Follow:
América Latina Brasil Brasília Curiosidades Mochilão Brasil Museus

Catedral de Brasília, Memorial JK, Museu e Biblioteca Nacional de Brasília

This Is Brazil (37)

Com os 55 anos de Brasília, para os íntimos BSB, resolvi explorar alguns pontos turísticos que remetem a minha infância. Memorial JK e Catedral Metropolitana de Brasília são os mais marcantes, quando cursava a antiga 3 série do Ensino Fundamental fui ao Memorial para um passeio escolar, a capital até então tinha 31 anos de idade. De lá pra cá, ocorreu o surgimento de vários outros pontos que denotam a arquitetura moderna de Niemeyer.

Alguns projetos saíram do papel, entre eles o Museu Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília (Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola-o fundador do PDT).

P4212056

P4212058

P4212083

P4212023

A Catedral Metropolitana de Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer como todos sabem, aliás creio que tudo tem as mãos deste ilustre senhor. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958, teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas.

O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.

            030  P4212060 015

O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niermeyer, inaugurado dia 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK (morto sob circunstâncias estranhas em um acidente de carro na via Dutra em 1976), diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.

008

014

001

009

020

021

023

Em relação à estátua, a obra foi objeto de duras críticas de setores reacionários, que viam no monumento referência a um dos símbolos do Comunismo, ideologia do arquiteto: foice e martelo. Segundo informações no site do museu.

O Museu Nacional Honestino Guimarães está localizado na Esplanada dos Ministérios, cujo nome foi dado em memória de Honestino Guimarães. O museu que tem a forma de cúpula e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, foram concebidos pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foram inaugurados no dia 15 de Dezembro de 2006, no dia em que o arquitecto celebrou os seus 99 anos de idade.

   DSC03470 040

042

DSC03489

043

Quem foi Honestino?

Foi um líder estudantil preso e desaparecido na Ditadura Militar em 1973, foi eleito presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB). Somente no dia 12 de março de 1996 teve seu óbito oficialmente reconhecido, sendo laureado pela UnB no ano seguinte com o Mérito Universitário.

026

027
032

035

037

Em sua homenagem, a principal organização estudantil da Universidade de Brasília se chama Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães. Logo, logo, mais de Brasília por aqui.

Outro museu bastante importante da capital federal é o CCBB, quer ler mais sobre este? Visite o Atravessar Fronteiras da Adriana Magalhães.

No momento temos algumas parcerias por aqui como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars, EasySim4U e o Weplann. Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros, pois, além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu Carro na Europa, Brasil e América Latina com a RentalCars.

– Navegue pela internet ao redor do mundo com os chips da EasySim4U.

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

6 Comments

  • Reply Taís

    Que legal conhecer um pouco mais de Brasilia assim! Eu nunca estive por lá e fico curiosa em conhecer, ainda mais por se tratar da capital do país. Vou ficar de olho nesses posts e ir anotando lugares legais pra ir conhecer numa futura visita 🙂

    17 de março de 2016 at 22:53
    • Reply Flávia Donohoe

      Apesar de tudo, eu adoro Brasília, e gosto muito também das cidades-satélites, lá existem várias cidades no entorno de Brasília, pois a capital é só no centrão, o post da Fernanda ficou muito completo, caso você queira mais saber da cidade, na tag Brasília, têm vários posts antigos =)
      Espero muito que você conheça a capital do país algum dia..

      19 de março de 2016 at 14:00
    • Reply Fernanda Santos

      Olá,Tais. Agradeço o comentário. Brasília fica à sombra da política, a maioria dos brasileiros não tem real interesse em conhecê-la. Ela (digo Plano Piloto e redondezas) é diferente de quase todas as capitais e há a forte presença do concreto, bem como uma linguagem peculiar como tesourinhas, agulinhas, asas, pardais e afins. Nas regiões administrativas, a vida é comum e não se difere em nada de uma cidade do interior. Alguns a amam, outros a odeiam e eu a suporto com carinho… Beijos 🙂

      20 de março de 2016 at 00:31
      • Reply Flávia Donohoe

        Que lindo Fernanda, emocionada e com saudades da terrinha, Brasília é problemática, mas é a nossa casa, né! <3

        20 de março de 2016 at 20:07
  • Reply Angelica Figueiredo

    Esse post me deu uma saudade de Brasília! Morei um ano por lá, e tenho muitas boas lembranças. Adorei o post, lindas fotos! Abraços.

    14 de novembro de 2016 at 00:45
    • Reply Flávia Donohoe

      Olá Angélica, fico muito feliz. Brasília está sempre no coração, mesmo morando longe, sinto muita falta da cidade, principalmente do calor! Abraços

      1 de dezembro de 2016 at 20:47

    Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: