Follow:
Curiosidades Europa Mochilão Europa Mochilão Moscou Moscou Rússia Walking Tour

Feira, praças e as ruas de Moscou

Sem dúvida, feiras e ruas aleatórias são um dos meus passeios favoritos. 
Caminhamos bastante em Moscou, felizmente o tempo ajudou um pouco, choveu muito no primeiro dia, mas nos dias seguintes o tempo melhorou e saiu até um solzinho. 
Antes de viajar, tinha feito uma pesquisa básica pela cidade e já tinha conhecimento de alguns pontos turísticos que queria conhecer, infelizmente não fiz uma pesquisa a fundo e deixei várias coisas interessantes de fora!
Felizmente, um desses lugares que tive a sorte de conhecer, pois muita gente não conhece, é o Centro Panrusso de Exposições, que é um centro permanente para feiras e exposições. Sério, eu nunca tinha visto um lugar tão gigantesco na minha vida, eu sempre irei falar isso nos posts de Moscou, pois tudo ali é grandioso. O Centro Panrusso de Exposições, é hoje uma empresa estatal, com o nome oficialmente abreviado para “GAO VVC”, de Gosudarstvennoye Aktsionernoye Obshchestvo ‘Vserossiyskiy Vystavochny Centr.
Houve um período de renovação entre 1948 e 1959, quando ele foi rebatizado para Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional, em russo: Vystavka Dostizheniy Narodnovo Khozyaystva, ou VDNKh. Durante o período da União Soviética, o centro realizava cerca de 300 exposições nacionais e internacionais a cada ano. Até por isso, é fácil encontrar esse lugar pela sigla do metrô no museu do Cosmonauta, pois é o mesmo nome!
Em 1992, o VDNKh foi rebatizado, recebendo seu nome atual, VVC. Ali é fácil encontrar a estátua de Lênin, ali próximo está o Museu do Cosmonauta, além é claro de um parque de diversões e um modelo de foguete em tamanho natural, uma das coisas mais incríveis que já vi!
Nos dias que ficamos por lá eu fui em algumas feiras, a maior foi a do Complexo Panrusso, e por lá mesmo comprei a maioria dos souvenirs, inclusive uma matryoska grande que no centro e na rua Arbat era carissímo, outra feira bem conhecida é a dessa própria rua, a rua é uma zona, mas procurando bem, dá pra achar algumas coisas bacanas!

Falando em lojas, encontrei dois shoppings/lojas de departamento próximo ao Jardim de Alexandre e ao Teatro Bolshoi, os dois se parecem muito à Galeria Lafayette e possuem várias lojas e grifes caras como Prada, Chanel entre outras.
Falar nisso Prada em Moscou é tipo Michael Kors no Brasil, todas as mulheres têm! Consegui achar também o Starbucks, e eles vendem as garrafinhas típicas das matryoskas, bem bonitas e bem mais baratas do que as que vendem no Brasil, pra você ter uma ideia, esse modelo da matryoska russa sai por mais de 100£ no ebay!

Ainda deu pra bater muita perna nesses dias e fomos também ao teatro Bolshoi, a Biblioteca Nacional e ao Jardim de Alexandre que fica no Kremlin, mas sobre esse eu falo depois!

As duas lojas de departamento incríveis são a ЦУМ (TsUM – Central Universal Department Store) e o МЕТРОПОЛИС (Metropolis Center).
A loja de departamento mais conhecida é a ГУМ (GUM) que fica na Praça Vermelha e é bem fácil de achar! Outro lugar que é bacana de andar e dá pra achar coisas legais é o bairro de Kitai-Gorod! Se lembrar de mais alguma coisa, atualizo depois, ainda faltam alguns posts de Moscou, o do Kremlin e a Praça Vermelha, o Museu do Cosmonauta e a Catedral de São Basílio. Spasiba!

Leia também:

Previous Post Next Post

1 Comment

  • Reply Quarto de viagem - Um resumo por Moscou, capital da Rússia - Quarto de viagem

    […] E as compras? Em frente ao mausoléu, no outro lado da praça situa-se o shopping GUM (Glavny Universalny Magazin), o maior do gênero na Rússia, que abriga lojas sofisticadas e de grife. Antigamente era aqui que os moscovitas enfrentavam as filas diárias para comprar alimentos e artigos necessários ao dia a dia. Hoje no GUM há de tudo, mas os preços são impraticáveis para a maior parte dos russos, a loja é voltada para visitantes ocidentais de alta renda, mas com certeza vale a pena a visita, ali pude comprar vários souvenires, bem mais caros que no Memorial Panrusso. […]

    2 de março de 2017 at 20:29
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: