Follow:
Brasil Minas Gerais Mochilão Brasil

Congonhas e o Aleijadinho!

Um dos lugares mais emblemáticos de Minas Gerais.
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, célebre monumento histórico e artístico de Congonhas é o santuário barroco de Bom Jesus de Matosinhos, que é desde 1985 Patrimônio da Humanidade, foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como o Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde, é uma das maiores realizações do barroco brasileiro.

A cidade teve origem em 1757 quando foi fundado o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, por Feliciano Mendes, de Guimarães, nascido em Portugal, de início modesta cruz e oratório. A cidade está situada a setenta quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho.
No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.

Além disto, as seis capelas que compõem o Jardim dos Passos em frente à basílica representam a via Sacra com belíssimas imagens esculpidas em cedro também por este grande artista barroco. Em 1985, todo este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em patrimônio cultural da humanidade.

Os principais atrativos de Congonhas são a Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira. De lá ainda seguiríamos à Mariana e passaríamos mais um dia em Ouro Preto, cidade berço histórico de Minas Gerais.

Leia também:

Previous Post Next Post

1 Comment

  • Reply Quarto de viagem - Um passeio por Ouro Preto e Mariana - Quarto de viagem

    […] de acompanhar os nossos passeios por Minas, além de BH e Ouro Preto visitamos a linda cidade de Congonhas com as famosas obras de […]

    3 de fevereiro de 2017 at 18:55
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: