproveita um café ou uma bière. Isso é claro se seu orçamento for generoso.


A Place Royale fica perto da Grand Place e é cercada de museus e uma linda igreja, que é o ponto central, a Saint Jacques-sur-Coudenberg, de estilo neoclássico. A praça foi construída em 1773, depois de um incêndio que destruiu a maioria dos prédios que se encontravam no lugar.



Diferentemente de grande parte dos prédios históricos da cidade, a cor branca predomina na Place Royale, o que forma uma paisagem linda, principalmente nos dias de sol. A enorme estátua que se encontra no meio da praça é de Godefroi de Bouillion, que comandou a primeira Cruzada, e se tornou o primeiro cristão a reinar em Jerusalém, depois da tomada da cidade dos muçulmanos.

O palácio não funciona mais como a residência oficial da família real belga, e, hoje em dia, são apenas escritórios relacionados às operações do governo, o palácio é usado também para hospedar chefes de estado durante visitas oficiais à Bélgica.

O Cinquantenaire ou o Jubelpark é sem dúvida, um dos lugares mais bonitos da cidade, se parece muito ao Portão de Brandemburgo de Berlim, foi construído em 1880, para comemorar a independência da Bélgica, lá ficam várias outras atrações, como o Museu Real da Guerra e o AutoWorld, o Museu do Carro, um dos mais bacanas do mundo! 

Bruxelas é certamente um dos lugares com os museus mais incríveis. 
Logo, logo falarei mais da Catedral de Saint Michel et Saint Gudula, além do Manneken Pis, o Atomium e a incrível Rota dos Quadrinhos!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: