Follow:
Sem categoria

Carnaval 2009, Salgueiro Campeão..


G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
Fundação: 05 de março de 1953
Cores: Vermelho e Branco
Presidente: Luiz Augusto Lage Duran
Carnavalesco: Renato Lage e Márcia Lávia
Títulos: 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009.
Quadra: Rua Silva Teles, 104 – Andaraí
Barracão: Cidade do Samba
Componentes Desfile: 4500 (aproximadamente)
Intérprete Oficial: Quinho
Site Oficial: http://www.salgueiro.com.br/

A História
Três escolas de samba existentes no morro do Salgueiro deram origem à escola: “Unidos do Salgueiro”, “Depois eu digo” e “Azul e Branco” do Salgueiro, todas filiadas à Confederação Brasileira. Esse número exagerado de escolas de samba em um mesmo local trazia como conseqüência o enfraquecimento das três. Os sambistas mais esclarecidos perceberam o fato e tentaram a união. A Unidos do Salgueiro, que tinha em suas fileiras o famoso Joaquim Calça Larga, não concordou, mas a “Depois eu digo” e a “Azul e branco” aderiram à idéia.

A escola foi fundada sem a “Unidos”, que pouco depois desapareceu. Em pouco tempo, a Acadêmicos do Salgueiro se tornou uma grande escola. O seu primeiro presidente foi Paulino de Oliveira e as cores, segundo Haroldo Costa, foram sugeridas por Francisco Assis Coelho (Gaúcho) de acordo com o livro Escolas de samba em desfile (de Hiran Araújo e Amaury Jório), embora algumas versões de peso indiquem o nome de Pedro Seviliano como aquele que sugeriu as referidas cores.

A entrada de Nelson de Andrade, à partir do carnaval de 1958, desencadeou uma série de transformações na escola, que logo adotou o lema: “Nem pior, nem melhor, apenas uma escola diferente”. Nelson, em 1960, leva Fernando Pamplona para organizar o carnaval da escola. Pamplona forma a equipe composta por ele, o casal Dirceu e Marie Louise Nery, Arlindo Rodrigues e o aderecista e desenhista Nilton Sá. Assim se dá início à revolução estética que culminaria anos mais tarde na ênfase ao grande visual dos carnavais modernos.

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: