Follow:
Brasil Mochilão Brasil namorado Pontos Turísticos

Congresso Nacional e Senado!








Praça dos 3 Poderes, Congresso Nacional, Câmara e Senado
Voltando com o nosso passeio, já no outro dia fomos visitar o Congresso Nacional, o Senado e a Câmara, além da Praça dos 3 Poderes e os Palácios do Planalto e Alvorada (Ufa!). 
Começamos pelo Itamaraty (onde o ministro recebe os chefes de estado), é um prédio bem conhecido, com uma escultura muito famosa O Meteoro, tiramos algumas fotos e logo fomos caminhando até a Praça dos 3 Poderes, ali tiramos mais fotos dos Candangos, JK e entramos no Museu Lúcio Costa (bem interessante com uma maquete do Plano Piloto), depois ao Palácio do Planalto, local de trabalho da Presidente, ali na Praça também está A Justiça bem em frente ao STF, finalizamos com o Congresso Nacional, aproveitamos e visitamos o interior, assim como o Senado e a Câmara dos Deputados.



Local de trabalho da Presidente, entrada do Palácio do Planalto, Vista do Congresso Nacional, Itamaraty e Bandeira Nacional na Praça dos 3 Poderes.

O Congresso é o órgão constitucional que exerce as funções do Poder Legislativo. Ele é bicameral, sendo composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores que representam as 27 unidades federativas e a Câmara dos Deputados integrado por 513 deputados federais. Conhecemos as duas Casas e realmente adoramos o tour guiado, infelizmente para o tour em inglês é necessário agendamento prévio. 

O Simon nem se importou, achou tudo muito interessante e tirou várias fotos em todas as salas e nos dois plenários. A visita guiada sai a cada 30 minutos, além do guia você ganha um cartão postal de Brasília que eles te enviam para o seu endereço em qualquer lugar do mundo. Ficamos mais ou menos uns 40 minutos e logo voltamos para a Praça dos 3 Poderes.


Fotos na Câmara dos Deputados, Salão Principal Cinza e Marrom da Câmara.

Ainda falando sobre o Congresso, Oscar Niemeyer diz que o edifício é sua obra predileta. A cúpula maior (côncava) é a Câmara dos Deputados e a cúpula pequena (convexa) é onde se localiza o Senado Federal. Visitamos o Salão Negro, o Salão Verde, o Salão Nobre, os Plenários da Câmara e do Senado, bem como as galerias e pudemos ver também as obras de artes que ali se encontram. O Congresso possui um acervo artístico expressivo, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.

A Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer. Infelizmente andar por aqui cansa e muito.

O Simon no Salão do Congresso, a outra na Entrada do Congresso entre Senado e Câmara, esperando pela nossa entrada.

Além dos palácios, a Praça dos 3 Poderes, inclui as esculturas Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília, e A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti. Pode-se ver ainda a Pira da Pátria e o Marco Brasília. Na face leste da praça está o museu Histórico de Brasília, em cuja fachada se pode admirar uma escultura da cabeça de Juscelino. 

Na praça encontra-se ainda o Pombal, uma escultura de Niemeyer, em concreto, encomendada pela primeira dama Eloá, mulher do presidente Jânio Quadros. 
Também na praça está o mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes de 100 metros de altura e que consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. 
Eu adoro essa praça pois é uma grande mistura da cultura e arte visionárias brasileiras.



Senado Federal, salão azul, o Parlamento é sem dúvida um luxo.

O prédio do Supremo Tribunal Federal exalta suas colunas externas que segue o mesmo modelo criado para o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada. O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo e é revestido de mármore branco, voltada para a Praça dos 3 Poderes são visíveis apenas quatro andares embora a edificação possua subsolos e anexos administrativos. 
O Simon ficou encantado e disse que a cidade é linda, eu recomendo os passeios ao Congresso Nacional e a Praça dos 3 Poderes, um dos lugares mais patrióticos do Brasil.

Na Praça dos 3 Poderes, A Justiça, no Supremo Tribunal Federal, Vista do Congresso Nacional e os Candangos na Praça dos 3 Poderes.

Leia também:

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply Simon Donohoe

    Hey stinky, stop posting my pics! I look terrible! see ya!

    10 de março de 2014 at 02:38
  • Reply lunna

    Hey sorry! But I love your pics! Anyway!

    10 de março de 2014 at 17:00
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: