Follow:
Cotidiano Curiosidades Europa Hereford Inglaterra Museus Pontos Turísticos Reino Unido Updates Vida no UK Walking Tour

Catedral de Hereford, onde está o primeiro Mapa Mundi


Como sempre por aqui, posts de estações de metrô e Catedrais. A última que visitei foi a de Hereford, e é uma das mais antigas aqui da Inglaterra, datada de 1079, muitos dizem que o Cup do Holy Graal estava lá, mas foi roubado por esses dias. Outro objeto bastante antigo e famoso que tem por lá é o Mappa Mundi, o mapa medieval mais antigo do mundo datado do século XIII. A Catedral é dedicada a dois patronos, Saint Mary the Virgin e Saint Ethelbert o Rei, este era o Rei da região da Mercia no ano de 792. A maioria das Catedrais daqui tem mais de 1000 anos, e isso é incrível!

O mapa de Hereford é o maior mapa mundi que sobreviveu à Idade Média, possui 1,59m de altura e 1,40 de largura, está em latim e anglo-normando e foi feito na própria Inglaterra no final do século XIII por Ricardo de Haldingham. Além é claro de um objeto acadêmico é uma das atrações turísticas da cidade. A catedral também chama atenção pela sua fachada e o interior belíssimo com motivos normandos, além é claro da riqueza das suas colunas e arcos, ali também estão vários tesouros da Inglaterra Medieval, além do mapa, a biblioteca possui uma coleção incrível com mais de 1,400 livros e 200 manuscritos escritos entre o século VIII e XVI. Entre eles estão a Bíblia dos Evangélicos de Hereford datada do ano 800 e ainda como se não fosse pouco possui um dos quatro exemplares da famosa Carta Magna de Enrique III. 
Não é a toa que é um dos tesouros aqui da região do Midlands.





Ainda falando sobre o mapa, em 1989, com problemas financeiros, a Catedral de Hereford tentou leiloar o mapa, o que causou uma verdadeira comoção nacional, levando à intervenção não só do Estado mas a doação de diversas entidades. Sua beleza é tão grande quanto seu valor científico. O mapa pode ser visto tanto como objeto de arte, como um artefato do conhecimento científico e geográfico medieval, ou como um produto representativo de uma cultura e sua específica visão de mundo.




Diferentemente de quase todos os mapas da Idade Média, que ou são anônimos ou têm autoria duvidosa, o de Hereford nomeia seu produtor. Feito com as mais finas tintas e com a mais nobre pele de um pequeno novilho, foi um presente de grande luxo e valor. A Inglaterra é assim, inúmeras cidades que merecem ser visitadas, cada uma com sua história e curiosidades. Pra chegar até a cidade é fácil, sai trens diretos e demorados de Londres a partir de Paddington, provavelmente é a última estação do trens que partem para o Midlands!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: